Decapitado durante a perseguição dos católicos pelo Imperador romano Décio, São Dionísio levantou a própria cabeça e pregou um sermão sobre o arrependimento.
Pouco se sabe sobre Dionísio, excepto que foi Bispo de Paris no século III d.C. Ele foi enviado de Itália para converter os gauleses sob o Papa Fabiano, tornando-o um dos "apóstolos dos gauleses".
Juntamente com os santos Rústico e Eleutério, se estabeleceu-se na Île de la Cité, uma ilha no rio Sena. Dionísio e os seus companheiros eram famosos pela capacidade de evangelizar. Eram tão eficazes na conversão de pessoas que os líderes romanos pagãos ficaram alarmados com a perda de seguidores.
O governador romano local ordenou a detenção e prisão do trio. Acabaram por ser decapitados na colina mais alta de Paris, hoje conhecida como Montmartre ou "Montanha dos Mártires".
A tradição conta que, depois de ter a sua cabeça cortada, Dionísio pegou nela e caminhou vários quilómetros desde o topo da colina, pregando um sermão sobre o arrependimento durante todo o caminho. O local onde terminou o seu sermão e realmente morreu foi marcado por um pequeno santuário que hoje é conhecido como a Basílica de São Dionísio, o local de sepultura dos reis de França desde o século X até ao século XVIII.
São Dionísio é o cefalóforo mais famoso - literalmente “portador da cabeça” - descrito na hagiologia. O seu martírio único tornou-se objeto de arte ao longo da história, pintado e retratado em mármore. A sua festa, juntamente com os Santos Rústico e Eleutério, é celebrada no dia 9 de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com