No dia 22 de Dezembro de 1216, com a bula 'Religiosam Vitam', o Papa Honório III, aprovou a Ordem dos Pregadores. Esta é uma ordem mendicante fundada por S. Domingos de Gusmão, daí que os seus membros sejam conhecidos como 'Dominicanos'.
Como ordem mendicante, além da pobreza, adoptou desde o início um estilo de vida itinerante, de modo a melhor evangelizar, pregar e administrar os sacramentos. Além disso, os dominicanos sempre tiveram como características um carácter combativo e a prioridade dada ao estudo e à intelectualidade.
A prova disso é que o maior teólogo de sempre foi dominicano: S. Tomás de Aquino. S. Tomás é chamado o "Doutor Comum" porque não se pode fazer teologia sem fugir ao seu pensamento, de tal maneira foi profunda, e verdadeira, a sua doutrina.
Ao longo destes oito séculos, a Ordem dos Pregadores deu ao mundo muitos santos, como: S. Alberto Magno, Santa Catarina de Sena, S. Vicente Ferrer, S. Pio V (Papa), S. Martinho de Porres ou Santa Rosa de Lima.
Que todos estes santos, e especialmente o fundador S. Domingos, possam interceder para que a Ordem dos Pregadores volte a defender integralmente a doutrina e a tradição católica, tal como aconteceu ao longo dos séculos.
Aqui ficam algumas imagens do Rito Dominicano, que vem directamente de S. Domingos, e que é bastante parecido com o Rito Romano (Antigo):
Quando se fala em "ordem mendicante" esperamos um aspecto modesto, pobre... até mesmo as ir dominicanas são consideradas uma ordem rica e para ricos. Quando um dia encontrei uma irmã e lhe disse que gostava de ordens pobres ela não me negou que a dela não seria das mais pobres. Como podem ser mendicante? Mendicante era São Francisco de Assis
ResponderEliminarGosto especialmente do dálmata a combinar com o preto e branco do hábito. Ele é naturalmente a figura principal.
ResponderEliminar