segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A Beleza importa

Entre 1750 e 1930, se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objectivo da Poesia, da Arte e da Música, eles teriam respondido: a Beleza. E se perguntasse o motivo disto, aprenderia que a Beleza é um valor tão importante quanto a Verdade e a Bondade.
 
Mas, no Séc. XX, a Beleza deixou de ser importante. A Arte, gradualmente, focou-se em perturbar e quebrar tabus morais. Não era Beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prémios. Não apenas a Arte fez um culto ao feio, mas também a Arquitectura se tornou desalmada e estéril.
 
E não foi apenas a nossa envolvente física que se tornou feia: a nossa linguagem, música e maneiras, estão cada vez mais rudes, auto-centradas e ofensivas, como se a Beleza e o bom gosto já não tivessem lugar nas nossas vidas.

Roger Scruton in 'Por que a Beleza importa?'

1 comentário:

  1. Nada acontece por acaso, porque.o " projeto" de conspurcar tudo existe na realidade.
    Essa Arte de transformar o Belo e harmonioso em figuras ou.linhas desalinhadas originando formas sem nexo, somente reflete o interior ou o.estado de espírito desta geração cada vez mais caótica.

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com