Como já te disse, Medjugorje é um belo sítio onde Nossa Senhora NÂO apareceu! Qual é a dúvida? De resto pode ser um sítio bonito para se ir passear, não há problema nenhum com isso!
Eu digo isto porque oficialmente não há nada reconhecido pela Santa Sé em relação às supostas aparições de Nossa Senhora...
A Conferência Episcopal de Zadar (Bispos da ex-Jugoslávia) pronunciou-se sobre isso há dez anos: "On the basis of the investigations so far it can not be affirmed that one is dealing with supernatural apparitions and revelations."
Até hoje não há nada oficial que confirme as supostas aparições.
Pode-se ir visitar por iniciativa própria Medjugorje, mas a nível paroquial ou diocesano os Bispos não são autorizados a organizar peregrinações lá. Isto porque em 1996 um Bispo francês perguntou à Santa Sé se podia organizar uma peregrinação, ao que lhe foi respondido:
"The result from this in what is precisely said is that official pilgrimages to Medjugorje, understood as a place of authentic Marian apparitions, are not permitted to be organized either on the parish or on the diocesan level, because that would be in contradiction to what the Bishops of former Yugoslavia affirmed in their fore mentioned Declaration.
Kindly accept, your Excellency, an expression of my profoundly devoted affection!
A questão é que enquanto durarem as aparições a Santa Sé não se pode pronunciar sobre o assunto. Mas sabe-se que o Papa João Paulo II quis ir a Medjugorje e até recebeu um conhecido padre de lá, defensor das aparições, e alguns videntes. Neste site que o tiago linkou aqui aparece uma imagem da bênção apostólica que o Papa deu a esse padre com o seguinte texto: "I grant from the heart a particular blessing to Father Jozo Zovko, o.f.m. and I invoke a new outpouring of graces and heavenly favors, and the continuous protection of the Blessed Virgin Mary".
Joannes Paulus II.
Sei que nestes casos a Santa Sé tem de ser extremamente cuidadosa e prudente. Mas para o Papa abertamente saudar desta forma quem defende esta mensagem com tanta força, acho que se fosse treta ele não o faria. Já agora uma curiosidade: durante a guerra na Jugoslávia, toda a região de Medjugorje foi bombardeada, menos Medjugorje...
Duarte, Não somos obrigados a acreditar que Nossa Senhora apareceu e aparece em Medj. Também não somos obrigados a acreditar que tenha aparecido em Fátima, apesar dos Papas acreditarem que sim (pelo menos é o que parece). Daí a dizer com tanta certeza que ela não apareceu... calma. O meu tio, o Pe. Peter, que não é nada dado a estas coisas, acreditem, esteve em Medj e testemunhou alguns eventos muito tocantes. Há um que me contaram que é espantoso, de um Padre que foi lá, muito céptico, e que por uma razão ou outra levava uma hóstia consagrada consigo, à volta do pescoço, mas dentro da camisa. A dada altura, quando se deu uma das aparições toda a gente se ajoelhou. Ele tentou mas não conseguia. Ficou de pé, um pouco consternado, mas por mais que tentasse não se conseguia ajoelhar. No fim, a vidente veio ter com ele e disse que N. S. lhe tinha mandado dizer que o Seu Filho nunca se ajoelhava diante dela, mas sim ela diante dEle.
Uma das coisas que me pergunto imensas vezes é: Porque já houve tantas aparições de Nossa Senhora e nos "meus tempos" nunca apareceu... pelos vistos tá a aparecer.
M acho que a nossa 1ª reacção a qq suposto aparecimento é não acreditar e dizer q é tanga.
A Santa Sé, provalvelmente, está a estudar mto a sério este "caso" e cm disse a Mariana o Papa JPII recebeu videntes... e as histórias todas q se ouvem são arrepiantes, por isso provavelmente será reconhecido em breve. Mas por não ter sido ainda reconhecido, acho que não podemos afirmar que não existem...
Alguém sabe como foi e quando foi reconhecida a aparição de Nossa Senhora em Fátima, quantos anos demorou?
Não sei ao certo, mas já imagino o Bispo Duarte a ameaçar os pastorinhos e a dizer que iam ser queimados em azeite se não confessassem que era tudo mentira... não é Duarte?! ÉS MAU!!
Para quaisquer aparições serem aprovadas oficialmente pela Igreja é necessario terem acabado. Em Medjugorje Nossa Senhora continua a aparecer todos os meses, o que torna este processo bastante difícil...
13-10-1921 - É Permitida a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha das Aparições.
06-03-1922 - A Capelinha das Aparições é destruída, sendo restaurada um ano depois.
03-05-1922 - Provisão do Bispo de Leiria, mandando instaurar o processo canónico sobre os acontecimentos de Fátima.
26-06-1927 - O Bispo de Leiria preside, pela primeira vez, a uma cerimónia oficial na Cova da Iria, depois da bênção das estações da Via-Sacra, desde o Reguengo do Fetal (11 Kms).
13-05-1928 - Lançamento da primeira pedra da Basílica.
13-10-1930 - Pela Carta Pastoral "A Divina Providência", o Bispo de Leiria declara "dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria" e permite oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima.
Os videntes dizem que Nossa Senhora lhes fala todos os dias 25. Esta é a última mensagem:
Mensagem de 25 de Maio de 2006 "Queridos filhos, também hoje vos convido a por em prática e a viver as mensagens que vos dou. Decidam-se pela santidade pequeninos filhos e pensem no paraíso. Só assim terão paz nos vossos corações, paz que ninguém poderá destruir. A paz é um dom que Deus vos dá na oração. Pequeninos filhos procurem e trabalhem com todas as vossas forças para que a paz triunfe nos vossos corações e no mundo. Obrigado por terem respondido ao meu chamamento."
Silveira: tive a ler o teu link. Esse tipo de seitas nos USA é de facto uma praga. Já perceberam pq é q a igreja tem sido muito cuidadosa relativamente à existência de alguns movimentos: é que correm sempre o risco de resvalar para a heresia (aqui incluo desde a pura aldrabice até à verdade com retoques). É fácil aproveitar-se destas coisas. Mas bem sabemos que o trigo e o joio andam juntos...
Saint: se o teu tio já lá foi, talvez não fosse mal uma conferência sobre o tema. Até podia ser organizadas pelos senzas e santiagrinos.
Só sei que a Santa Sé diz. Se proibe os Bispos de organizarem peregrinações lá deve ter pensado nisso. Se se recomnhecer, feliz da vida, também quero ir. E eu nunca disse que a mensagem de Medjugorje é má, atenção.
Pode-se dizer então que tou "ansioso" que Nossa Senhora pare de aparecer, pra se provar que de facto são aparições!:)
Agora sou conotado como inquisidor? Mas eu sou moderno!Tudo a ler o codigoooooooooooooo!!!!Já gostam de mim?
não deixa de ser curioso, de facto: passamos a vida a reclamar (salvo seja) por Deus não fazer nada daquilo que achamos que deve fazer, onde é que estava qd foi preciso, etc., e, se calhar, NS tá ali e afinal achamos que não é. Ou então não está mesmo e nós achamos que está.
Olhem, na Cova de Iria fez muito bem em mandar o Anjo à frente.
Dudu, não acho q sejas o inquisidor. Percebo o q dizes, e há certamente boas razões para a Igreja (ainda) não ter reconhecido as aparições, e proibir os bispos de organizarem peregrinações. Mas quem esperou a autorização da Igreja para ir a Fátima, esteve 13 anos à espera. Felizmente, a 13 de Outubro de 1917, 70 mil pessoas tiveram a Fé suficiente para seguirem 3 crianças até um sítio perdido no meio do nada, e puderam testemunhar o milagre que Deus, por intercessão de Nossa Senhora, operou esse dia. A Fé move montanhas, e mais do q isso, move mesmo bueda people! Claro que é preciso estar atento, e julgo que em Medjugorje é essencial o conteúdo da mensagem. É uma mensagem de amor, segundo critérios de Verdade, e que parece vinda de uma Mãe que nos ama mto. Se não é, pelo menos parece...
Muito obrigado por comentarem os nossos posts! Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que: - não ofendam ninguém - não utilizem palavras rudes ou de baixo nível - não ponham publicidade tipo spam - não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada. Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
Mudjugorje? Medjugorje? Afinal como se escreve?
ResponderEliminarDe qq modo, o link não entra lol
Como já te disse, Medjugorje é um belo sítio onde Nossa Senhora NÂO apareceu! Qual é a dúvida?
ResponderEliminarDe resto pode ser um sítio bonito para se ir passear, não há problema nenhum com isso!
de certeza?
ResponderEliminarPara além de ter aparecido, continua a aparecer... É impressionante ouvir o testemunho de alguém que já lá esteve!
ResponderEliminarEu digo isto porque oficialmente não há nada reconhecido pela Santa Sé em relação às supostas aparições de Nossa Senhora...
ResponderEliminarA Conferência Episcopal de Zadar (Bispos da ex-Jugoslávia) pronunciou-se sobre isso há dez anos:
"On the basis of the investigations so far it can not be affirmed that one is dealing with supernatural apparitions and revelations."
Até hoje não há nada oficial que confirme as supostas aparições.
Pode-se ir visitar por iniciativa própria Medjugorje, mas a nível paroquial ou diocesano os Bispos não são autorizados a organizar peregrinações lá. Isto porque em 1996 um Bispo francês perguntou à Santa Sé se podia organizar uma peregrinação, ao que lhe foi respondido:
"The result from this in what is precisely said is that official pilgrimages to Medjugorje, understood as a place of authentic Marian apparitions, are not permitted to be organized either on the parish or on the diocesan level, because that would be in contradiction to what the Bishops of former Yugoslavia affirmed in their fore mentioned Declaration.
Kindly accept, your Excellency, an expression of my profoundly devoted affection!
+ Tarcisio Bertone"
A questão é que enquanto durarem as aparições a Santa Sé não se pode pronunciar sobre o assunto. Mas sabe-se que o Papa João Paulo II quis ir a Medjugorje e até recebeu um conhecido padre de lá, defensor das aparições, e alguns videntes. Neste site que o tiago linkou aqui aparece uma imagem da bênção apostólica que o Papa deu a esse padre com o seguinte texto: "I grant from the heart a particular blessing to Father Jozo Zovko, o.f.m. and I invoke a new outpouring of graces and heavenly favors, and the continuous protection of the Blessed Virgin Mary".
ResponderEliminarJoannes Paulus II.
Sei que nestes casos a Santa Sé tem de ser extremamente cuidadosa e prudente. Mas para o Papa abertamente saudar desta forma quem defende esta mensagem com tanta força, acho que se fosse treta ele não o faria.
Já agora uma curiosidade: durante a guerra na Jugoslávia, toda a região de Medjugorje foi bombardeada, menos Medjugorje...
Duarte,
ResponderEliminarNão somos obrigados a acreditar que Nossa Senhora apareceu e aparece em Medj. Também não somos obrigados a acreditar que tenha aparecido em Fátima, apesar dos Papas acreditarem que sim (pelo menos é o que parece).
Daí a dizer com tanta certeza que ela não apareceu... calma.
O meu tio, o Pe. Peter, que não é nada dado a estas coisas, acreditem, esteve em Medj e testemunhou alguns eventos muito tocantes.
Há um que me contaram que é espantoso, de um Padre que foi lá, muito céptico, e que por uma razão ou outra levava uma hóstia consagrada consigo, à volta do pescoço, mas dentro da camisa.
A dada altura, quando se deu uma das aparições toda a gente se ajoelhou. Ele tentou mas não conseguia. Ficou de pé, um pouco consternado, mas por mais que tentasse não se conseguia ajoelhar.
No fim, a vidente veio ter com ele e disse que N. S. lhe tinha mandado dizer que o Seu Filho nunca se ajoelhava diante dela, mas sim ela diante dEle.
BEM :0
ResponderEliminarUma das coisas que me pergunto imensas vezes é: Porque já houve tantas aparições de Nossa Senhora e nos "meus tempos" nunca apareceu... pelos vistos tá a aparecer.
ResponderEliminarM acho que a nossa 1ª reacção a qq suposto aparecimento é não acreditar e dizer q é tanga.
A Santa Sé, provalvelmente, está a estudar mto a sério este "caso" e cm disse a Mariana o Papa JPII recebeu videntes... e as histórias todas q se ouvem são arrepiantes, por isso provavelmente será reconhecido em breve. Mas por não ter sido ainda reconhecido, acho que não podemos afirmar que não existem...
Alguém sabe como foi e quando foi reconhecida a aparição de Nossa Senhora em Fátima, quantos anos demorou?
Não sei ao certo, mas já imagino o Bispo Duarte a ameaçar os pastorinhos e a dizer que iam ser queimados em azeite se não confessassem que era tudo mentira... não é Duarte?! ÉS MAU!!
ResponderEliminartoca a investigar Aguiar!
ResponderEliminarSe querem saber de aparições falsas, investiguem as do Escorial, em Espanha.
ResponderEliminarPara quaisquer aparições serem aprovadas oficialmente pela Igreja é necessario terem acabado. Em Medjugorje Nossa Senhora continua a aparecer todos os meses, o que torna este processo bastante difícil...
ResponderEliminarVejam esta triste história... http://www.paroquias.org/forum/read.php?1,16774
ResponderEliminarEm Fátima foi assim:
ResponderEliminar13-10-1921 - É Permitida a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha das Aparições.
06-03-1922 - A Capelinha das Aparições é destruída, sendo restaurada um ano depois.
03-05-1922 - Provisão do Bispo de Leiria, mandando instaurar o processo canónico sobre os acontecimentos de Fátima.
26-06-1927 - O Bispo de Leiria preside, pela primeira vez, a uma cerimónia oficial na Cova da Iria, depois da bênção das estações da Via-Sacra, desde o Reguengo do Fetal (11 Kms).
13-05-1928 - Lançamento da primeira pedra da Basílica.
13-10-1930 - Pela Carta Pastoral "A Divina Providência", o Bispo de Leiria declara "dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria" e permite oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima.
(http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1311)
Os videntes dizem que Nossa Senhora lhes fala todos os dias 25. Esta é a última mensagem:
ResponderEliminarMensagem de 25 de Maio de 2006 "Queridos filhos, também hoje vos convido a por em prática e a viver as mensagens que vos dou. Decidam-se pela santidade pequeninos filhos e pensem no paraíso. Só assim terão paz nos vossos corações, paz que ninguém poderá destruir. A paz é um dom que Deus vos dá na oração. Pequeninos filhos procurem e trabalhem com todas as vossas forças para que a paz triunfe nos vossos corações e no mundo. Obrigado por terem respondido ao meu chamamento."
Silveira: tive a ler o teu link. Esse tipo de seitas nos USA é de facto uma praga. Já perceberam pq é q a igreja tem sido muito cuidadosa relativamente à existência de alguns movimentos: é que correm sempre o risco de resvalar para a heresia (aqui incluo desde a pura aldrabice até à verdade com retoques).
ResponderEliminarÉ fácil aproveitar-se destas coisas. Mas bem sabemos que o trigo e o joio andam juntos...
Saint: se o teu tio já lá foi, talvez não fosse mal uma conferência sobre o tema. Até podia ser organizadas pelos senzas e santiagrinos.
Nossa Senhora em Medjugorje deu 5 meios para a Santidade, que são: oração, jejum, leitura diária da Bíblia, confissão, Eucaristia.
ResponderEliminarAs palavras de Nossa Senhora estão a encarnado nesta página:
http://marsou.planetaclix.pt/outros/medjugorje/nucleo.html
tou mt baralhado com isto tudo...o q fazem agora os 6 a quem Nossa Senhora apareceu/e??
ResponderEliminarSó sei que a Santa Sé diz. Se proibe os Bispos de organizarem peregrinações lá deve ter pensado nisso. Se se recomnhecer, feliz da vida, também quero ir. E eu nunca disse que a mensagem de Medjugorje é má, atenção.
ResponderEliminarPode-se dizer então que tou "ansioso" que Nossa Senhora pare de aparecer, pra se provar que de facto são aparições!:)
Agora sou conotado como inquisidor?
Mas eu sou moderno!Tudo a ler o codigoooooooooooooo!!!!Já gostam de mim?
não deixa de ser curioso, de facto: passamos a vida a reclamar (salvo seja) por Deus não fazer nada daquilo que achamos que deve fazer, onde é que estava qd foi preciso, etc., e, se calhar, NS tá ali e afinal achamos que não é. Ou então não está mesmo e nós achamos que está.
ResponderEliminarOlhem, na Cova de Iria fez muito bem em mandar o Anjo à frente.
Espero mesmo que seja Nossa Senhora, assim a minha pergunta de nunca aparecer desde q tenho memória vai ao ar. VIVA!
ResponderEliminarQuando vamos lá? a caminho da Terra Santa em Março do proximo ano ;)
Dudu, não acho q sejas o inquisidor. Percebo o q dizes, e há certamente boas razões para a Igreja (ainda) não ter reconhecido as aparições, e proibir os bispos de organizarem peregrinações.
ResponderEliminarMas quem esperou a autorização da Igreja para ir a Fátima, esteve 13 anos à espera. Felizmente, a 13 de Outubro de 1917, 70 mil pessoas tiveram a Fé suficiente para seguirem 3 crianças até um sítio perdido no meio do nada, e puderam testemunhar o milagre que Deus, por intercessão de Nossa Senhora, operou esse dia. A Fé move montanhas, e mais do q isso, move mesmo bueda people!
Claro que é preciso estar atento, e julgo que em Medjugorje é essencial o conteúdo da mensagem. É uma mensagem de amor, segundo critérios de Verdade, e que parece vinda de uma Mãe que nos ama mto. Se não é, pelo menos parece...