domingo, 17 de julho de 2005

Santa Missa

Este é o Ano da Eucaristia, o ponto fulcral de toda a vida da Igreja, onde o Céu e Terra se unem para celebrar a Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus feito Homem.

Para celebrarmos com conhecimentos mínimos este grande Sacramento devemos compreender quais as diferentes partes em que se divide a Santa Missa, e as respostas a dar no tempo certo.

Por ex., notoriamente há menos pessoas a responder quando o sacerdote diz:" Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.", logo no início da Liturgia Eucarística, após a apresentação do pão e do vinho.

A nossa resposta é simples de saber: " Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para (honra e) glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja. "

Acabou a desculpa que as pessoas falam depressa demais para percebermos esta resposta... ;-)

Cumprimentos Senza



31 comentários:

  1. E a quantidade de pessoas que não sabe professar a sua fé, através do Credo??? ah pois é...

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  2. Há muita gente que não teve catequese, que não tem tradição católica na família, que são convertidos recentemente, etc. Não julguem os outros por não saberem tudo de cor. Não são nem melhores nem piores do que nós.

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  3. Oh Marianita, és a nossa Evita Perón!

    Acho q nng tava a julgar, até achei boa ideia o joão ter posto este post, pra ver se o blog passa a ser útil para outros!
    Já o credo admito que mtas vezes se for sozinho engano-me, pego uma parte com uma já repetida e encalho!ehehe

    Amanhã ouvi dizer que vem cá people à Praia Grande, que bom!Mas infelizmente tenho de ir ao seminário lá para as 6, portanto as 5 saio da praia...venham cedo! Espero que pelas 8 da noite esteja de volta, era bom se jantássemos!
    bjs e abrçs

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  4. loureiro imparável... as tuas "bocas" estão cada vez mais apuradas... - Quem é tu Filipe? - mt bom... agora, esta:

    "Há muita gente que não teve catequese, que não tem tradição católica na família, que são convertidos recentemente, etc."

    ...mas o Silvas desta vez não estava a pedi-las...

    ;)

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  5. Ora bem! João puseste o "honra e" entre parêntisis e ainda bem, melhor até era nem teres posto. É que não faz parte. É como o da "sua" Santa Igreja - o "sua" também não faz parte. É a mania de acrescentarem coisas às orações. Quando vou a Santa Isabel é sempre a mesma coisa - estou com a turminha do costume e lá dizem todos "para honra e glória do Seu nome, para nosso bem e de toda a Sua Santa Igreja". Ora como eu não digo com esses acrescentos, termino mais cedo e quem está ao meu lado atrapalha-se (quase sempre) ou olha para mim como se eu estivesse a dizer alguma asneira, quando quem está a responder bem sou eu.
    O mesmo acontece, não na missa, mas no terço, no Salvé Rainha: no final é tão somente "para que sejamos dignos das promessas de Cristo" e não "de alcançar as promessas". E se formos analisar bem, este acrescento "alcançar" é ridículo. De facto, somos (ou não) dignos das promessas de Cristo e não de as alcançar ou não.

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  6. Duarte, lindo lindo é quando misturamos o Credo com o Glória - mega salada e encravanço total!!! LOL

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  7. Aguiar, e verdade, eu atrapalho-me sempre q estou ao teu lado...ja tinha reparado nisso. começas spr c lenga-lengas diferentes.

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  8. Não são lenga-lengas diferentes, são as correctas, por sinal mais curtas.

    É tão só "Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja."

    E já que estamos numa de correcções, nas jaculatórias do terço, também não é "Ó meu bom Jesus, perdoai-nos..." mas apenas "Ó meu Jesus, perdoai-nos..." - foi assim que o Anjo ensinou aos Pastorinhos.
    Mania que têm de acrescentar coisas às orações oficiais!

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  9. Mariana,como é obvio,ninguém tava a tentar julgar ninguém.Estamos só a tentar aprender as coisas de Deus.Não vamos deixar de querer saber mais só porque há pessoas que não sabem nada!É nosso dever ensinar os que não sabem e aprender com os que sabem...nepes de nivelar por baixo nem esconder talentos debaixo da terra...isso não é de Deus.
    Aguiar, percebo o que dizes, e por acaso gostava de perceber de onde vêm esses "acrescentos", que também utilizo por uma questão de hábito.

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  10. João, não foi para ti o comentário, foi em resposta ao Tiago. No entanto, parece que te afectou...

    Todos nós nos enganamos a rezar, até nas orações mais simples e habituais. Ou por não sabermos, ou por distracção, ou por irmos "atrás dos outros". Todos nós precisamos de ajuda para podermos rezar cada vez melhor. Achei bom o teu post.

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  11. ah!!! afinal é sobre este tipo de assuntos que a aiqNp (silvas style)gesticula os neurónios:

    "por acaso gostava de perceber de onde vêm esses acrescentos" (Silvas - membro fundador e único do estilo de não pensar)

    Será isto tão importante assim? vejam como vem escrito o Pai Nosso no Novo Testamento e comparem-no com o que professamos na missa... é diferente né?

    não se preocupem demasiado com coisas supérfulas... já não me lembro como é que me ensinaram qd eu era pichy mas agora digo com os acrescentos todos. e acho q não há mal nenhum... bem pelo contrário.

    para Honra e glória...(Honra - bem acrescentado)

    Sua Santa Igreja (Sua - nunca é demais referir de que a Igreja não é nossa mas D'Ele)


    "dignos de alcançar as promessas de Cristo" (Alcançar - não me parece q seja tão ridiculo como isso. Esta palavra dá um bonito sentido de movimento à expressão)

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  12. LOL! é lindo como é o meu nome que vem à baila, mas todas as criticas que fizeste foram para o Aguiar. Ok, não me importo de fazer de bode expiatório, desde que seja para que 2 membros da aipq não discutam um com o outro, isso é q nunca poderia acontecer!!

    Ou será que tás a tentar associar o Aguiar ao aiqnp? Amigo Aguiar, é melhor teres cuidado com o que escreves, senão ainda és rotulado de ultra-conservador e de "não-pensante"...

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  13. ai vai o segundo espirro:

    Silvas, deixa o Ultra conservador para mim, tu ficas com o Não pensante...

    mais uma vez, Santinho!! obrigado ;)

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  14. É muito perigoso incluir "acrescentos" nas orações. Existem 185 encíclicas papais dedicados exclusivamente aos acrescentos. Aliás, se não me engano, o único papa que não falou especificamente sobre os acrescentos foi o Papa Bonifácio II. Será coincidência que seja o primeiro papa a não ser beatificado?
    Aliás, dizem as más línguas que ele até gostava de rezar com acrescentos, quando estava sozinho no quarto e ninguém estava a ver.
    Diz-se que "Não rezarás com acrescentos" era o 12º mandamento. (O 11º é não Maçonarás). Simplesmente esse mandamento foi cortado do livro do Êxodo porque os tradutores do Hebreu para o Grego acrescentaram a palavra desnecessários ao texto original (ficou "não rezarás com acrescentos desnecessários") e no meio da confusão decidiram cortar com tudo.

    Ok, pronto. Admito que me irrita um bocado as pessoas que dizem mal as orações, mas há casos piores que outros.
    Ainda estou para ver o dia em que um Padre diga "Parem, vamos voltar atrás e rezar isto como deve ser, todos ao mesmo tempo e ao mesmo ritmo! "Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício..." etc. Fazia falta.
    Agora há também outros casos. Por exemplo, não sei quem é que decidiu que se devia acabar com o "Pelos Séculos dos Séculos" no fim do Glória, muito menos sei quem é que começou com a mania do "Elevai as almas para o céu" quando eu sempre aprendi que se rezava "Elevai as almas do purgatório" neste segundo caso poderão esclarecer-me facilmente, é uma questão de saber exactamente como é que o Anjo ensinou aos pastorinhos. No primeiro não há qualquer desculpa.
    Agora, quanto às outras orações, nomeadamente as litúrgicas, para sermos verdadeiramente rigorosos temos que ir à fonte. Todas as orações litúrgicas que temos na missa são originalmente ditas em Latim. Às vezes as traduções não são as melhores, poderá (ou não) ser o caso naquelas de que estamos a falar.
    Nota-se que eu estou farto de trabalhar?
    Filipe

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  15. Ah, e só mais uma coisa. Pior que não saber de cor o credo, é rezarmos coisas no Credo sobre as quais nunca pensámos e que provavelmente não compreendemos.
    Quantos de nós não fazemos isso?
    Para terem uma ideia, foi uma simples alteração ao credo que serviu de desculpa para o grande cisma da Igreja, que permanece até hoje.

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  16. “Quando rezais o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem”.

    In http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1548

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  17. Hmm.... não me convence muito...
    Não duvido da seriedade da página, mas poderão simplesmente ter transcrito aquilo que hoje em dia toda a gente reza.
    Eu aceitava isto na boa, o meu problema é a lógica da oração:
    "Levai as almas para o Céu principalmente as que mais precisarem" ... mas que almas é que não precisam de ir para o Céu?
    A "minha" versão percebe-se melhor:
    "Elevai as almas do purgatório especialmente as que mais precisarem". É diferente, porque sabemos que as almas que estão no purgatório precisam de quem reze por elas. Se algumas têm muita gente a rezar por elas, outras não terão. São essas as que mais precisam. Precisam mais de ajuda a sair do purgatório, e não de ir para o Céu.
    Claro que, se me disserem que a intenção da primeira oração também é ajudar as almas a ir para o céu, especialmente as que... então aceito que no fundo seja a mesma coisa. Agora porque raio de razão é que as gerações antes da nossa terão rezado sempre de outra maneira? Dá ideia que era a forma original e que mais tarde é que foi alterada, se calhar para ser mais "soft", não sei.

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  18. "Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Cé, principalmente aquelas que mais precisarem." Isto vem nas Memórias da Irmã Lúcia (obviamente escritas pela própria). Confesso que nunca tinha ouvido essa 2ª versão. Mas nesta, quando se refere àquelas que mais precisam, estão implicitas todas as almas do purgatório, bem como as que ainda estão aqui. Se são todas, são todas mesmo.

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  19. Esqueci-me de dizer que a citação anterior são palavras de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na aparição de Junho de 1917.

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  20. Filipe, obrigado pela tua intervenção. Passei a tarde toda com o blogger a "crashar" e só agora pude vir responder.

    O teu esclarecimento dispensa o que eu viria dar, pelo que apenas faço mais alguns acrescentos (lol) ao que já escreveste.

    Guedes pode ser mais bonito, não ser demais, o que quiseres, mas há regras que têm que ser cumpridas. O que seria se cada um resolvesse, na missa, responder como melhor lhe aprouvesse? Teríamos 200 respostas diferentes numa oração? Não faz qualquer sentido, o objectivo é exactamente respondermos todos o mesmo a uma só voz.
    O que seria uns responderem "para honra e glória de Seu nome", outros "para louvor e glória de seu nome", etc.? O caos!
    Estas coisas foram mais do que pensadas, têm séculos e séculos de tradição e não nos cabe a nós adulterá-las só porque achamos mais bonito ou porque é bom dar mais ênfase ao que estamos a dizer. A Igreja sabe muito bem e muito melhor que nós o que é preciso respondermos. Para a tua livre vontade tens os momentos de oração interior que ocorrem durante a missa, em que aí sim podes dar todas as honras e louvores a Deus que te apetecerem, que de facto nunca são demais.

    Filipe, temo que na tua infância tenhas sido vítima de um acrescento. A Mariana tem razão. É como está no livro da irmã Lúcia.

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  21. LOL aguiar LOL

    ao que parece És TU o único a dizer qualquer coisa diferente durante a missa...

    LOL aguiar LOL

    nota: algo está mal, as 200 pessoas de que tu falas ou TU???

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  22. Não Guedes, muito enganado andas tu. Experimenta participar numa missa longe da turminha equipista - vais reparar que serás o único a dizer diferente no meio das 200 pessoas.

    Andas a perder humildade, meu caro.

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  23. Caro Guedes, já tenho saudades tuas amigo! Mas não posso deixar de realçar uma coisa: Jesus quando veio ao mundo também se sentiu sozinho...e, no entanto, era Ele que estava certo!! Não é por o Francisco ser o único a dizer de uma certa forma que o faz estar errado. Aliás, o argumento que tu usaste chama-se moda e é muito usado na cultura actual, supérflua e pouco preocupada com o que está certo, antes com o mais cómodo.

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  24. Aguiar, acho que tens toda a razão, mas se saires da turminha equipista, todos dizem como nós, pode ser moda, tar mal dito, mas n foi nas ejns q nasceu esta moda, vai a outra missa e verás!

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  25. Admito que a moda não tenha nascido nas EJNS, mas que pegou na mecha, sem mais nem menos pegou.
    Apesar de ser moda, a maioria ainda reza como deve de ser.

    Tiago, és grande!

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  26. o Filipe é maior que o tiago...

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  27. Por acaso tás enganado. Não há Filipe maior, mas há um Tiago Maior e um Tiago Menor. :p

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  28. Acho que devemos dizer as orações certas na missa, por uma questão de universalidade da oração na Missa!
    Mas já que falamos disso, é TÂO irritante aquelas velhas e o seu "assim seja" a seguia à homilia!! Não sei se é suposto ou não, pelo menos nunca vi em nenhum missal que se devia dizer!

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  29. Dudu: "é TÂO irritante aquelas velhas e o seu "assim seja"

    Aguiar: "quando quem está a responder bem sou eu"

    filipe: " Admito que me irrita um bocado as pessoas que dizem mal as orações"

    sinceramente não percebo como é q vocês se chateiam à séria com isto... é assim tão irritante mesmo?

    para mim, desde que não alterem o sentido da oração e que soe que estamos a dizer todos a mesma coisa... - para dar um sentido universal à oração - tasse bem...

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  30. Duarte, eu por acaso n digo. mas uma grd parte dos equipistas ao teu lado dizem! e são velhos??? tirando o aguiar e silveira...

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  31. Mas a missa não é como as pessoas acham!Tem regras e são pra se cumprir! Se um padre não faz a consagração palavra por palavra como está no Missal a consagração não é feita verdadeiramente!As nossas respostas não são assim tão importantes como a consagração, mas é como o Francisco dizia, tem de ser de uma maneira igual para todos!
    Senão eu no Credo dizia só "Creio em Jesus Cristo". - verdadeiramente chega para resumir o ser cristão, e não lhe tira o sentido, mas não é o Credo...

    Pois Pipos, de facto não são só velhos...há gente muito precoce!ehehe

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