quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A Igreja acreditava no modelo heliocêntrico? Com provas, sim.

Quando se fala do caso Galileu muitos acham que a Igreja Católica defendia que a Terra estava no centro do universo. No entanto, como em toda a sua história, a Igreja não toma posições científicas - quando quer falar recorre ao saber científico da altura.

Eram os próprios astrónomos do século XVII que defendiam um modelo astronómico com a Terra no centro do Sistema Solar e não o Sol. Galileu não estava a falar contra a Igreja, estava a falar contra todos os cientistas.

Isto fica muito claro numa famosa passagem de S. Roberto Bellarmino, o Cardeal Inquisidor que teve várias conversas pessoais e amigáveis com Galileu.

"Se houver alguma prova efectiva de que o Sol se encontra no centro do universo, de que a Terra se encontra no terceiro céu e de que o Sol não gira à volta da Terra, mas a Terra à volta do Sol, teremos de proceder com grande circunspecção na explicação das passagens da Escritura que parecem ensinar o contrário, preferindo admitir que as não compreendemos do que declarar que é falsa uma opinião que se tenha demonstrado ser verdadeira. Por mim, contudo, não acreditarei que tais provas existem enquanto não mas mostrarem."

Carta de S. Roberto Bellarmino a Paolo Foscarini (1615)

O Cardeal Jesuíta S. Roberto Bellarmino foi canonizado e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI em 1930.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com