S.Tomás de Aquino, um grande santo e conhecido pelo "doutor angélico" rezava esta oração de manhã em frente ao crucifixo:
Concedei, Deus misericordioso, que tudo o que vos agrada, eu ardentemente o deseje, prudentemente o busque, verdadeiramente o reconheça e perfeitamente o conclua.
Para louvor e glória do Vosso nome ordenai, Deus meu, a minha vida. Concedei que eu reconheça o que de mim desejais.
Concedei-me, Senhor Deus meu, que eu não fraqueje nos momentos de prosperidade ou de adversidade, para que não seja exaltado nos primeiros, nem abatido nos segundos.
Que eu não me alegre em nada, a não ser que me conduza a Vós, nem me entristeça de nada, a não ser que me afaste de Vós. Que eu não deseje agradar ninguém, nem tema desagradar a alguém, senão Vós.
Que todas as coisas transitórias, Senhor, sejam inúteis para mim, e que todas as coisas eternas sejam sempre estimadas por mim.
Que toda a alegria sem Vós me seja pesada, e que eu não deseje nada mais fora de Vós.
Que me delicie, Senhor, todo o trabalho por Vós e me aborreça todo o repouso sem Vós.
Concedei-me, meu Deus, que dirija o meu coração para Vós. E que nos meus falhanços, eu sinta remorso pelos meus pecados, sempre com propósito de emenda.
Fazei-me, Senhor Deus meu, submisso sem contradição, pobre sem desânimo, casto sem corrupção, paciente sem murmuração, humilde sem fingimento, alegre sem frivolidade, maduro sem melancolia, ágil sem insolência, temente sem desespero, verdadeiro sem duplicidade, activo nas boas acções sem presunção, corrector do próximo sem arrogância e que, sem hipocrisia, o edifique pela palavra e pelo exemplo.
Concedei-me, Senhor Deus, um coração vigilante, que nenhum pensamento caprichoso afaste de Vós; um coração nobre, que nenhum desejo indigno possa degradar; um coração recto, que nenhuma intenção vil possa desviar; um coração firme, que nenhuma tribulação possa vencer; um coração temperante, que nenhuma paixão violenta possa escravizar.
Concedei-me, Senhor Deus meu, inteligência para Vos conhecer, diligência para Vos buscar, sabedoria para Vos encontrar, conversação que Vos agrade, preserverança para Vos esperar e confiança de finalmente Vos abraçar.
Concedei-me as Vossas penas para que agora me aflijam por penitência, as Vossas bênçãos para que no caminho me segurem por graça, e as Vossas alegrias para que na pátria eu as desfrute por glória. Vós que viveis e reinais, Deus, pelos séculos dos séculos. Ámen.
Caro João
ResponderEliminarVenho retribuir a visita que fizeste ao "Que é a Verdade?" e é com muito gosto que o faço, por encontrar um blogue de Jovens, (pelo menos parece-me que sim), tão empenhados na vivência da Fé, e na Igreja.
Louvo o Senhor por vós!
Abraço forte e amigo em Cristo
Joaquim
Caro Joaquim,
ResponderEliminarmuito obrigado pela sua visita ao nosso blog. É realmente um grupo de jovens, que teve a graça de estar presente na escolha do Papa Bento XVI para pastor da Igreja. E pôde viver a felicidade desses tempos de alegria, no coração da própria Igreja.
Já agora deixo aqui o enderço do seu blog, para que todos o possam visitar regularmente, como agora faço:
http://queeaverdade.blogspot.com/
Abraço em Cristo Vivo