terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Lá vai o défice


Crianças açorianas estão a vender computadores Magalhães por cinco euros ou em troca de brinquedos. Segundo a Antena 1, crianças da ilha de S. Miguel - muitas delas oriundas de bairros carenciados e que receberam o portátil nas suas escolas - fazem negócio trocando o computador por dinheiro ou por brinquedos. Algumas delas declararam mesmo que a troca pode ser efectuada por uma bicicleta ou por um carro de esferas. 

Outras pedem entre os 5 e os 30 euros "para a mãe fazer a sua vida, para comer ou só mesmo para brincar". Questionada sobre a questão, a secretária regional da Educação, Maria Lina Mendes, disse à Antena 1/Açores "que, a partir do momento em que os pais pagam o computador, essa responsabilidade passa a ser deles e não da tutela". O Governo pagou cerca de 200 euros por cada Magalhães. in DN

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Papa sem medo


O Papa almoçou este domingo com 150 pobres na comunidade de Sant'Egidio, no bairro de Trastereve, Roma, na sua primeira saída depois do incidente na noite de Natal na basílica de São Pedro, recorda a Lusa.


Na sua primeira saída do Vaticano após ter sido atirado ao chão por uma mulher de 25 anos, alegadamente desequilibrada, Bento XVI colocou à prova o sistema de segurança do Vaticano, que este domingo formou um forte cordão de segurança em redor do Santo Padre, que, no entanto, o rompeu para se aproximar e saudar os presentes, entre os quais muitas crianças.

Esta quebra do protocolo de segurança confirmou as declarações do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que disse que a segurança do Papa não se pode «fechar a 100 por cento», sendo «impensável criar uma muralha entre o Santo Padre e os fiéis».
O Papa foi recebido com fortes aplausos, tendo respondido com sorrisos e acenos e trocou algumas palavras com várias pessoas, em ambiente de cordialidade e alegria.

Esta foi a primeira vez que o Papa fez uma refeição com os mais desfavorecidos, os sem abrigo, imigrantes e indigentes que todos os dias procuram ajuda na comunidade de Sant'Egidio.
Ao lado de Bento XVI estava sentado um refugiado afegão muçulmano xiita de 34 anos. in iol.pt

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Et Verbum caro factum est

V. O Verbo Se fez carne, Aleluia.
R. E habitou entre nós. Aleluia.

R. Hoje o Rei dos Céus dignou-Se nascer de uma Virgem, para reconduzir ao reino celeste o homem que estava perdido. * Alegra-se o exército dos Anjos, porque a salvação eterna se manifestou ao género humano.
V. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. * Alegra-se o exército dos Anjos, porque a salvação eterna se manifestou ao género humano.

Eles bem tentam deitá-lo abaixo...mas o Bento continua

Uma anónima, vestida de encarnado, deitou hoje ao chão o Papa, e um cardeal, na procissão da Missa do galo, na basílica de S.Pedro. A senhora, provando que se encontra em boa condição física, saltou as barreiras de segurança e empurrou o Papa. O video está aqui: Qual é a ideia, desconhecida ginasta?

Nota bem

O Natal é o nascimento duma criança, o resto é um perumenor.

(agora sim...) É Natal


Começa por permanecer nove meses no seio da sua Mãe, como qualquer outro homem, com extrema naturalidade. O Senhor bem sabia que a humanidade necessitava dEle com urgência. Tinha, portanto, fome de vir à terra para salvar todas as almas. Mas não precipita o tempo; vem na sua hora, como chegam ao mundo os outros homens. Desde a concepção até o nascimento, ninguém - a não ser São José e Santa Isabel - percebe esta maravilha: Deus veio habitar entre os homens!


O Natal também está rodeado de uma simplicidade admirável: o Senhor vem sem estrondo, desconhecido de todos. Na terra, só Maria e José participam da divina aventura. Depois, os pastores, avisados pelos Anjos. E, mais tarde, os sábios do Oriente. Assim se realiza o facto transcendente que une o céu à terra, Deus ao homem!

Como é possível tanta dureza de coração, que cheguemos a acostumar-nos a estes episódios? Deus humilha-se para que possamos aproximar-nos dEle, para que possamos corresponder ao seu amor com o nosso amor, para que a nossa liberdade se renda, não só ante o espectáculo do seu poder, como também ante a maravilha da sua humildade.

Grandeza de um Menino que é Deus! Seu Pai é o Deus que fez os céus e a terra, e Ele ali está, num presépio, quia non erat eis locus in diversorio, porque não havia outro lugar na terra para o dono de toda a Criação.
S.Josemaria Escrivá

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Frase do dia

"Como podes amar ao Senhor se amas a farsa e o vinho, as pompas do mundo e suas vaidades enganosas? Aprende a não amar para que aprendas a amar; afasta-te, para poderes acercar-te; esvazia-te, para que possas encher-te de verdade." 

St. Agostinho

"Velai, pois, orando continuamente"

Meu amigo, para agradar a Deus, temos a oração. [...] Acima de tudo, sê assíduo à oração sem a abandonares, como está escrito, porque Nosso Senhor disse: «Orai sempre sem cessar». Sê assíduo às veladas, afasta de ti a sonolência, permanece vigilante dia e noite, sem te desencorajares.

Vou mostrar-te os modos da oração; com efeito, temos a petição, a acção de graças e o louvor; a petição, quando se pede misericórdia pelos próprios pecados; a acção de graças, quando se dá graças ao Pai que está nos céus; e o louvor, quando se O louva pelas Suas obras. Quando estiveres em perigo, apresenta a petição; quando fores provido de bens, dá graças Àquele que tos dá; e, quando estiveres de humor alegre, apresenta o louvor.

Deves apresentar as tuas orações a Deus de acordo com as circunstâncias. Ouve o que dizia o próprio David a todo o momento: «No meio da noite levanto-me para Vos louvar, por causa dos Vossos justos decretos» (Sl 118, 62). E, noutro salmo, diz: «Louvai o Senhor do alto dos céus, louvai-O nas alturas» (Sl 148, 1). E diz ainda: «Bendirei o Senhor em todo o tempo; o Seu louvor estará sempre nos meus lábios» (Sl 33, 2). Porque não deves rezar de uma só maneira, mas de acordo com as circunstâncias.

E eu, meu amigo, tenho a firme convicção de que tudo o que os homens pedem com assiduidade, Deus lho concede. Mas aquele que oferece com hipocrisia não é atendido, segundo aquilo que está escrito: aquele que oferece a oração, vire e revire a sua oferenda, para se certificar de que não encontra nela algum defeito, e ofereça-a em seguida, pois de outra maneira a sua oferenda ficará em terra (cf Mt 5, 23-24; Mc 11, 25). E que oferenda é esta, senão a oração? [...] Com efeito, de entre todas as oferendas, a oração pura é a melhor.
Santo Afraate, monge e bispo em Ninive, perto de Mossoul (Iraque)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eu Sobrevivi ao Sismo de 2009 ! (é um grupo no Facebook)

Das melhor réplicas deste tremor de terra foi este video: Após sismo no sótão!

As pérolas dos protagonistas:

"Que é velhinha?" (dirigindo-se à mãe que em sobressalto se tinha levantado)
"Ia meu, meu!" (Tá tudo dito)
"Eu pensei que eram vocês que tavam a fazer cenas" (a mãe??)
"Ah foi? Lindo, chaval." (mais uma vez dirigindo-se à mãe)
"Olha ainda tá a mexer o...coiso" (claro, 5 min depois o pente na parede ainda mexe)
"Juro que nunca senti um tremor de terra." (5 min depois de ter sentido)
"Fez-me lembrar o 2012...não sei porquê." (no 2012 o mundo acaba com um 6.1?)
"Mas a cena é que nós não tamos juntos às placas, certo?" (ya meu, meu)
"Temos é que saber onde foi o epicentro." (temos? bora lá descobrir então)
"Vá baza lá jogar é PES." (e assim a vida volta ao normal)

Mail enviado para o Jornal "i"

Caros Senhores,

A notícia Bento XVI proíbe casamentos entre católicos e não católicos é uma mentira completa. Das duas uma, ou não souberam traduzir a notícia, o que é uma prova de incompetência, ou deliberadamente quiseram criar uma notícia sensacionalista, baseada na mentira, o que é eticamente reprovável.

Em qualquer dos casos, é exigível que se informem sobre a verdadeira notícia e se retratem no vosso jornal. Precisamos de jornalismo sério em Portugal!

Sem outro assunto me despeço.

Com os melhores cumprimentos,
João Silveira

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fiz este comentário noutro blog mas assim fica aqui em acta

Por alturas do referendo, comentava eu num blog de uma católica que defendia o aborto, e ela respondia-me com esta frase:

"o vosso problema é que querem um mundo mais católico, enquanto eu quero um mundo mais feliz."

E achei incrível como é que um católico acha que a doutrina católica e a felicidade das pessoas são coisas diferentes, e quiçá até opostas.

Isto não faz qualquer sentido para mim, que sou católico porque acredito que é através dos ensinamentos de Jesus Cristo, e através da comunhão da Igreja, que o meu coração encontra resposta a todos os seus anseios, e verifico essa crença com a experiência do dia-a-dia.

Se eu desconfiasse minimamente que a felicidade se encontra noutro lado, eu ia para esse lado, já que não sou estupido, quero é ser feliz.

Por isso, que um católico oponha a doutrina católica à felicidade ou à verdade ou ao livre-pensamento ou à racionalidade, não faz sentido nenhum.

Quem mal-diz o Papa, ou a comunhão dos bispos, que ponha os olhos na quantidade de seitas protestantes que existem por aí. Cada cabeça, sua sentença diz o povo, e diz com muita razão. Se cada um for atrás dos seus caprichos, dos seus "achares", do que lhe dá jeito no momento, e da sua subjectividade, cada um terá a sua própria doutrina. Cristo criou a Igreja para nos livrar desse erro, que esse sim nos tiraria liberdade.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

João Senzeira!!

Foi eleito o postante do ano!!!
Nos últimos 50 posts tivémos apenas três senzas envolvidos!
Um post da Domingueira
Um post do Senzhugo
QUARENTA E OITO posts do João "o discipulo amado" Silveira!!!

Muitos parabéns e obrigado por manteres os senzas ligados à máquina!!!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os portas - As pessoas são estranhas

Não sou especialmente fã dos The Doors, e de toda a ideologia que os acompanhou, mas gosto duma música que se chama People are strange. Deixo aqui a letra:

People are strange when you're a stranger,
Faces look ugly when you're alone.
Women seem wicked when you're unwanted,
Streets are uneven when you're down.

When you're strange
Faces come out of the rain.
When you're strange
No one remembers your name
When you're strange.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Discriminação: a palavra mais gasta do nosso tempo

Não sou sportinguista, mas não é por isso que vou deixar de louvar a campanha que foi lançada, completamente contra o socialmente correcto. A notícia está aqui.