sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Santo André Corsini, Bispo e Confessor

Santo André nasceu no século XIV, no seio de uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini. Nasceu no ano de 1302. Os seus pais, Nicolau e Peregrina, não podiam ter filhos, mas não desistiam, rezavam constantemente por essa intenção, até que receberam essa graça e tiveram um filho, a quem chamaram André.

Os pais fizeram de tudo para o formar bem. Com apenas 15 anos dava tanto trabalho e decepções aos seus pais que a sua mãe chegou a desabafar: “Filho, és de facto aquele lobo que apareceu no meu sonho”. André ficou assustado, não imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que levava, ainda tão novo, decepcionava e feria a sua mãe. Mas a mãe contou-lhe o resto do sonho: “Este lobo entrava numa igreja e transformou-se em cordeiro”.  

André guardou aquilo no coração e, sem a mãe saber, no dia seguinte, entrou numa igreja. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora rezou, rezou, e a graça aconteceu. Ele voltou aos seus valores, começou um caminho de conversão e comunicou ao provincial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. Não se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou se fez um caminho vocacional, mas entrou para a vida religiosa na obediência às regras, na vida de oração e penitência. Ele foi crescendo nessa liberdade, que é dom de Deus para o ser humano.

Santo André pôs-se ao serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Também saía a mendigar para as necessidades da sua comunidade. Passou por muitas humilhações, mas sempre por amor a Cristo.

Foi ordenando sacerdote padre e continuou dando testemunho de Cristo até que foi escolhido para Bispo de Fiesole (cerca de Florença). De início não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença, ficando lá escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e ter sido escolhido um outro para Bispo, por necessidade. 

Mas um Anjo, com feições de criança, apareceu no meio do povo indicando onde estava o santo escondido. Apareceu também uma criança a André que lhe disse que não devia temer, porque Deus estava com ele, e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos.  

Foi com essa confiança no amor de Deus que ele assumiu o episcopado, e foi um santo Bispo. Até que, no dia de Natal em 1373, Nossa Senhora lhe apareceu avisando-o que o seu falecimento estava próximo. No dia da Epifania do Senhor chegou para ao Céu.

Santo André Corsini, rogai por nós!

in Pale Ideas

1 comentário:


  1. Mas como estes testemunhos nos tocam!
    Só que, hoje e infelizmente, quase seria impensável as palavras dessa mãe desesperada terem a mesma repercussão: Sinais dos tempos!
    Rezemos pelos jovens deste século, as grandes vítimas de tanto secularismo e da ausência dos Verdadeiros Valores.
    E é por isso, que nunca se viram tantos suicídios!
    Que Deus tenha Misericórdia, porque eles não sabem o que fazem, e conforte as suas famílias.

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com