Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a Fé Católica. Porque
aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por
toda a eternidade.
A Fé Católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas
em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque
uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas
uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória,
coeterna a majestade. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito
Santo.
O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O
Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno,
o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E contudo não são três
eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três
imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é
omnipotente, o Filho é omnipotente, o Espírito Santo é omnipotente. E
contudo não são três omnipotentes, mas um só omnipotente.
Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo
não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o
Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três
senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade crista nos manda
confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião
católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho
procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo
não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho. Não
há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um
só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem
mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são
coeternas e iguais entre si. Em tudo se deve adorar a unidade na Trindade
e a Trindade na unidade. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a
respeito da Trindade.
Mas, para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
É Deus, gerado na substancia do Pai desde toda a eternidade; é homem porque
nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe. Deus perfeito e homem perfeito, com
alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que
o Pai segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, contudo não são
dois, mas um só Cristo. É um, não porque a divindade se tenha convertido
em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade. Um, finalmente, não por
confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.
Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim
também a divindade e a humanidade formam um só Cristo. Ele sofreu a morte
por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos
mortos. Subiu aos Céus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. E quando vier, todos os homens
ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus actos.
E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.
Bem isto mesmo!
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