terça-feira, 7 de outubro de 2014

Para quem acha ridículo acreditar em Anjos


Papa Francisco: Já disseste hoje «bom dia» ao teu anjo da guarda?

papa Francisco afirmou hoje [2.Out.2014], na Missa a que presidiu no Vaticano, que anjo da guarda não é um conceito imaginário, tratando-se antes de um companheiro que Deus colocou no caminho de vida de cada pessoa.

«Todos nós, segundo a tradição da Igreja, temos um anjo connosco, que nos guarda, nos faz ouvir as coisas. Quantas vezes ouvimos dizer: “Isto... deverei fazer assim, isto não resulta, está atento”; tantas vezes. É a voz deste nosso companheiro de viagem», apontou, citado pela Rádio Vaticano.

A homilia de Francisco baseou-se na evocação que a Igreja católica faz a 2 de outubro dos Santos Anjos da Guarda: «Estar seguro de que ele nos levará ao fim da nossa vida com os seus conselhos, e por isso é preciso dar ouvidos à sua voz, não nos rebelarmos».

«A rebelião, a vontade de ser independente, é uma coisa que todos nós temos; é a soberba, aquela que teve o nosso pai Adão no Paraíso terrestre: a mesma. Não te rebeles: segue os seus conselhos», acrescentou.

Para o papa, a vida é uma estrada que se percorre acompanhado, nunca isoladamente: «Ninguém caminha sozinho e nenhum de nós pode pensar que está só», porque existe sempre a companhia dos anjos, palavra de origem grega que significa “mensageiros”.

«E quando nós não queremos escutar o seu conselho, escutar a sua voz, é como dizer-lhe: “Desaparece!”. Afastar o companheiro de caminho é perigoso, porque nenhum homem, nenhuma mulher pode aconselhar-se a si próprio. Eu posso aconselhar um outro, mas não aconselhar-me a mim próprio. É o Espírito Santo que me aconselha, é o anjoque me aconselha», assinalou.

Francisco vincou que a doutrina sobre os anjos não é «fantasiosa»: «Não, é realidade. Aquilo que Jesus, que Deus disse: «Eu envio um anjo à tua frente para que te guartde, para te acompanhar no caminho, para que não te enganes».

«Eu, hoje, farei uma pergunta: como é a relação com o meu anjo da guarda? Escuto-o? Digo-lhe “bom dia”, de manhã? Digo-lhe: «Guarda-me durante o sono”? Falo com ele? Peço-lhe conselho?», disse Francisco.

A homilia terminou com um convite a uma maior proximidade com os anjos: «Podemos responder hoje a esta pergunta, cada um de nós: como é a relação com este anjo que o Senhor enviou para me guardar e acompanhar-me no caminho, e que vê sempre o rosto do Pai que está nos céus».

in snpcultura.org (2.10.2014)

3 comentários:

  1. E deixa de ser ridículo porque o Papa diz, e porque está dito num evangelho?

    alexandre

    ResponderEliminar
  2. @alexandre

    E passa a ser ridículo só porque você não acredita?

    ResponderEliminar
  3. eu não acho ridículo, é o post que refere essa possibilidade.

    quanto às minhas crenças, deixo esse diálogo para com quem eventualmente dialogue, ou pelo menos não tresleie.

    alexandre

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com