Nasceu em Roccasecca, próximo de Cassino, no reino de Nápoles, a sul de Itália, na família dos condes de Aquino. Iniciou a sua educação na abadia de Montecassino. Em 1243, em Nápoles, ingressa na ordem dos dominicanos. Estuda pouco depois com o erudito alemão Alberto Magno em Paris (1243-1248) e em Colónia (1248-1252). Volta a Paris, em 1252, iniciando os seus comentários sobre a Bíblia.
Começa a ensinar nesta cidade, sendo nomeado mestre da Universidade em 1257, dois anos depois regressa a Itália. Em 1265 é encarregado de de organizar os estudos da Ordem dos Dominicanos em Roma. Em 1269 volta a Paris ocupando a sua cátedra de mestre de teologia. Em 1272 voltará ainda a Itália para ensinar na Universidade de Nápoles. Morreu em 1274 quando se dirigia ao Concílio de leão.
Começa a ensinar nesta cidade, sendo nomeado mestre da Universidade em 1257, dois anos depois regressa a Itália. Em 1265 é encarregado de de organizar os estudos da Ordem dos Dominicanos em Roma. Em 1269 volta a Paris ocupando a sua cátedra de mestre de teologia. Em 1272 voltará ainda a Itália para ensinar na Universidade de Nápoles. Morreu em 1274 quando se dirigia ao Concílio de leão.
Principais Domínios de Investigação
A obra de Tomás de Aquino é imensa, destacando-se as Sumas. Na Suma Contra os Gentios defende a compatibilidade entre a razão e a fé. Procurou conciliar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo, em oposição à tendência que predominava na época e que adoptava um cristianismo de inspiração neoplatónica. Na Suma Teológica trata da natureza de Deus, da moralidade e da missão de Jesus. Nestas e outra obras deu corpo à visão cristã do mundo que foi ensinada nas universidades até aos meados do século XVII, e nas quais se incluíam as ideias científicas de Aristóteles.
Tomás de Aquino trabalhou as obras de Aristóteles a partir de novas traduções latinas produzidas pelo dominicano Guilherme de Moerbeke (1215-1286). A influência de Aristóteles é tão notória na sua filosofia que esta é também designada como aristotelismo cristão. Para além de Aristóteles tomou como fonte inspiração os trabalhos de Santo Agostinho, Avicena, Averróis e dos neoplatónicos.
Obras
Exposição sobre o Credo; O Ente e a Essência(1248-1252); Compêndio de Teologia (1258-1259); Suma Contra os Gentios; Comentário às Sentenças; Suma Teológica; etc.
Para ler a Suma Teológica clicar aqui
Para fazer o download da Suma Contra os Gentios (e outros livros) clicar aqui
Para ler o livro 'Thomas Aquinas in 50 pages' (inglês) clicar aqui
Estimados companheiros
ResponderEliminarMuito grato pelos vossos artigos. Sobre S. Tomás, em particular, há pouco tempo cruzei-me com um artigo surpreendente: S. Tomás aparece em sonhos a um médico que fazia abortos e... o resto da bonita e impressionante história está aqui: https://padrepauloricardo.org/blog/aborteiro-e-visitado-por-santo-catolico-e-se-converte-em-apostolo-da-vida
Pedro Sinde
Belo testemunho!
ResponderEliminarQue pena, não aparecer aos nossos políticos e, especialmente, a todas as feministas, cuja cegueira é tanta, que nem admitem que estão a incentivar ao crime mais hediondo da Humanidade: contra um ser totalmente inocente e desprotegido, negando-lhe o direito mais fundamental, que é o de nascer, para além da crueldade com que é feito!
E, para completar, com o consentimento das próprias progenitoras, que de mães, não têm nada!
E se a moda pega, como na França, já NADA nem NINGUÉM poderá voltar a contestá-lo, até que Deus venha em socorro dos mais frágeis e abandonados!
Neste momento, somente, ELE nos pode valer, tal a incoerência desta Sociedade, que passa a vida a exaltar o Humanismo e, na prática, procede como os CARRASCOS!