Emendémus in melius é o quarto responsório do canto das Matinas do primeiro Domingo de Advento. É também cantado durante a imposição das Cinzas na Missa de Quarta-Feira de Cinzas. O texto é belíssimo e muito apropriado para apelar ao arrependimento pelos pecados e conversão, durante este tempo de Quaresma.
Latim:
Emendémus in mélius, quæ ignoránter peccávimus: ne, subito præoccupáti die mortis, quærámus spátium pæniténtiæ, et inveníre non póssimus. Atténde, Dómine, et miserére: quia peccávimus tibi,
Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et propter honórem nóminis tui, Dómine, líbera nos. Atténde, Dómine,
V. Glória Patri, et Fílio, et Spirítui Sancto. Atténde, Dómine.
Memento, homo, quia pulvis es, et in púlverem revertéris.
Português:
Reparemos o mal que praticámos por ignorância, para que não aconteça que, surpreendidos pelo dia da morte, queiramos fazer penitência, mas já não tenhamos tempo! Ouvi-nos, Senhor, e tende misericórdia de nós, pois pecámos contra Vós.
Auxiliai-nos, ó Deus, nosso Salvador, e, pela honra do vosso nomes, salvai-nos, Senhor. Ouvi-nos, Senhor, e tende misericórdia de nós, pois pecámos contra Vós.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Ouvi-nos, Senhor.
Lembra-te, homem, que és pó e que em pó te hás-de tornar.
É verdade!
ResponderEliminarDaí, a OBRIGAÇÃO de procurar a VERDADE, como nos manda a Palavra de Deus!
"Procura a Verdade, e Ela te LIBERTARÁ!"--João, 8
É por isso, que não entendo, o COMODISMO de muitos Cristãos, relativamente, a certas posições da atual Igreja. O EVANGELHO é tão CLARO...
Amém 🙏
ResponderEliminar