quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Textos dos Sumos Pontífices sobre Maria Co-Redentora

Papa Pio IX
«Assim como Cristo, mediador de Deus e dos homens, assumida a natureza humana, apagando a escritura do decreto que nos era contrário, a pregou triunfante na cruz, assim a Santíssima Virgem, unida a Ele por vínculo estreitíssimo e indissolúvel, exercendo com Ele e por Ele as Suas eternas inimizades contra a serpente venenosa e triunfando plenamente desta, lhe esmagou a cabeça com o pé imaculado.» (Bula Ineffabilis Deus, 8 de Dezembro de 1854)

Papa Leão XIII
«A Virgem, isenta da mancha original, escolhida para ser Mãe de Deus e associada por isso mesmo à obra da salvação do género humano, goza junto de Seu Filho de um favor e de um poder tão grandes que jamais os homens nem os anjos o puderam, nem poderão, alcançar semelhante.» (Supremi Apostolatus, 1 de Setembro de 1883)

«Aquela que fora cooperadora no sacramento da redenção do homem, seria também cooperadora na dispensação das graças dele derivadas.» (AAS 28 [1895-1896], 130-131)

Papa São Pio X
«A consequência desta comunidade de sentimentos e sofrimentos entre Maria e Jesus é que Maria mereceu ser reparadora digníssima do orbe perdido e, portanto, a dispensadora de todos os tesouros que Jesus nos conquistou com a Sua morte e com o Seu sangue.» (Ad diem illud, 2 de Fevereiro de 1904)

Papa Bento XV
«Os Doutores da Igreja ensinam geralmente que a Santíssima Virgem Maria, que parecia ausente da vida pública de Jesus Cristo, esteve, contudo, ao Seu lado quando foi para a morte e foi pregado na cruz, ali estando por disposição divina. Com efeito, em comunhão com Seu Filho sofredor e agonizante, suportou a dor e quase a morte; abdicou dos direitos de Mãe sobre o Filho para conseguir a salvação dos homens; e, para aplacar a justiça divina, na medida em que lhe competia, imolou o Seu Filho, de tal modo que se pode dizer, com razão, que redimiu o género humano com Cristo. E por isso toda a sorte de graças que auferimos do tesouro da redenção nos advêm, por assim dizer, das mãos da Virgem dolorosa.» (Epist. Inter sodalicia, 22 de Maio de 1918)

Papa Pio XI
«Ó Mãe de piedade e de misericórdia, que acompanháveis o vosso doce Filho, enquanto realizava no altar da cruz a redenção do género humano, como Corredentora nossa associada às Suas dores..., conservai em nós e aumentai cada dia, vos pedimos, os preciosos frutos da redenção e da vossa compaixão.» (Radiomensagem, 28 de Abril de 1935)

Papa Pio XII
«Tendo Deus querido que, na realização da redenção humana, a Santíssima Virgem Maria estivesse inseparavelmente unida a Cristo, de tal modo que a nossa salvação é fruto da caridade de Jesus Cristo e dos Seus padecimentos associados intimamente ao amor e aos sofrimentos de Sua Mãe, é perfeitamente razoável que o povo cristão, que recebeu de Jesus a vida divina por meio de Maria, após as devidas homenagens ao Sacratíssimo Coração de Jesus, manifeste também ao Coração amantíssimo da Mãe celeste os correspondentes sentimentos de piedade, amor, acção de graças e reparação.» (Haurietis Aquas, 15 de Maio de 1956)

Concílio Vaticano II
«Concebendo Cristo, dando-lhe à luz, alimentando-o, apresentando-o ao Pai no templo, padecendo com o seu Filho quando morria na cruz, cooperou de modo inteiramente singular na obra do Salvador, com a obediência, a fé, a esperança e a ardente caridade, para restaurar a vida sobrenatural das almas. Por isso, é nossa Mãe na ordem da graça.» (Lumen Gentium, n. 61).

(Compilação do Padre Jorge Hidalgo)

3 comentários:

  1. E, numa época, em que, mais do que nunca, Nossa Senhora deve ser Exaltada, a todos os níveis, surge a polêmica que acabámos de presenciar...
    --" ... dai-- Lhe Poder!
    Fazei tudo o que a Ela diz respeito! Por Ela, veio a Salvação ao mundo e, por Ela, o mundo será novamente Salvo. Ela é a mulher do Apocalipse, Aquela que calcará a cabeça do Dragão infernal..."-- palavras de Jesus, em: " O Evangelho como me foi revelado ."-- Maria Valtorta
    Peço desculpa por estar sempre a repetir- me, mas, já que Jesus tanto Se lamenta por a Igreja-- os doutores esquisitos-- não a ter divulgado como deveria, acho que devo fazê- lo, na medida do possível.
    E mais, segundo palavras de um grande exorcista Católico de cujo nome não me recordo, Satanás afirmou que um dos seus grandes trunfos é Maria Valtorta não ser canonizada...

    ResponderEliminar
  2. Pois é...mas não. Só ouvi falar na Santíssima Trindade, não no Santíssimo Quarteto.

    Enfim, mais uma heresia.

    ResponderEliminar
  3. A propósito das dúvidas "recentes e inovadoras" do papel corredentor de N. Sra, aproveito para juntar esta pequena e singela reflexão de uma pequena preciosidade da tradição católica abordando o tema da corredenção:
    " Para resgatar o mundo desceu Jesus Cristo do céu, revestindo-se da nossa frágil humanidade e ofereceu todo o seu preciosíssimo sangue pelo preço da nossa redenção. Não é preciso tanto para nos tornarmos redentores do purgatório. Não temos necessidade de sacrificar a nossa vida nem de nos despojarmos de quanto possuímos. Se aplicássemos só pelas almas, que padecem, os sacrifícios que fazemos pelo mundo, o dinheiro que gastamos no jogo, na vaidade e no pecado, pagaríamos grande parte das suas dívidas. Se, seguindo o exemplo dos primeiros cristãos, oferecêssemos pela redenção do purgatório tudo quanto Jesus Cristo sofreu pela redenção do mundo, quantas almas seriam libertadas daquele profundo abismo de misérias e levadas ao paraíso? Usemos pois dos meios, que Deus nos deu no estado da natureza, e daqueles que Jesus Cristo nos enriqueceu no estado de graça, e podemos mudar do purgatório para o céu infinito número de almas...) (" Mês das almas do purgatório" - Francisco Vitali)

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com