Deixamos aqui uma notícia que explica algumas das muitas iniciativas de caridade promovidas pelo Papa Francisco nos últimos meses.
Ao ler isto, lembramo-nos do que disse Jesus: "quando deres algum banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos: e serás bem-aventurado, porque esses não têm com que retribuir-te" (Lc 14, 14).
Reparem também no pormenor em como o Papa se junta com os sem-abrigo à porta fechada, sem que os jornalistas possam entrar.
--------------------------------------
O Papa Francisco visitou 150 sem-abrigos de Roma na Capela Sistina, quando eles foram convidados para um jantar e visita privada no Vaticano.
"Bem-vindos. Esta é a casa de todos e a vossa casa. As portas estão abertas para todos," disse o Papa aos seus convidados sem-abricos, no dia 26 de Março, quando forma convidados para visitar os Museus do Vaticano. Ele disse que esta visita era como um cuidado carinhoso de Deus.
O grupo foi convidado pelo esmoleiro do Papa, o Arcebispo Konrad Krajewski, que está responsável do escritório papel da caridade.
No decurso da visita, os convidados sem-abrico tiveram uma visita guiada pelo Vaticano, passando pela casa Santa Marta onde vive o Papa, assim como por várias galerias nos Museus do Vaticano, culminando na Capela Sistina.
Apesar de as câmeras e fotógrafos terem sido proibidos de entrar, a sala de imprensa do Vaticano disse que o Papa esteve com o grupo durante pelo menos 20 minutos e cumprimentou cada pessoa individualmente com um aperto de mão.
Francisco agradeceu ao Arcebispo Krajewski por levado avante esta iniciativa. Ele disse ao grupo, "Rezem por mim. Estou a precisar de orações de pessoas como vocês," e pediu que o Senhor "os protegesse e os ajudasse no caminho da vida e os fizesse sentir o Seu amor ternorento de Pai."
Depois do encontro com o Papa, os sem-abrigo foram convidados a jantar no restaurante dos Museus do Vaticano.
Antes de irem à Capela Sistina, a visita nos Museus incluiu primeiro uma passagem pelo museus dos carros e depois pela Galerias Superiores - incluindo a Galeria dos Candelabros e a Galeria dos Mapas - antes de visitarem os aposentos de S. Pio V e até a próprio Capela Sistina.
A visita aos museus foi guiada e incluía auscultadores assim como pessoas para os ajudar a carregar os seus objectos pessoais, dado que muitos sem-abrigo levam consigo todas as estas coisas todas as vezes.
A iniciativa foi a última de uma série de outras iniciativas de caridade realizadas pelo Arcebispo Krajewski, por parte do Papa Francisco, desde a sua eleição há dois anos.
Em Novembro passado, o Arcebispo Krajewski conheceu um sem-abrigo que lhe disse que, apesar de ser fácil encontrar uma sandwich em Roma, já não era tão fácil arranjar um sítio para se lavar. Como resultado, o arcebispo mandou remodelar as casas de banho públicas da Praça de S. Pedro para incluírem choveiros e roupa interior lavada para os que mais precisam.
Terminada em Fevereiro deste ano, a iniciativa dos balneários foi aberta juntamente com um serviço de barbearia para os sem-abrigos, que recebem, pelas mãos de estilistas voluntários, estes serviços sem pagar às Segundas-feiras - quando muitos outros barbeiros estão fechados.
Outros actos de caridade incluem a distribuição de sacos-cama em Dezembro para os sem-abrigo, na altura dos anos do Papa, assim como a distribuição de 300 chapéus-de-chuva para os que vivem nas ruas de Roma no mês chovoso de Fevereiro.
No Domingo, o Papa Francisco pediu a 400 sem-abrigo residentes em Roma para o ajudar na distribuição da versão em livro de bolso dos Evangelhos aos fiéis que se juntaram na oração do Angelus, dizendo que receber a Palavra de Deus das suas mãos era um lembrete de que são os pobres que pregam o Evangelho para nós.
Além de oferecer almoço aos sem-abrigo que ajudaram na Praça no Domingo, o esmoleiro do Papa também ajudou a distribuir 1,000 libras de comida para os pobres do bairro Tor Bella Monaca de Roma, com a ajuda do Instituto de Medicina Solidária Onlus.
O Papa Francisco esteve nesse bairro no dia 8 de Março para a sua visita à Paróquia de Santa Maria Madre del Redentore. O arcebispo Krajewski entregou a comida no dia 21 de Março.
in Catholic News Agency
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com