sábado, 19 de agosto de 2023

A aparição de Nossa Senhora de Fátima no dia 19 de Agosto

Nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, o mês de Agosto foi diferente dos outros porque no dia 13 os Pastorinhos foram feitos prisioneiros. Mas a Mãe de Deus não se deixou intimidar pelos políticos anti-clericais e apareceu mesmo, uns dias depois de dia 13. A data mais provável é o dia 19 de Agosto, que foi o primeiro Domingo depois do dia 13. O local também mudou, desta feita a aparição deu-se nos Valinhos. Eis a descrição feita pela Irmã Lúcia nas suas Memórias:

Andando com as ovelhas, na companhia de Francisco e seu irmão João, num lugar chamado Valinhos, e sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e nos envolvia, suspeitando que Nossa Senhora nos viesse a aparecer e tendo pena que a Jacinta ficasse sem A ver, pedimos a seu irmão João que a fosse a chamar. Como ele não queria ir, ofereci-lhe, para isso, dois vinténs e lá foi a correr. 

Entretanto, vi, com o Francisco, o reflexo da luz a que chamávamos relâmpago; e chegada a Jacinta, um instante depois, vimos Nossa Senhora sobre uma carrasqueira.

 – Que é que Vossemecê me quer? 
– Quero que continueis a ir à Cova de Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês, farei o milagre, para que todos acreditem. 
– Que é que Vossemecê quer que se faça ao dinheiro que o povo deixa na Cova de Iria? 

– Façam dois andores: um, leva-o tu com a Jacinta e mais duas meninas vestidas de branco; o outro, que o leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário e o que sobrar é para a ajuda duma capela que hão-de mandar fazer. 
– Queria pedir-Lhe a cura dalguns doentes. – Sim; alguns curarei durante o ano. E tomando um aspecto mais triste:

– Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas. E, como de costume, começou a elevar-se em direcção ao nascente. 

3 comentários:

  1. Maria José Martins19 agosto, 2020 22:34

    Confesso que cheguei a pensar que Nossa Senhora ia pedir que dessem o dinheiro aos pobres... mas contudo, pediu um Andor em Sua Honra e uma procissão! E isto deu-me uma certa felicidade: afinal, o nosso Povo não está tão mal como muitas vezes querem fazer parecer!
    Nossa Senhora também valoriza as suas festas, e gosta de ser homenageada publicamente.
    Que Deus nos ajude a VOLTAR à pureza desses tempos, onde o Sagrado era Honrado sem preconceitos nem complexos de inferioridade.

    ResponderEliminar
  2. maria José Martins20 agosto, 2022 07:21


    E já lá vão mais de 100 anos e continuamos a dormir!
    Nem os factos, mais do que evidentes, nos fazem parar para refletir um pouco: tanta confusão, tanta ausência de Valores Evangélicos, tanta tragédia natural, ou provocada por mãos criminosas... e, nem assim, acordamos! E a Igreja continua sem apelar à Conversão, salvo raras exceções. Como pode, então, Deus agir, se, a toda a hora, AQUILO, que Ele nos aconselha e proclama, é posto em causa e continua a ser desprezado? E reitero a resposta de Nossa Senhora à Lúcia, quando esta Lhe pediu a cura de alguns doentes: "uns curo, outros não,"É PRECISO QUE SE CONVERTAM AO SENHOR!"
    Ora, se assim é, acho que está aqui a resposta, para o "APARENTE" abandono de Deus e, consequentemente, o nosso maior castigo: se não houver CONVERSÃO, e como Deus não convive com o Mal, ELE afasta-Se, abandonando-nos a nós próprios ou às circunstâncias, e seremos CASTIGADOS pelos nossos PECADOS-- MÁS ESCOLHAS-- porque "onde não está Deus, está o MALIGNO!" Não é isto, que Jesus refere na Sua Palavra?
    Portugal continua a ARDER e, coincidência ou não, neste momento, pois o Verão ainda vai a meio, reparem qual a zona mais atingida por essa calamidade. Precisamente aquela, por onde Nossa Senhora andou, a ZONA CENTRO, muito perto de Fátima!...
    --"Ai Balazar, Balazar, se não correspondes!"--palavras de Jesus à Beata Alexandrina, quase na mesma altura, das Aparições em Fátima, depois de ter lhe anunciado a Sua escolha, para que ela pudesse REPARAR os pecados da Humanidade! E já lá vão 100 anos...

    --"E quem tiver ouvidos para ouvir que oiça!"

    ResponderEliminar
  3. Rosa Bacelar, sobrinha do padre local. Quem diria, Mãe de Deus. Nunca mais se soube nada dela.

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com