sábado, 17 de janeiro de 2026

Santo Antão, Pai do Monaquismo Oriental

Um dia em que os monges estavam todos reunidos junto de António para ouvir as suas palavras, ele disse-lhes, com a segurança com que fala um profeta: «As Sagradas Escrituras são suficientes para a nossa instrução; no entanto, é bom encorajarmo-nos mutuamente na fé e estimularmo-nos uns aos outros com palavras. Portanto, vós trazeis filialmente ao vosso pai o que sabeis; e eu, vosso irmão mais velho, transmito-vos aquilo de que tenho alguma experiência.

Em primeiro lugar, esforcemo-nos, todos juntos, por não abrandar, depois de termos começado bem, por não desanimar diante das dificuldades, dizendo: já vivemos há muito tempo na ascese. Pelo contrário, aumentemos todos os dias o nosso ardor, como se estivéssemos a começar. Pois a vida do homem é muito curta, comparada com os séculos vindouros, e o tempo presente nada é, em comparação com a vida eterna. Neste mundo, tudo se vende pelo seu valor ou se troca por outra coisa do mesmo preço; mas a promessa da vida eterna compra-se por pouco.

Tendo lutado na Terra, não receberemos uma herança terrena, mas uma herança celestial; e, quando deixarmos este corpo corruptível, retomá-lo-emos, mas incorruptível. Portanto, filhos bem-amados, não desanimemos, nem achemos que ainda temos muito tempo, pensando que já fazemos muito, pois «os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que há de revelar-se em nós» (Rm 8,18); mas permaneçamos firmes na ascese, fugindo da acédia, pois o Senhor colabora connosco, como está escrito: «Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam» (Rm 8,28).

Santo Atanásio in 'Vida de Santo Antão' 16-20

1 comentário:

  1. "...No ano 285, com a idade de 35 anos, desejoso da mais profunda solidão, internou-se no deserto... atravessa o Nilo e sobe a um monte em cujo cimo existia um castelo arruinado...penetra no seu interior e encontra-o habitado por uma multidão de feras que fogem espavoridas à sua chegada. Então aprovisiona-se de pão e água para seis meses e fecha a entrada desta morada em ruínas...entrincheirado como numa fortaleza, rechaçou durante vinte anos os ataques de Satanás, sem nunca sair dali para ver algum ser humano, com excepção das pessoas que, duas vezes por ano, lá se dirigiam para renovar as provisões de água, mas mesmo com elas não falava quando lhe faziam descer as provisões por uma abertura feita no tecto...de noite, prostrava-se de joelhos para meditar nos padecimentos do nosso Salvador divino. Frequentemente, passava a noite inteira em contemplação e em ternos colóquios com Deus nosso Senhor e, quando no dia seguinte chegava o sol, distraindo-o com os seus raios de luz e de calor, o solitário, por vezes, queixava-se dizendo: Ó sol!, porque vens com o teu resplendor privar-me da claridade da verdadeira e eterna luz?
    ...Certo dia teve uma visão em que lhe parecia que a terra se encontrava coberta de cordas e redes estendidas pela malícia dos demónios. E ao perguntar-se a si próprio quem os poderia evitar, ouviu uma voz que lhe respondeu: ANTÓNIO(Antão) SÓ A HUMILDADE O CONSEGUIRÁ" ( "O santo diário" - Edelvives))

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com