sábado, 30 de dezembro de 2006

BOM ANO!

Bom ano a todos em especial aos senzas de espírito!

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Matança dos Inocentes

Photobucket - Video and Image Hosting
Herodes fica indignado
Quando sabe ter nascido
Em Belém o rei do mundo,
Como fora prometido.
E grita para os sicários:
"Ide a Belém, sem piedade,
E assassinai as crianças
Até dois anos de idade".
Mas de que valeu tal crime,
Tão monstruoso delito?
No meio de tantos mortos,
Jesus foge para o Egipto.
Salve, tenra flor dos Mártires,
No alvorecer da vida,
Rosas em botão cortadas
Pela fúria desabrida.
De Cristo primeiras vítimas,
À mão dos perseguidores,
Brincais no reino da glória
Com palmas verdes e flores.
A Ti, Jesus, que nasceste
De Maria Imaculada,
Com o Pai e o Santo Espírito
Toda a glória seja dada.
Lembrou-me muito, como é óbvio, de tudo o que estamos a viver em Portugal com a tentativa de liberalização do aborto. Este hino das Laudes deste dia é uma boa maneira de se pedir a Deus pela Vida de todos aqueles que não têm hipótese de nascer, de pedir pelos que ainda não percebem isso e de agradecer o dom da nossa vida!

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

NATAL SENZA


Esta semana fazemos jantar senza!
A ver se é já dia 26 de Dezembro.
Tá cá o Fr. Bernas.
Bom Natal! Posted by Picasa

domingo, 24 de dezembro de 2006

Já é Natal!

"Hoje, caríssimos irmãos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida, uma vida que destrói o temor da morte e nos infunde a alegria da eternidade prometida."

São Leão Magno, papa (já no sec. V fazia campanha pela Vida!)

sábado, 23 de dezembro de 2006

Ele vem aí e quer amar-te

“Quero que saibas que cada vez que me convidas, eu venho sempre, sem falta. Venho em silêncio e de forma invisível, mas com um poder e um amor que não acabam.
Não há nada na tua vida que não tenha importância para mim. Sei o que existe no teu coração, conheço a tua solidão e todas as tuas feridas, as tuas rejeições e humilhações. Eu suportei tudo isto por causa de ti, para que pudesses partilhar a minha força e a minha vitória. Conheço, sobretudo, a tua necessidade de amor.
Nunca duvides da minha misericórdia, do meu desejo de te perdoar, do meu desejo de te bendizer e viver a minha vida em ti, e que te aceito sem me importar com o que tenhas feito. Se te sentes com pouco valor aos olhos do mundo, não importa. Não há ninguém que me interesse mais no mundo do que tu.
Confia em mim. Pede-me todos os dias que entre e que me encarregue da tua vida e eu o farei. A única coisa que te peço é que confies plenamente em mim. Eu farei o resto.
Tudo o que procuraste fora de mim só te deixou ainda mais vazio. Portanto, não te prendas às coisas passageiras. Mas, sobretudo, não te afastes de mim quando caíres. Vem a mim sem demora, porque quando me dás os teus pecados, dás-me a alegria de ser o teu Salvador. Não há nada que eu não possa perdoar.
Não importa o quanto tenhas andado sem rumo, não importa quantas vezes te esqueceste de mim, não importa quantas cruzes levas na tua vida.
Tu já experimentaste muitas coisas, no teu desejo de seres feliz. Porque é que não experimentas abrir-me o teu coração, agora mesmo, mais do que antes?”

[Madre Teresa de Calcutá]

Amigos!
Ele está quase a chegar! E vem de uma maneira tão especial, tão pequenino, frágil, que é impossível não nos encher o coração de ternura!
Vamos fechar-lhe a porta da nossa estalagem, ou vamos ser como a vaca que partilha o seu estábulo e ainda oferece a sua mangedoura e aquece o Menino?
Um Santo Natal!

Convívio senza

Caros senzas;

Tenho o prazer de vos informar de que na próxima 6ª, dia 29 de Dezembro, teremos convívio senza nocturno. Mais perto da data direi os pormenores, mas ponham já na agenda!

Um grd beijinho

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Nasceu o Salvador!

Depois de amanhã, à meia-noite, assinalamos o acontecimento que mudou o mundo: nasceu o Salvador.
Ao longo dos séculos, a cristandade, com a criatividade de cada época e lugar, sempre tentou exprimir esta alegria do encontro… excepto agora, nos tempos que correm.
Em Inglaterra, a esmagadora maioria dos centros comerciais proibiu a decoração natalícia com motivos cristãos para, dizem eles “não ofenderem a sensibilidade das outras crenças”.
Nos arredores de Londres, a expressão “Natal” foi substituída por “Winterval”, “Intervalo de Inverno”, ou ainda, “Festa Luminosa”. Agora, em vez de “Feliz Natal”, os cartazes da rua dizem “Boas Férias”. Em muitos hospitais já não se canta “Silent Night” (“Noite Feliz”).
Em Espanha, as escolas suprimiram o – agora incómodo – presépio. E nem Milão escapou à onda laicista: pela primeira vez neste ano, a Piazza Duomo, deixou de ver o tradicional presépio projectado na fachada da catedral…
Ao esvaziar o Natal do seu significado, os cristãos europeus abrem assim a porta aos fundamentalismos… e o alerta, paradoxalmente, é feito pelos muçulmanos que vivem na Europa. Em Inglaterra, o líder Ataullah Siddiqui afirmou que a actual secularização das festas religiosas é uma ofensa também para eles e que esta atitude anti-religiosa só poderá levar ao aumento dos extremismos.

Aura Miguel

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Perguntas

Quantas vezes te benzes por dia (eu sei que é muito variável, mas mais ou menos)?

Quando rezas, pensas em Deus Pai, Filho, Espírito Santo ou nunca te deste ao trabalho de pensar nisso?

Há algum assunto em especial que fales com Nossa Senhora?

Rezas a algum santo em especial?e a alguém que achas que é santo apesar de não ser "oficial"?

Estas perguntas são muito ridiculas?
os cristãos chama ao domingo antes do Natal o domingo da Alegria. Não há alegria sem paciência e sem generosidade ou misericórdia. Se não há fortaleza que é o interior da paciência, vai-se buscar a alegria aos sucedâneos e não se passa do divertimento ou do engano de uma satisfação passageira. Sem misericórdia, sem um coração próximo do outro, a alegria também é falsa porque não passa de contentamento próprio.

Pe.Vasco Pinto de Magalhães, sj

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Cabecinha pensadora

Hoje acordei ao som da notíca segundo a qual a Associação do Planeamento da Família se apresta para divulgar um estudo de opinião sobre a prática do aborto em Portugal.
Para o efeito, escolheu como local para apresentar esta sondagem a... Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Esta ideia foi já considerada genial por muitos sectores da nossa sociedade que lhe pretendem seguir o exemplo.
Assim:
- Pinto da Costa anunciará hoje 2 reforços para o fcp acrescido de novas vantagens para os associados do seu clube numa conferência de imprensa a realizar no Estádio da Luz.
- Marques Mendes apresenta esta quarta-feira um projecto-lei, ainda em segredo, através de conversa com a imprensa a realizar na sede do PS, no Largo do Rato em Lisboa.
- O grupo Gato Fedorento lança hoje o novo dvd já com os primeiros episódios da nova espécie de magazine com a realização de um pequeno espectáculo nos estúdios da TVI.
- Os senzas debatem a sua próxima viagem através de post no blog dos santiagrinos.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Novo logotipo

Eu só pergunto: depois de tanta polémica não há coisas que são escusadas?
Valha-me Santa Faustina!

Photobucket - Video and Image Hosting

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Concerto de Natal das EJNS

Na próxima Quinta-Feira, dia 14 de Dezembro,
às nove da noite na Igreja de Sta. Isabel, venha ao
Concerto de Natal das Equipas de Jovens de Nossa Senhora!
Entradas:
Adultos - 2.5€ Crianças - 1€
Temos também doces de Natal para si!
Se quiser reservar bilhetes mande uma mensagem para 916212847
ou para peumadureira@clix.pt
com o seu nome e o número de bilhetes que quer!
Venha e divulgue!

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Mensagem de Advento e Noite de Oração


Olá!

O tempo do Advento, este tempo que nos prepara para o Natal, tem tudo para não dar certo. Parece uma repetição e, pior, é tempo de espera. Repetir é sempre bastante cansativo. Acontece às mães que perguntam aborrecidas ao filho: “Quantas vezes tenho que dizer a mesma coisa?”. A repetição de gestos e palavras vira facilmente rotina. Acabamos todos por perder o sentido do que estamos a fazer, nem pensamos mais, é automático e fastidioso. Também aguardar é sempre um drama. Parece que o sinal nunca vai abrir, que a ligação nunca se completa e que a fila aumenta em vez de diminuir. Haja paciência!

Mas podemos sempre ver as coisas de um outro ponto de vista, sobretudo quando o que se repete é importante e quem se espera é aguardado de coração. Quantas coisas agradáveis nós todos gostaríamos poder repetir, mas nem sempre é possível. Quem nunca gritou cheio de entusiasmo e emoção: “bis” num concerto, numa representação artística, após o malabarismo de um equilibrista? Assim também mexe conosco, ver pessoas a sorrir e a abraçar-se numa estação. Quem chega e quem aguarda estão sérios; um cansado da viagem, o outro preocupado, mas quando se vêem, os rostos dos amigos ficam logo sorridentes. Há esperas que animam, abrem aos sonhos e às esperanças, são momentos inesquecíveis; acontece como na espera do nascimento de um filho, acontece com a resposta negativa de um exame médico. Também o Advento e o Natal podem tornar-se rotina de final de ano, com as despedidas melosas de quem deixa o escritório, os discursos formais do chefe, as lagrimas fingidas dos colegas, os presentes inúteis esquecidos num canto.
Advento e Natal não podem ser assim. Quem chega é Jesus e quem o deve acolher somos nós. De um lado, o Deus feito homem, que se faz pequeno e humilde, para ver se agora tem um lugar para Ele; do outro lado, uma humanidade que, no meio de tanto barulho, custa a admitir o seu vazio. O segredo para prepararmos o Natal é este: admitir que nos falta algo, que não estará na próxima promoção natalícia ou na festa de final de ano. Algo que só podemos conseguir se nos prepararmos, se o desejarmos, se o reconhecermos.

Talvez muitos de nós, nestes dias, estejamos a preparar a casa para acolher algum parente que virá passar o Natal em família, ou também se preparem para uma viagem, para visitar alguém. Quem acolhe e quem visita tem que se preparar. Não gostamos de ser apanhados de surpresa e quem viaja gosta de levar o necessário.

Para acolher Jesus, basta parar um pouco, pensar, refletir, olhar para trás, para o ano que passou e, muito mais, olhar para frente. O que esperamos? O que gostaríamos que acontecesse? Porque Ele, Jesus, vem para caminhar conosco, é o Deus conosco, Emanuel será chamado. Vai ajudar-nos a encontrar uma solução, porque Ele é a Luz. Vai ajudar-nos a perdoar e a amar de novo, porque Ele é o Príncipe da Paz. Mas Jesus vai fazer isso no silêncio, como na noite de Natal; na percepção da vida que vem e que passa e, do novo, podemos fazer acontecer dentro e fora de nós. Vale a pena preparar-nos para encontrar e reconhecer Jesus outra vez, para adorá-lo com todo o coração como os Magos. A alegria será bem maior do que pensávamos.

Para ajudar a tua caminhada de Advento e de preparação para o Natal, quero convidar-te a estares presente na próxima noite de oração das ejNS, que será na Igreja do Estoril, às 21h00, na próxima quinta-feira, dia 7 de Dezembro, nas vésperas da festa em honra da Imaculada Conceição.

Conto contigo!

Pe. Nuno Westwood
Vigário Paroquial do Estoril
Conselheiro espiritual do Sector de Cascais das ejNS

domingo, 3 de dezembro de 2006

Conferência

quem fala?
>Norma McCorvey, a mulher que esteve na origem da liberalização da interrupção da gravidez nos EUA e que depois passou a activista anti-aborto

quando?
> dia 5 de Dezembro, 3ª feira, às 19h

onde?
> na Faculdade de Letras, no anfiteatro1

mais informações em http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=11945

sábado, 2 de dezembro de 2006

ATENÇÃO! Recenseamento só até 11 de Dezembro

Se fizeste 18 anos durante este ano ou vais fazer até ao dia 11 de Fevereiro do próximo ano...
vai à junta de freguesia da tua zona de residência e em apenas 10 MINUTOS torna-te eleitor para poderes votar no referendo !!!

(passem esta mensagem porque há mesmo muita Malta que ainda n o fez. Se calhar basta olhar para as nossas casas e ver que é isso que se passa...)

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

é na Fraqueza que está a Nossa Força

Nuno Serras Pereira
30. 11. 2006

Quando David se aprestava para o formidável combate com Golias quis o rei Saúl aparelhá-lo com armas idênticas às do gigante, emprestando-lhe para isso a sua espada, o seu escudo e demais apetrechos. Mas o miúdo e insignificante David vendo-se em bolandas logo repudiou todo esse arsenal, colocando por inteiro a sua confiança em Deus, significado, como referi noutro texto [1], nas cinco pedras lisas e brancas e nas águas correntes. Tentar derrotar o taludão com as mesmas armas recorrendo aos mesmos meios, usando as mesmas tácticas, submetendo-se à mesma lógica, seria impossível. Ontem como hoje.

Que nós somos David e as forças da anti-cultura da morte são Golias disse-o São João Paulo II, no nº 100 da Encíclica o Evangelho da Vida. Por isso importa não relegar Deus para segundo plano colocando a nossa confiança nas nossas ideias, estratégias, recursos mediáticos, etc. – isto é, as armas humanas –, pois como diz a Escritura noutro lugar a nossa confiança não está nos carros e cavalos - os melhores meios de guerra daquele tempo -, mas no Nome do Senhor nosso Deus. E noutro lugar diz Jesus: "procurai antes de tudo o Reino dos Céus e a Sua justiça que o resto ser-vos-á dado em acréscimo". Também St.ª Teresa de Ávila avisava: se pomos demasiado a nossa confiança nos meios humanos podem vir a faltar-nos os Divinos.

Com isto não quero dizer que não se recorra absolutamente aos modernos meios de marketing e demais instrumentos tecnológicos e outros, nem que não se faça uso, consoante os ambientes, de argumentações meramente racionais, mas sim que tenhamos a consciência de que são subsidiários, acessórios, secundários. Nada poderá substituir a oração e o sacrifício, em especial o jejum (para quem pode), nem o contacto pessoa a pessoa, a relação inter-subjectiva, nem a capilaridade no terreno, nem os meios pobres, nem os auxílios insignificantes; nem, para os Bispos, a caridade de percorrerem as paróquias pregando de viva voz o Evangelho da vida, e de mobilizarem os padres, como o fez, sem titubear, o Senhor Patriarca, e, ainda, de promoverem ou renovarem a consagração das suas Dioceses à Virgem Nossa Senhora, Mãe da Vida, Esposa do Espírito Vivificante.

Como em 1998, ano dedicado ao Espírito Santo, Deus, Jesus Cristo, no Seu Espírito, quer tornar-Se presente mediante a Sua Mãe e, através dela, conduzir as operações como o indicou claramente ao providenciar que a referendo fosse no dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lurdes.


[1] Vide Nuno Serras Pereira, O Triunfo da Vida, Crucifixus, 2006, p. 46

e ainda dizem que fumar mata...

A breve história que se segue relata o início da conversão da mulher que fez com que em 1973 o Supremo Tribunal Constitucional dos EUA reconhecesse o aborto como um direito constitucional.


“In 1994, he (Flip Benham - was a saloon owner until his conversion in 1976. He then began a career as a Christian minister and pro-life activist. He has been arrested, by his own count, "less than a hundred, more than 50" times) confronted Norma McCorvey, best known as "Jane Roe" in the landmark Supreme Court abortion case "Roe v. Wade", at a book-signing. He shouted at her that she was "responsible for the deaths of over 33 million children," and six months later he opened Operation Rescue's national headquarters next to A Choice for Women, the reproductive health care clinic where McCorvey was working at the time. McCorvey initially resisted any contact, but eventually started to talk to Benham during her smoking breaks. During one friendly banter, McCorvey goaded Benham, "What you need is to go to a good Beach Boys concert." Benham answered, "Miss Norma, I haven't been to a Beach Boys concert since 1976."

McCorvey later reported that this seemingly innocuous response shook her to the core and that, quite suddenly, Benham became human to her. She later accepted an invitation to visit their church and within a year, McCorvey converted from being pro-choice to being pro-life, which she has remained.

On August 8, 1995, Benham baptized McCorvey in a Dallas backyard swimming pool that was filmed for national television.” Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Flip_Benham

Segundo ouvi dizer ela vai estar em Portugal, em data já marcada (mas eu não sei qual é), para fazer campanha pelo Não ao aborto.
Tudo lá!
Por detrás de toda a história (processo Roe Vs. Wade http://en.wikipedia.org/wiki/Roe_v._Wade) que originou que desde então nos EUA se considerasse o bébe na barriga da mãe como propriedade privada e assim muitas vidas se perdessem, está mais uma cowboyada à americana ...