sexta-feira, 7 de julho de 2023

16 anos do motu proprio Summorum Pontificum

Com a publicação do motu proprio Summorum Pontificum, há 16 anos, o Papa Bento XVI procurou dar liberdade à Missa Tradicional. Eis duas citações, tiradas de dois dos seus livros, em que o Cardeal Ratzinger defende a ideia de que perseguir a Missa Tradicional é uma grande injustiça e imoralidade:

Sal da Terra (1997)

Eu sou da opinião, para dizer a verdade, que o Rito Antigo devia ser providenciado muito mais generosamente a todos aqueles que o desejam. É impossível ver o que poderia ser perigoso ou inaceitável. Uma comunidade está a colocar o seu próprio ser em questão quando subitamente declara que aquilo que até um momento foi o seu maior e mais santo bem passa a ser estritamente proibido e quando desejar esse bem é considerado indecente. Será que se pode confiar em mais alguma coisa? Não voltará a prescrever amanhã o que prescreve hoje?

Deus e o Mundo (2000)

Para fomentar uma verdadeira consciência em matéria litúrgica, é também importante que a proscrição contra a forma de liturgia em uso válido até 1970 [a antiga Missa em latim] seja levantada. Quem hoje em dia defende a continuação desta liturgia ou participa nela é tratado como um leproso; toda a tolerância acaba aqui. Nunca houve nada assim na história; ao fazer isto, estamos a desprezar e a proscrever todo o passado da Igreja. Como se pode confiar nela actualmente, se as coisas são assim?

1 comentário:

  1. Que Deus o abençoe, por todos estes " posts", que nos elucidam e fazem entender o verdadeiro motivo de tanta trapalhada, que aconteceu e acontece à Igreja, ultimamente.
    Só não vê quem não quer, o porquê de terem afastado Bento XVI...Realmente, a Verdade, por vezes, dói, e ele foi e continua sendo, através dos seus escritos, muito inconveniente, para o projeto em curso.
    Que, pelo menos, aprendamos agora,, e enquanto é tempo e, assim, possamos posicionar- nos do lado certo, porque, daqui para a frente, tudo vai ser cada vez pior.
    Rezemos pelos ignorantes, pois houve também interesse em cegar as pessoas, mas que continuam bem intencionados.

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com