sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Quem são os Anjos da Guarda?

Tenho um anjo da guarda?
Sim, qualquer ser humano tem um anjo da guarda.
Quando é que recebi o meu anjo da guarda
No momento da concepção. O vosso anjo foi-vos dado mesmo antes das graças do baptismo! Isto é porque os anjos são dados aos seres humanos em virtude da nossa razão e nãoda nossa graça baptismal.
O meu anjo foi anjo da guarda de alguém antes de mim?
Provavelmente não. Cada ser humano recebe umanjo. No entanto, é teoricamente possível (apesar de muito improvável) que um anjo possa ser reposicionado se o seu primeiro humano for condenado ao inferno.
O meu anjo da guarda vai estar comigo na próxima vida?
Se forem para o Céu, o vosso anjo estará convosco na glória como companheiro e amigo eterno. Se forem para o inferno, o anjo vai deixar-vos e, em vez dele, receberão um demónio que vos vai atormentar para sempre.
O meu anjo da guarda já me conhecia antes de nascer?
Sim. Não só pelo conhecimento natural dos anjos, mas também por um conhecimento especial dado por Deus - o vosso anjo conheceu-vos desde o momento da sua entrada no Céu, depois da sua criação.
O meu anjo da guarda é um arcanjo?
Quase de certeza que não. Parece que os anjos da guarda são todos escolhidos do coro mais baixo de anjos, que se chama "Anjos". Os Arcanjos estão sobre este coro e não parecem ter a função dos anjos da guarda. É possível que um anjo da guarda possa receber ajuda e conselhos dos arcanjos, ou mesmo de um serafim.
O meu anjo está sempre comigo?
Sim, o vosso anjo vigia-vos sempre porque Deus vos guia sempre com a Sua providência. Um anjo está localmente presente quando actua como causa completa e imediata num corpo; assim, o anjo até pode estar localmente presente ao pé de vocês. Em qualquer dos casos, o vosso anjo está espiritualmente presente na vossa alma; a não ser que sejam condenados ao inferno depois da morte.
Os meus pecados fazem o meu anjo ficar triste?
Nem por isso. O vosso anjo goza da visão perfeita de Deus e, portanto, não pode estar triste, pois todos aqueles que vêem Deus estão felizes com perfeição. Tal como Deus permite que pequem, também o vosso anjo permite que caiam - isso não o faz ficar triste, porque ele tem sempre alegria ao olhar para o plano de Deus. Ainda assim, é provável que o vosso anjo experimente um desgosto geral com os vossos pecados.
O meu anjo da guarda luta contra demónios em meu nome?
Claro! Lembrem-se do livro de Tobias, Rafael salvou Tobias dos demónios a atormentar Sara.
O meu anjo da guarda pode trabalhar com outros anjos da guarda para obter algo muito bom?
Sim,de facto. O Padre Pio enviava regularmente o seu anjo da guarda para trabalhar com outros anjos. Os anjosregozijam-se em trabalhar juntos para o nosso maior bem.
O meu anjo da guarda discute com outros anjos da guarda?
Sim, num certo sentido. Os vários anjos daguarda trabalham a um nível mais imediato quando guiam a espécie humana. Assim, apesar de todos os anjos daguarda estarem totalmente dedicados ao plano de Deus, é possível que existam movimentos contrários parciais ou temporários na forma como este plano é concretizado. S. Tomás usa isto como uma interpretação da divisão entre Gabriel e o anjo da Pérsia no livro de Daniel. Como diz o Doutor Angélico, "Diz-se que os anjos se resistem uns aos outros; não que as suas vontades estejam em oposição, visto que são uma só mente no que toca ao cumprimento dos decretos Divinos, mas sim que as coisas sobre as quais procuram conhecimento estão em oposição" (ST I, q.113, a.8)
O meu anjo da guarda pode afectar a realidade física à minha volta?
Sim. Sta. Gemma Galgani pedia regularmente ao seu anjo da guarda para enviar cartas por ela - muitas cartas foram e vieram para o seu director espiritual, enquanto ele estava em Roma.
Posso dar um nome ao meu anjo da guarda?
Talvez, mas temos que ter em conta que normalmente compete é ao superior nomear o inferior. Assim, não parece próprio que um ser humano possa dar nome a umanjo.
O meu anjo tem um nome?
Quase de certeza, Deus nomeou todos os seus anjos - ou talvez os anjos superiores deram nomes aos inferiores.
Como é que eu descubro o nome do meu anjo da guarda?
Podem experimentar perguntar. Mas também é possível que não vos seja revelado imediatamente. Penso que no Céu todos saberemos os nomes dos anjos daguarda.
É possível ter uma devoção exagerada ao nosso anjo?
Desde que tenham em mente que o vosso anjo é uma expressão do amor e da providência de Deus (e não um ser para ser considerado sozinho), não há perigo deter uma devoção demasiado forte ao vosso anjo da guarda.
Cristo tinha um anjo da guarda?
Sim, como qualquer outro ser humano, Cristo tinha um anjo da guarda. É provável que o seu anjo da guarda fosse o maior de todos os anjos do coro inferior de anjos
O anti-Cristo vai ter um anjo da guarda?
Se for um ser humano vai ter um anjo da guarda. Mesmo que ele venha a ser um grande inimigo de Deus, o Senhor vai continuar a amá-lo - a expressão deste amor é o dom de umanjo da guarda.
Quantos anjos existem e poderiam ser potenciais guardas?
Existem incomparavelmente mais anjos que seres humanos. Assim, apesar de os anjos da guarda só serem escolhidos do coro mais baixo dos anjos, é provável que o coro tenha bem mais anjos que o número de humanos que já existiram, existem e vão existir. O único limite ao número de anjos da guarda é o número de humanos e não o número de anjos.
Todos os santos anjos da guarda, roguem por nós!
in New Theological Movement

O edifício Marconi (Av. 5 de Outubro), tem no topo o Arcanjo S. Gabriel.


blogger

Sem comentários: