sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como ler a Bíblia: um plano em três etapas

Como é que lêem a Bíblia? Hoje é a festa de São Jerónimo, que uma vez disse: "Ignorância da Escritura é ignorância de Cristo."

St.-Jerome read the bible
“Ignorância da Escritura é ignorância de Cristo.”  São Jerónimo
Diz-se que se alguém quer encontrar um versículo da Bíblia deve perguntar a um protestante e não a um Católico. Os protestantes lêem a Bíblia. Os Católicos nem por isso.
Isto levanta a questão:

Porque é que mais Católicos não lêem a Bíblia?

Eu acho que a resposta está no facto de que nós Católicos vamos à Missa. A Santa Missa tem sempre, no mínimo, duas leituras da Bíblia. Se rezarem o breviário ou Liturgia das Horas, multipliquem isso por várias vezes.
O Zé Católico diz a si mesmo, "Porque é que devo estudar a Bíblia? Eu vou à Missa. Oiço-a lá. Está feito!"
Há algo de belo nisto. Para os Católicos, ler a Bíblia é algo litúrgico. Assim, a leitura da Bíblia mantém-se principalmente uma experiência comunitária.

Um plano de três passos para tornar as coisas mais intensas

É bom ouvir as leituras da Bíblia na Santa Missa. No entanto, também precisamos de um encontro pessoal (e mesmo privado) com Deus nas páginas da Sagrada Escritura. Todos os Santos respiravam a Sagrada Escritura. A Escritura servia como a gramática das suas almas. Não conseguiam comunicar sem ela.
Aqui estão algumas necessidades espirituais que vocês têm todos os dias da vossa vida:
  1. Louvor – Dar voz à vossa alegria em Deus e na Sua providência para a vossa vida. A gratidão destrói o desencorajamento.
  2. Sabedoria – São precisos conselhos práticos para navegar pelas complexidades da vida.
  3. Desafio – Precisam de subir mais alto. Precisam de crescer na vossa fé. Precisam de se inspirar. Têm que ser Cristãos com intenção.
Portanto, quando acordarem amanhã, façam o seguinte:
  1. Leiam um Salmo. Comecem com o Salmo 1. Façam dele o vosso hino de louvor para esse dia.
  2. Leiam pelo menos um Provérbio. Os provérbios são os pedaços de sabedoria do vosso dia. Há 31 capítulos. Porque não ler um capítulo todos os dias durante um mês. Out 1 é Provérbios 1. Outubro 31 é Provérbios 31. Vocês percebem a ideia.
  3. Leiam um capítulo de um dos Evangelhos. Este é o vosso desafio. O vosso Salvador desafia-vos nos quatro Evangelhos. Chama-vos a não serem apenas um Católico de nome, mas um discípulo. Não é possível ler seriamente os Evangelhos e continuar morno. Cristo fala de uma maneira que não pode ser ignorada.

“Mas eu estou ocupado. Não tenho tempo!”

O quê? Estão muito ocupados. Desculpem, mas acabaram de levar um cartão amarelo:
yellow card
Isto é um cartão amarelo. Foram avisados...
Fazer estas três leituras demora apenas 3 a 5 minutos. É o tempo de um anúncio de televisão. E vai mudar a vossa vida para melhor. Demora 21 dias a criar um hábito. Por isso dêem 21 dias às leituras e vejam lá se não vos apetece continuar. Ponham a Bíblia na vossa mesa de cabeceira e leiam-na de manhã. Comecem de novo.

Taylor Marshall


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Cartão Amarelo para o Sr Padre!!!
Que credibilidade pode ter para quem é devoto de Deus e da Sua Divina Misericórdia (tal como refere o papa, o maior atributo de Deus) um padre que não sabe quando termina o ano Jubilar? A vergonha mais do que não rezar o terço todos os dias é esta! Afinal reza o terço todos os dias e parece ter-lhe faltado tempo para ler a Bula, pois quem a leu não se esquece que termina a 20 de Novembro 2016 (pág 8 da Bula) e não a 8 de Dezembro Sr padre isso foi quando iniciou o Ano jubilar certo? Cuidado com a memória ou com a dedicação, não se pode tirar homilias da net e nem dar pelos erros, por amor de Deus!!! Reze terços, mas por favor não leia fragmentos de um esperto qualquer da net! Fico a pensar na credibilidade que podem ter para mim, os juízos ou avaliações de um sacerdote que não sabe o suficiente sobre a Misericórdia, se o soubesse em vez de falar de temor e de tremor, de vingança e de ais, e outras coisas que tais, saberia que o tempo que falta é um mês e 20 dias e não mais. Acho que deve fazer valente penitência e ir até ao norte a pé, e chorar não apenas os seus pecados, mas as suas omissões e os seus grandes danos, com tanta imaturidade. Como penitência deve ler a totalidade da Bula ao pormenor e o Diário de Santa Faustina. Tente encontrar aquela parte durante a leitura onde Jesus diz: Quem sabe sobre Ela? Se nem aqueles que deviam falar dela muitas vezes não o sabem (ou) não a conhecem…

que grande ... disse...

necessidades espirituais que vocês têm todos os dias da vossa vida... que vocês têm...