terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Papa Francisco celebrou Missa 'ad orientem' na Capela Sistina




blogger

4 comentários:

Anónimo disse...

A compilação não está assim tão bem conseguida, até parece que o cardeal se sobrepõe ao Papa... o texto da legenda não se adequa à foto apesar do tema

francisco disse...

Passados mais de 100 anos continuamos a necessitar de por em prática o pedido do Santo Padre São Pio X: Restaurar tudo em Cristo!
O exterior para além de ser alimento para o espírito é louvor a Deus. Onde estiver o teu coração aí estará o teu tesouro. São João da Cruz ensina que no caminho espiritual para a contemplação de Deus devemos nos desapegar das coisas externas e dos sentidos, nomeadamente ao fazer a oração não nos apegarmos a igrejas com beleza, belos oratórios ou imagens piedosas, chegando à contemplação perfeita esta se fará apenas na união da alma em Deus. No entanto ressalva bem que todas as coisas externas e dos sentidos são importantes para iniciar o caminho. Uma igreja com beleza, um belo oratório ou imagens piedosas são importantes para alimentar uma alma que se inicia na oração e procura a Deus.
Os modernistas pensam que alcançaram a vitória, mas que lhes vale ganhar o mundo se perderem a alma? Como Santo Atanásio dizemos "Eles então possuem os templos; vós, em troca, a tradição da Fé apostólica. Eles, consolidados nesses lugares, estão, na realidade, à margem da verdadeira Fé, em troca vós, que estais excluídos dos templos, permaneceis dentro dessa Fé. Confrontemos, pois, que coisa seja mais importante, o templo ou a Fé, e resultará evidente desde logo, que é mais importante a verdadeira Fé.". Por sinal têm igrejas à sua imagem, despidas de beleza, com o sacrário à parte e onde os Santos não entram.
Oremos, quer por quem persiste no erro quer por este bom Cardeal que nos apela a restaurar tudo em Cristo.

Anónimo disse...

"Por sinal têm igrejas à sua imagem, despidas de beleza, com o sacrário à parte e onde os Santos não entram". Juízos temerários falam bem do coração, faz-me lembrar uma homilia do estimado padre de S. Domingos, de que tenho saudades, uma pessoa interessante, que contou: o santo, que todos conheciam como tal, incorreu num grave erro julgar o criminoso dizendo-lhe a certa altura que não entraria no céu... ora, como só Deus julga, nesse momento, perdeu tudo o que se vislumbrava da sua santidade, nunca foi santo.Nunca se faça passar por Deus!

francisco disse...

Anónimo obrigado pelo comentário e a lembrança. É sempre bom lembrarmo-nos das nossas faltas e pecados e que devemos agir com caridade.
Os bons sacerdotes que nos lembram o caminho e a porta estreita por onde devemos ir são preciosos.
A observação sobre as novas igrejas não foi de condenação de alguém mas de constatação do resultado a que leva o modernismo e os seus defeitos que são visiveis.
De qualquer forma obrigado pela atenção.