quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

8 coisas que qualquer Católico deveria saber sobre os Anjos

“Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, como um leão a rugir, anda a rondar-vos, procurando a quem devorar.” (1 Pedro 5, 8) 

1) Os Anjos são absolutamente reais 

“A existência de seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de Fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição”. (Catecismo da Igreja Católica 328) 

2) Cada fiel tem um Anjo da Guarda 

O Catecismo cita São Basílio quando diz “ninguém poderá negar que cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protector e pastor para conduzir a sua vida”. (CIC 336) 

3) Os Demónios também são muito reais
  
Todos os anjos foram criados originalmente bons, mas alguns deles escolheram desobedecer a Deus. Estes Anjos caídos são chamados “Demónios”. 

4) Há uma dramática guerra espiritual pelas almas humanas 

Os Anjos e os Demónios estão numa verdadeira guerra espiritual para nos afastarem ou nos aproximarem de Deus. Satanás tentou a Adão e Eva no Jardim do Eden, e os demónios continuam a tentar os homens para afastá-los de Deus.
  
5) São Miguel Arcanjo é o líder do exército dos Anjos de Deus
  
São Miguel é o Arcanjo fiel que lidera os Anjos bons na batalha espiritual contra os Anjos decaídos. O seu nome significa “Quem como Deus?”, que representa a sua fidelidade a Deus quando os Anjos se rebelaram. 

6) Satanás é o líder dos Anjos caídos
  
Como todos os Demónios, Satanás era um Anjo bom que decidiu afastar-se de Deus. Nos Evangelhos, Jesus resiste as tentações de Satanás (Mt 4), chamando-o "pai da mentira”, “assassino desde o princípio” (Jo 8, 44), e disse que Satanás só veio para “roubar, matar e destruir” (Jo 10,10). 

7) Também nós estamos numa batalha espiritual quando rezamos ou temos práticas espirituais
  
O Pai Nosso inclui o pedido “livrai-nos do mal”. A Igreja também nos motiva a rezar a oração a São Miguel Arcanjo escrita pelo Papa Leão XIII. O jejum também é considerado tradicionalmente como uma arma espiritual.  A melhor maneira de lutar contra as forças demoníacas é viver segundo os ensinamentos de Cristo e da Igreja. 

8) Muitos santos lutaram, inclusive fisicamente, contra os Demónios 

Alguns santos lutaram fisicamente contra os Demónios, outros ouviam uivos, rugidos, criaturas assombrosas que apareciam, que incendiavam as coisas, etc. Vale a pena ler as incríveis histórias de Santo Antão, Padre Pio, Santa Gemma Galgani, São Cura D’Ars e Santa Teresa D’Ávila.

adaptado de Churchpop

1 comentário:

  1. Maria José Martins09 janeiro, 2021 11:55

    Qualquer Católico?!
    Já ouvi HOMILIAS--públicas--de Sacerdotes bem conceituados a dizer que "o diabo" somos nós uns para os outros, e o Inferno é AQUI, neste mundo! E não há muito tempo! E já não falo das Possessões malignas, onde quase tudo é reduzido a depressão ou doença mental...ao contrário do que ouvi de alguns Psiquiatras, que humildemente reconheceram, que aquilo, que perturbava a doente, ultrapassava a CIÊNCIA!
    Ora, quem nega o diabo...também pode negar o Anjo da Guarda, pois, sem o DIABO, o Seu trabalho--do Anjo da Guarda-- é quase desnecessário, embora saibamos que a nossa humanidade também tem grande influência, na escolha entre o BEM e o Mal nas nossas decisões!
    E o mal, aqui, são os FUNDAMENTLISMOS existentes nos dois lados...
    Nem só CIÊNCIA...nem só FALTA DE FÉ!!

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com