O Arcebispo sírio-católico de Mossul, Kirkuk e Curdistão (Iraque), D. Yohanno Petros Moshe, ordenou três novos sacerdotes num campo de refugiados em Erbil. O sacerdote católico recém-ordenado, Pe. Roni Salim Momika, afirmou que o evento constitui um grande encorajamento de alegria e esperança para a comunidade em que serve.
No passado dia 5 de agosto o Pe. Momika foi ordenado sacerdote, juntamente com os diáconos Emad e Petros, numa igreja pré-fabricada no campo de refugiados Erbil Aishty 2. O novo sacerdote disse: “Sinto-me feliz, muito feliz” pela ordenação no campo de refugiados onde vivem 5500 cristãos, que foram obrigados a fugir de Qaraqosh em Agosto de 2014, quando os terroristas do Estado Islâmico destruíram essa cidade cristã iraquiana.
O sacerdote explicou que foram lembrados os dois anos desse evento, mas que graças à providência divina, agora esta data será recordada também com alegria. “Tivemos que deixar Qaraqosh nesta época, há aproximadamente dois anos, e este tempo foi um desafio e um tempo de tristeza”, relatou.
Este dia, continuou, "antes era um dia de má memória porque o ISIS ocupou Qaraqosh e tornamo-nos refugiados, no entanto agora transformou-se em algo bom, com a nossa ordenação, algo que dá esperança à nossa gente”.
O novo sacerdote afirma que quer dar aos cristãos “força, esperança e coragem para seguirem as suas vidas e estar com os pobres” e com os que sofrem. Na essência, conclui, a sua missão é “levar a Cristo às pessoas”.
adaptado de acidigital
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com