Como as Igrejas mais antigas da Itália foram construídas com a entrada ad orientem, a missa era celebrada "versus populum" porque o povo estava nessa direção. Nas igrejas medievais e renascentistas, teve-se o cuidado de construir o altar ad orientem, de maneira que a posição ad orientem do sacerdote coincidisse agora em estar de costas para o povo para que quer o povo quer o sacerdote estivessem voltados na mesma direção. Mas as missas celebradas pelos papas na basílica de São Pedro sempre foram "versus populum", mesmo antes do CVII, porque a orientação do sacerdote não é "voltado para o povo" nem de "costas para o povo". O povo não é no foco da missa, mas Cristo (que ressurgirá do oriente). Esse voltar para Cristo às vezes coincide com estar de costas para o povo, mas, mais comummente, o ad orientem coincidiu em estar de costas para o povo. Provavelmente, Pé Pio está a celebrar numa Igreja de fundação muito antiga.
Muito obrigado por comentarem os nossos posts! Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que: - não ofendam ninguém - não utilizem palavras rudes ou de baixo nível - não ponham publicidade tipo spam - não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada. Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
Ele parece rezar versus populum, é isso mesmo?
ResponderEliminarComo as Igrejas mais antigas da Itália foram construídas com a entrada ad orientem, a missa era celebrada "versus populum" porque o povo estava nessa direção. Nas igrejas medievais e renascentistas, teve-se o cuidado de construir o altar ad orientem, de maneira que a posição ad orientem do sacerdote coincidisse agora em estar de costas para o povo para que quer o povo quer o sacerdote estivessem voltados na mesma direção. Mas as missas celebradas pelos papas na basílica de São Pedro sempre foram "versus populum", mesmo antes do CVII, porque a orientação do sacerdote não é "voltado para o povo" nem de "costas para o povo". O povo não é no foco da missa, mas Cristo (que ressurgirá do oriente). Esse voltar para Cristo às vezes coincide com estar de costas para o povo, mas, mais comummente, o ad orientem coincidiu em estar de costas para o povo. Provavelmente, Pé Pio está a celebrar numa Igreja de fundação muito antiga.
ResponderEliminarMuito obrigado pela resposta amigo!
ResponderEliminar