terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Frei Bartolomeu dos Mártires vai ser canonizado

D. Jorge Ortiga divulgou hoje numa nota pública que o Papa Francisco dispensou o milagre necessário para a canonização, e por tal o Beato dos Bartolomeu dos Mártires será declarado santo brevemente. Eis o texto do Arcebispo Primaz de Braga: 

«O Papa Francisco, na Audiência à Congregação para a Causa dos Santos, a 20 de Janeiro de 2016, concedeu a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade. Graças a este passo decisivo, o frei Bartolomeu dos Mártires será, em breve, declarado santo. 

Acolhemos esta feliz notícia como um novo estímulo para a caminhada arquidiocesana de conversão pessoal e pastoral. Pedimos a Bartolomeu dos Mártires que interceda por todos os cristãos de Braga e continue a inspirar a Arquidiocese no caminho da nova evangelização. O seu testemunho é eloquente. 

Ao escolher para lema Ardere et Lucere, ensinou-nos que o Evangelho é luz que arde nos corações de todas as pessoas de boa-vontade. À imagem dos discípulos de Emaús, que reconheceram arder-lhes o coração enquanto Jesus lhes falava pelo caminho e lhes explicava as Escrituras (cf. Lc 24, 32), também Bartolomeu dos Mártires é, desde sempre, um companheiro de viagem que nos abre novos horizontes. Ex corde ad mundum, do coração ao mundo, da espiritualidade dos sacerdotes e dos leigos à transformação do mundo, assim acontece a evangelização.»

Vale a pena conhecer um pouco da vida deste grande santo: Beato Bartolomeu dos Mártires

Beato Bartolomeu dos Mártires, rogai por nós





blogger

Sem comentários: