terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Noruega: 500 anos depois, os Monges estão de volta



A Noruega, onde o Luteranismo varreu a Igreja no séc. XVI, é actualmente um dos países mais ateus do Mundo. Muitas ruínas de abadias e mosteiros católicos, destruídos durante a revolta protestante, continuam a dar um testemunho silencioso da fé.

Uma delas é a antiga abadia cisterciense de Munkeby, a norte de Trondheim, onde os monges regressaram, 500 anos depois. A abadia foi originalmente fundada por monges ingleses que viajaram até à Noruega para rezar no túmulo de São Olavo.

Em 2007, a abadia trapista de Cîteaux, em França, decidiu construir um novo mosteiro trapista em Munkeby, conhecido localmente como Munkeby Mariakloster, perto das ruínas da antiga abadia.

Em 2009, a abadia enviou quatro monges para Munkeby, incluindo os seus dois irmãos professos mais jovens. O novo mosteiro não poderia ser construído sobre as ruínas da antiga abadia por razões práticas e históricas, mas os monges encontraram um local adequado a uma curta distância. A igreja do mosteiro foi consagrada no dia 5 de Dezembro.

in gloria.tv

1 comentário:

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com