sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O destino dos mornos, segundo Dante

Logo que entrei ouvi gritos terríveis, suspiros e prantos que ecoavam pela escuridão sem estrelas. Os lamentos eram tão intensos que não me contive e chorei. Gritos de mágoa, lutas, queixas iradas em diversas línguas formavam um tumulto que tinha o som de uma ventania. Eu, com a cabeça já tomada de horror, perguntei:

- Mestre, quem são essas pessoas que sofrem tanto?

- Este é o destino daquelas almas que não procuraram fazer o bem divino, mas também não procuraram fazer o mal. - respondeu o Mestre. - Misturam-se com aquele coro de anjos que não foram nem fiéis nem infiéis ao seu Deus. Tanto o Céu como o inferno os rejeitam.

- Mestre - continuei -, a que pena tão terrível estão esses coitados submetidos para que se lamentem tanto?

- Em poucas palavras: Estes espíritos não têm esperança de morte nem de salvação. O mundo não se lembrará deles, a misericórdia e a justiça ignoram-nos. Deixa-os. Olha, e passa.

E então olhei e vi que as almas formavam uma grande multidão, correndo atrás de uma bandeira que nunca parava. Estavam todas nuas, expostas a picadas de enxames de vespas que as feriam em todo o corpo. O sangue escorria, junto com as lágrimas até os pés, onde vermes doentes ainda os roíam.

Dante Alighieri in Divina Comédia, Canto III

2 comentários:

  1. Não acredito neste relato como verdadeiro, nada o prova. também sou capaz de escrever sobre um inferno inventado por mim, também posso escrever dezenas de páginas, nada do que Dante escreveu é comprovado ter fundamento

    ResponderEliminar
  2. Maria José Martins04 fevereiro, 2023 09:32

    Realmente, para responder ao comentário acima exposto, cada um acredita no que quiser, mas é o próprio Deus que o afirma: "...vós, ó mornos, Eu vomito-vos!"--Apocalipse 3:15,16
    E, para aqueles que procuram a Verdade de todo o coração, também podem verificar o mesmo nos desabafos de Jesus, no "Diário de Santa Faustina", onde Ele afirma que as almas que quase o fizeram desistir, no Horto das Oliveiras, foram precisamente as MORNAS, porque sentiu que o Seu Sofrimento seria aproveitado por TÃO POUCOS!
    E, por isso mesmo, dedica um dia da Sua Novena da Misericórdia, por ESSAS ALMAS TÍBIAS OU MORNAS.

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com