No ano passado, os monges cartuxos anunciaram que não iriam acompanhar a procura do mercado para os seus produtos, que são principalmente licores e produtos à base de plantas.
A casa-mãe dos Cartuxos é La Grande Chartreuse, perto de Grenoble, em França. Em 1605, os monges de La Grande Chartreuse receberam um misterioso pergaminho que continha a receita do que viria a ser o licor Grande Chartreuse, à base de 130 plantas.
No século XVIII, o Chartreuse verte e o Chartreuse jaune foram produzidos pela primeira vez. Os licores Chartreuse tornaram-se rapidamente um grande sucesso. O Chartreuse jaune ficou conhecido como a "rainha dos licores". Outro produto famoso é o Élixir Végétal.
Actualmente, vivem trinta monges no Grande Chartreuse, mas apenas três deles conhecem o segredo do fabrico dos licores Chartreuse. A venda destes produtos permite apoiar financeiramente o Grande Chartreuse e todos os mosteiros cartuxos do mundo.
Em 2022, a Chartreuse Diffusion, a empresa que comercializa os produtos, vendeu 1,6 milhões de garrafas. Mas depois, em 2023, os cartuxos puseram fim ao "crescimento infinito" e limitaram o volume produzido anualmente a 1,2 milhões de litros, porque a principal tarefa dos cartuxos é a oração solitária.
No entanto, em 2023, os Cartuxos lançaram quatro novos chás de ervas. No futuro, seguir-se-ão produtos de aromaterapia e de fitoterapia.
Os produtos também são vendidos online: https://divinebox.fr/categorie-produit/producteurs/monastere-grande-chartreuse
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com