terça-feira, 29 de abril de 2025

Os bens da Igreja sempre foram dos pobres


7 comentários:

  1. Relativamente, a esse tema, concordo vom o Papa Francisco, que pedia aos Sacerdotes e às Ordens Religiosas, que abrissem as portas dos seminários e dos conventos aos pobres, aos imigrantes e aos sem abrigo.
    Não se admite, que haja pessoas trabalhadoras, com filhos, e não só, a viver em tendas, ao relento ou a pagar rendas astronômicas, enquanto aqueles, que fizeram voto de pobreza ou se dizem Seguidores de Cristo, vivem com todas as mordomias em bons aposentos, parecendo passar- lhes ao lado, tanta miséria.

    ResponderEliminar
  2. Relativamente, a esse tema, concordo vom o Papa Francisco, que pedia aos Sacerdotes e às Ordens Religiosas, que abrissem as portas dos seminários e dos conventos aos pobres, aos imigrantes e aos sem abrigo.
    Não se admite, que haja pessoas trabalhadoras, com filhos, e não só, a viver em tendas, ao relento ou a pagar rendas astronômicas, enquanto aqueles, que fizeram voto de pobreza ou se dizem Seguidores de Cristo, vivem com todas as mordomias em bons aposentos, parecendo passar- lhes ao lado, tanta miséria.

    ResponderEliminar
  3. Abra também a porta da sua casa e receba-os!

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário do que possa pensar, já o faço muitas vezes.
    E continuo a afirmar que a Igreja, nessse campo, poderia e deveria fazer muito mais.

    ResponderEliminar
  5. Ao contrário do que possa pensar, já o faço muitas vezes.
    E continuo a afirmar que a Igreja, nessse campo, poderia e deveria fazer muito mais.

    ResponderEliminar
  6. A compaixão de Francisco não é inédita. Judas Iscariotes também se "preocupava" muito com os pobres!... É nosso dever cuidar dos pobres, mas não daqueles que não querem trabalhar e só viver de subsidios e viver em casas pagas pelo suor dos outros!

    ResponderEliminar
  7. Também, aí, tem razão.
    Porém, também há muitos, que pela ganância actual, com salários de miséria, não conseguem, quase, sobreviver.
    A maior parte dos bens do Clero poderia, no mínimo, ajudar muitos estudantes, e emigrantes integrados, que vivem em garagens, transfornadas em quartos, assim como em varandas, lojas e sótãos...para não dizer, em tendas e outros que foram obrigados a desistir, pois não podiam pagar...Contudo, quantos conventos estão " às moscas"?
    Conheço leigos, de Boa Vontade, que ajudam e acolhem jovens nesse estado e, às vezes, a pedido de Sacerdotes!
    Agora, pergunto, e porque esses mesmos não fazem pressão, ou eles também abdiquem de certas mordomias, para que se encontre soluções duradouras?
    O Povo é generoso e quando vê Obra colabora, mas, infelizmente, as instituições que foram ultimamente criadas são
    laicas!
    E não tentemos " tapar o Sol com a peneira..." porque todos sabemos muito bem que a maioria do Clero vive muito acima da maioria dos fiéis!
    Jesus, segundo o que sabemos pela Palavra, não tinha onde reclinar, sequer, a cabeça!
    Palavras SUAS!

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com