terça-feira, 22 de maio de 2012

A morte da formosura - Pat Archbold

A formosura está a morrer. Por mim, defino-a como uma com­binação equilibrada, e mutuamente enriquecedora, de beleza e inocência. Noutros tempos, quase todas as mulheres bonitas gostavam de projectar em público – independentemente dos seus estados de alma – uma imagem de inocência e de virtude. Em geral, esta combinação traz à superfície as melhores qualidades dos homens. Suscita o desejo de defender e proteger. As jovens de hoje não parecem aspirar à formosura, preferindo ser picantes. Quando as mulheres preferem ser picantes a ser formosas, é porque se vêem com determinados olhos; consequentemente, os homens também olham para elas doutra maneira.

A formosura é apreciada. Já o picante é um produto, cujo valor é temporário e destinado a ser usado. Em geral, as raparigas já não querem ser formosas (quando percebem o que isso quer dizer). É uma ironia que 40 anos de emancipação feminina tenham conseguido transformar as mulheres num bem de consumo, numa coisa que se usa e se deita fora. Mas eu ainda tenho a esperança de que a formosura volte a estar na moda, embora me pareça que não será para breve: por cada Taylor Swift, há hoje uma centena de Megan Fox, Lindsay Lohan, Miley Cyrus, etc. Meninas, por favor, recuperem a formosura.

2 comentários:

  1. Sim, sem dúvida, muito verdadeiro! Esperemos que um dia haja resmas de mulheres formosas por este mundo..que através da sua beleza possam ser expressão de Esperança neste mundo!

    Bem hajam!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Diz ele que há poucas senhoras gordas? os números dizem que cada vez há mais obesos em especial nos EUA. Deve estar enganado este senhor.
    Lopes

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com