Tuy, 1-12-1940
Revmo. Senhor Padre Superior,
Muito obrigada pela carta que fez o favor de me escrever de Braga. Gostei muito da inspiração que teve para a renovação da consagração de todas as dioceses e freguesias ao Imaculado Coração de Maria. Isso é muito agradável ao Nosso bom Deus e ao Coração da nossa tão querida Mãe do Céu.
Mas, apesar de tudo, o Coração do nosso bom Deus e da nossa boa Mãe do Céu continuam tristes e amargurados. Portugal, na sua maioria, não corresponde às suas graças, nem ao seu amor. Lamentam-se com frequência da vida pecaminosa da maioria do povo, mesmo daqueles que se dizem católicos práticos. Mas sobretudo queixam-se muito da vida tíbia, indiferente e comodista da maioria do clero, religiosos e religiosas.
É pequenino, muito limitado o número das almas com quem se encontra no sacrifício e na vida íntima no amor. Estas confidências rasgam-me o coração, sobretudo por ser eu do número dessas almas infiéis. Nosso Senhor não se retrai de me aí pôr, mostrando-me a montanha das minhas imperfeições, que eu reconheço com imensa confusão...
Apesar de tudo isto, Nosso Senhor continua a comunicar-se à minha alma. Parece preocupado com a sorte de algumas nações e deseja salvar Portugal. Mas ele é também muito culpado. Se me não engano, dizia-me Nosso Senhor na quinta-feira, às 11 da noite: Se o Governo português, em união com o Episcopado, ordenasse, para os próximos dias de carnaval, dias de oração e penitência, com preces públicas pelas ruas, suprimindo as festas pagãs, atrairiam sobre si e sobre a Europa graças de paz.
Se V. Rev.ª puder fazer alguma coisa neste sentido, aí vai, se para isso precisar fazer algum uso desta carta, o meu consentimento. Desculpe-me tanta maçada.
De V. Rev.ª ínfima serva,
Maria Lúcia de Jesus, R. S. D
Se na época em que a irmã Lúcia escreveu essa carta a situação já estava assim, imagine hoje!!! Aqui no Brasil, então, nem se fale! As pessoas ficam anos sem se confessar e comungam normalmente como se não estivessem fazendo nada de errado. Algumas casos preocupantes. Escândalos no clero: um bispo foi preso recentemente por desviar dinheiro das paróquias para uso próprio; saindo desse escândalo e passando para o comportamento geral do clero, sabemos que existem comportamentos sexuais ilícitos por parte do clero. Só para terminar cito um exemplo referente ao povo em geral: em minha cidade na Sexta-feira Santa acontece todo ano uma grande rave (festa de música eletrônica), onde as pessoas fazem uso de muita bebida alcoólica, uso de muita droga e onde ocorre muito sexo livre. E aí eu pergunto: como uma cidade desta poder esperar as bênçãos de Deus?
ResponderEliminar