A questão do primado do Papa é um dos principais temas do diálogo entre as várias Igrejas Cristãs. Nenhuma contesta o primado de honra que o Bispo de Roma tem na Igreja universal, mas isto não resolve, até ao momento, a questão relativa à jurisdição desse primado. Para os católicos, o primado do Papa não é apenas de honra, mas de pleno poder de governo.
Pouco depois do início do seu pontificado, Bento XVI fez questão de afirmar que a sua missão enquanto Papa, não é um obstáculo à plena e visível unidade entre os Cristãos. “Que o ministério petrino do Bispo de Roma não seja visto como obstáculo, mas sim como apoio para o caminho rumo à unidade, e nos ajude a realizar quantos antes o desejo de Cristo: Ut unum sint (que todos sejam um)”, disse.
João Paulo II, na encíclica “Ut Unum sint”, de 1995, referiu que a questão do primado do Bispo de Roma implicava “um novo estudo sobre a questão de um ministério universal da unidade cristã”.
Hoje, Bento XVI fez questão de assinalar a “tradição” por detrás da missão de S. Pedro, primeiro Bispo de Roma, sede que viria a ser reconhecida como “a cátedra do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo o seu rebanho”.
A Cátedra do Bispo, na Igreja, é símbolo da missão de ensino e de governo. No caso da Cátedra de Roma, esta representa “não só um serviço à comunidade romana, mas a sua missão de guia de todo o povo de Deus”, como frisou Bento XVI.
In Ecclesia
Olá Mariana. Precisamos falar contigo.
ResponderEliminarfrancisco.aguiar@cgd.pt
sff
ResponderEliminarBjs, já agora.
ResponderEliminarIsto tudo só para teres bués comentários no teu post! ;)
ResponderEliminarViva o Papa!!!
ResponderEliminaro q é q tu queres da mariana, hem?
ResponderEliminarA curiosidade matou o gato!
ResponderEliminarE o segredo é a alma do negócio!
Mete-te na tua vida, calhandra!
safado!
ResponderEliminar