quarta-feira, 5 de maio de 2021

Apelo contra a destruição do Matrimónio por parte da Igreja Alemã


- APELO -
Contra a tentativa de destruição do Matrimónio
por parte do caminho sinodal alemão

5 de Maio de 2021
S. Pii V PapæetConf.

1.      O caminho sinodal alemão, apresentado em 2019, tem-se constituído, ao longo destes dois anos, um terreno fértil para a planificação e a consequente massificação de ideias e teorias claramente contrárias ao Magistério imutável e contínuo da Santa Igreja Católica, fundada pelo Divino Salvador sobre a rocha firme dos Apóstolos (Mt 16, 18). Entre os erros difundidos, constam o ataque declarado ao Sacerdócio, tanto por meio da tentativa de abolição do celibato eclesiástico quanto pela imposição da ordenação de mulheres, e ao Matrimónio, concretamente querendo atacar a união indissolúvel entre um homem e uma mulher, e impondo e equiparando as uniões sodomitas àquele amor que Nosso Senhor Jesus Cristo elevou a sacramento.     

2.      A esse respeito, oCatecismo da Igreja Católicaapresenta«o pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado pela sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole»[1].    

3.      Pelo contrário, o clero alemão, a começar pela hierarquia, salvo raras excepções, afastando-se escandalosamente do ensinamento constante da Igreja, sugere, entre outras coisas, a demolição do Matrimónio, tendo sido convocado, para10 de Maio, um dia de “bênção” para todos os apaixonados, incluindo, como seria de esperar, as parelhas homossexuais, em claro desrespeito do responsumda Congregação para a Doutrina da Fé, de 22 de Fevereiro de 2021, a um dubium sobre a bênção de uniões de pessoas do mesmo sexo. No documento vaticano, tornado público em várias línguas, lê-se que «não é lícito conceder uma bênção a relações, ou mesmo a parcerias estáveis, que implicam uma prática sexual fora do matrimónio (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta por si à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo»[2], sendo reiterado que «a Igreja (…) não abençoa nem pode abençoar o pecado»[3]. Segundo consta, são já mais de 2.500 os sacerdotes, diáconos e demais agentes pastorais associados a esta iniciativa, o que demonstra uma manifesta aversão à Tradição da Igreja e às normas por ela estipuladas.

4.      Segundo o Código de Direito Canónico, o cisma é «a recusa da sujeição ao Sumo Pontífice ou da comunhão com os membros da Igreja que lhe estão sujeitos»[4], incorrendo, desta forma, em excomunhão latæsententiæ todo aquele que o promover. Tudo leva a crer que o caminho sinodal alemão, a cada dia, tende a converter-se num passo para o cisma e a heresia declarada.   

5.      Preocupados com esta lastimável situação, nós Pastores da Igreja Católica e fiéis leigos empenhados na defesa da Verdade da Fé, apelamos ao Santo Padre que tome as devidas medidas para terminar com o caminho sinodal alemão e, se necessário, aplicar as respectivas sanções canónicas aos impulsionadores deste tremendo desvio doutrinal e de comunhão com as Chaves de Pedro.

6.      Por outro lado, convocamos, para o mesmo dia 10 de Maio, uma jornada internacional de oração e de reparação por todas as ofensas e sacrilégios cometidos pelos Pastores desviados da Igreja alemã, apelando a queseja recitada, em público ou em privado, a ladainha do Sagrado Coração de Jesus e, sempre que possível, que seja oferecidaa Santa Missa pro remissionepeccatorum e a Comunhão reparadora.      

 

PRELADOS      

1. Cardeal Joseph Zen, Bispo emérito de Hong Kong    
2. D. Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar deAstana, Cazaquistão     
3. D. Marian Eleganti, Bispo Auxiliar emérito de Coira, Suíça            

SACERDOTES 

4. P. Miguel Coelho, Arquidiocese de Évora, Portugal             
5. P. José Andrade, Arquidiocese de Braga, Portugal               
6. P. Duarte Sousa Lara, Diocese de Lamego, Portugal           
7. P. Manuel Vaz Patto, Diocese de Coimbra, Portugal           
8. P. Hélder Ruivo, Diocese de Aveiro, Portugal            
9. P. Armin Maria Kümin, Ordem da Santa Cruz, Portugal               
10. P. Manuel de Pina Pedro, Diocese de Leiria-Fátima, Portugal               
11. P. Gerald E. Murray, Arquidiocese de Nova Iorque, EUA  
12. P. Tiago Ribeiro e Pinto, Diocese de Setúbal, Portugal       
13. P. SamueleCecotti, Osservatorio Van ThuansullaDottrinaSocialedella Chiesa, Diocese de Trieste, Itália 
14. P. António Alexandre de Oliveira, Diocese de Campo Limpo, Brasil     
15. P. Alfredo Maria Morselli, Arquidiocese de Bolonha, Itália 

ADVOGADOS

16. Ives Gandra da Silva Martins, Advogado
, São Paulo, Brasil
17. Miguel da Costa Carvalho Vidigal, Advogado, São Paulo, Brasil   
18. Luís Filipe Esquível Freire de Andrade, Advogado, Coimbra, Portugal  
19. Carlos Vitor Santos Valiense, Advogado, Bahia, Brasil       

JORNALISTAS E EDITORES
    

20. Marco Tosatti, Jornalista, Roma, Itália   
21. FabioScaffardi, Jornalista, Florença, Itália                 
22. Eugene Rosenblum, Editor-Chefe de Trailway, Rússia       
23. António Carlos de Azeredo, Editor, Porto, Portugal 
24. José Barbosa Soares, Conselheiro Editorial, Porto, Portugal 

     

PROFISSIONAIS DE SAÚDE    


25. Teresa Kaufeler, Médica Psiquiatra, Österreich, Áustria      
26. Joana Luísa Nigra de Castro e Sousa de Noronha, Médica, Lisboa, Portugal
27. Nelson Machado da Silva Lima, Médico Neurocirurgião
, Belém do Pará, Brasil
28. Maria Cabral Martins, Enfermeira, Mestre em Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal          
29. ElzbietaAgnieszka, Enfermeira, Roma, Itália   
30. Salvador Olazabal, Psicólogo,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal               
31. Maria José Côrte-Real Freire de Andrade, Psicóloga, Coimbra, Portugal

PROFESSORESE PROFISSIONAIS   

32. Armando Alexandre dos Santos, Professor Universitário, Licenciado em História e em Filosofia, Doutor pela Universidad de Alicante, Piracicaba, Brasil
33. Michael Hesemann, Historiador e autor,Neuss, Alemanha           
34. StanislawStrutynski, Presidente da Una Voce Rússia, Rússia         
35. Elena Mancini, Docente, Linz, Áustria  
36. Ricardo Luiz Silveira da Costa, Professor Universitário
, Rio de Janeiro, Brasil  
37. Ibsen José Casas Noronha, Professor Universitário, Coimbra, Portugal
38. Pedro Affonseca, Presidente do Centro Dom Bosco e licenciado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil   
39. Álvaro Mendes, Vice-Presidente do Centro Dom Bosco e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasil   
40. Bruno Mendes, Director-Geral do Centro Dom Bosco, Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil    
41. Giuseppe Sorrentino, Professor de Matemática aposentado, Avezzano, Itália  
42. Eduardo Almeida, Licenciado em História pelaFaculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal    
43. João Augusto Lobato Rodrigues, Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Doutorando em Gestão Social, Belém do Pará, Brasil    
44. Alexandra de Almeida Tété, Gestora, Licenciada em Relações Internacionais, Porto, Portugal        
45. Amadeu Fernandes, Engenheiro Mecânico, Viseu, Portugal         
46. CorradoGnerre, Guia Nacional do C3S, Benevento, Itália           
47. Diogo de Campos, Tradutor, Viana do Castelo, Portugal   
48. Luís Ferrand d’Almeida, Licenciado em Guia-Intérprete pelo Instituto Superior de Novas Profissões, Viseu, Portugal      
49. Maria da Graça Poças da Cruz Marcelino, Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, Viseu, Portugal  
50. Maria do Carmo Olazabal, Engenheira Biomédica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal        
51. Maria Francisca Gomes, Designer Multimédia, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Porto, Portugal  
52. Paula Andrea Caluff Rodrigues, Arquitecta, Mestre em Património Cultural e Doutoranda em Comunicação, Linguagem e Cultura
, Belém do Pará, Brasil      
53. Pedro Sinde, Bibliotecário, Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
, Mirandela, Portugal 
54. Miguel Lançós de Sottomayor, Oficial de Marinha
, Lisboa, Portugal      
55. Lara EngeMaggione, Engenheira Agrónoma
, Lisboa, Portugal    
56. Nicolau Pinto Coelho, Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, Portugal      
57. Barbara Lambiase, Gráfica, Diplomada no sector dos Media, Munique, Alemanha    
58. Giuseppina Nigro, Aposentada, Roma, Itália            
59. GiovannaRuggeri, Dona de casa, Lumezzane, Itália           
60. Alessandra Perfetti, Desempregada, Licenciada em Filosofia pela UniversitàdegliStudidi Milano e licenciada em Psicologia Clínica pela UniversitàdegliStudidi Torino, Macerata, Itália                
61. Enrico Donà, pai de 4 filhos, Innsbruck, Áustria      
62. Elena Martinz, mãe de 4 filhos, Innsbruck, Áustria   
63. Mauro Reginato, pai de 2 filhos, Innsbruck, Áustria  
64. Martina Pappagallo, mãe de 2 filhos, Innsbruck, Áustria     
65. GüntherHofer, pai de 2 filhos, Innsbruck, Áustria    
66. FedericaSparpaglia, mãe de 2 filhos, Innsbruck, Áustria      
67. MaurizioSeghieri, pai de 2 filhos, Montecatini Terme, Pistoia, Itália                 
68. Irene Ibellani, mãe de 2 filhos, Montecatini Terme, Pistoia, Itália 

ESTUDANTES
 

69. Afonso de Almeida Tété Machado, Estudante de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal   
70. Francisco José Ferrand d’Almeida, Estudante Universitário, Viseu, Portugal
71. Henrique José Ferrand d’Almeida, Estudante Universitário, Viseu, Portugal
72. Camila Caluff Rodrigues de Lima, Estudante de Direito, Belém do Pará, Brasil



[1] Cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 1601.

[2] Congregação para a Doutrina da Fé, Responsum da Congregação para a Doutrina da Fé a um dubium sobre a bênção de uniões de pessoas do mesmo sexo.

[3]Ibidem.

[4] Cfr. Código de Direito Canónico, cân. 751.


Os interessados em subscrever deverão enviar o nome, a profissão, a área de formação, a cidade e o país para christusvincit2021@protonmail.com

1 comentário:

  1. Maria José Martins05 maio, 2021 16:56

    Diz Jesus:"...Um mal seria, se pela dureza do vosso coração, devesse acontecer, e na Nova Fé, o que aconteceu na Antiga: que se permitisse o repúdio e a ANULAÇÃO do Casamento, para evitar escândalos, criados pela LIBIDINAGEM do homem. Em verdade, Eu vos digo, que cada um deve carregar a sua cruz EM TODOS OS ESTADOS, e também, no matrimonial. E também, em verdade Eu vos digo, que NENHUMA PRESSÃO VOS DEVE SER FEITA, para DOBRAR A VOSSA AUTORIDADE: "NÃO É LÍCITO!", a quem quer contrair novas núpcias, antes que um dos cônjuges tenha morrido. É melhor, EU Vo-lo digo, que a PARTE PODRE SE SEPARE SOZINHA, ou acompanhada pelos seus cúmplices, do que TOLERÁ-LA no CORPO MÍSTICO DA IGREJA, concedendo-lhe uma coisa contrária à Santidade do Casamento, escandalizando os humildes e dando-lhe o ensejo de considerações desfavoráveis à Integridade Sacerdotal, e sobre o valor do seu Poder.
    As Núpcias são um Ato Grave e Santo! E, para mostrar isto, Eu participei de uma festa de Núpcias, e lá realizei o MEU PRIMEIRO MILAGRE. Mas ai deles, se DEGENERAM por LIBIDINAGEM e CAPRICHO!!
    O Matrimónio é um Contrato Natural, entre o HOMEM e a MULHER e, de agora em diante, SERÁ ELEVADO À ALTURA DE UM CONTRATO ESPIRITUAL, pelo qual, as almas de duas pessoas, que se amam, juram servir ao Senhor, em um AMOR recíproco oferecido a Ele, em obediência à Sua Ordem de procriar, a fim de dar filhos ao Senhor."
    "Que por nenhum motivo se separe o que Deus UNIU. E, no caso de uma das partes se separar, Eu aconselho, a que a outra parte CARREGUE A SUA CRUZ COM PACIÊNCIA, MANSIDÃO e FORTALEZA, ao ponto, se SABER MORRER PELA SUA FÉ, e sem ABANDONAR O CÔNJUGE!
    É este o Meu Conselho, para UMA VIDA PERFEITA, no estado matrimonial..." De "O Evangelho como me foi revelado" --Maria Valtorta
    Depois de ter lido esta Passagem, ainda mais consciente fiquei de toda a "BAGUNÇA"--como dizem os nossos irmãos Brasileiros--em que entrou a nossa ATUAL IGREJA!
    Que Deus nos perdoe, mas muitas contas vamos ter que dar a Deus!!
    Bem razão tinham os "antiguinhos", que TUDO SOFRIAM resignados e por Amor a Deus!
    E se Jesus é tão exigente, mesmo para os Casamentos normais, não ACEITANDO NENHUMA DESCULPA, o que diria A TODAS ESSAS ABERRAÇÔES, que a NOVA igreja Alemã nos quer IMPINGIR?!

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