terça-feira, 21 de março de 2023

Dia de São Bento

Hoje é dia de São Bento, um homem que salvou e renovou a Europa liderando um grupo de homens que ficaram a vida inteira fechados numa cela. Gente ali fechada sem sair à rua, onde é que isto já se viu? O lema da Ordem Beneditina é 'Ora et Labora', que é como quem diz: reza e trabalha porque a vida não está fácil.

A Regra de São Bento tem verdadeiras preciosidades que influenciaram bastante a civilização ocidental. Uma delas é a insistência na importância da humildade:

«O primeiro grau da humildade consiste em que, pondo sempre o monge diante dos olhos o temor de Deus, evite, absolutamente, qualquer esquecimento, e esteja, ao contrário, sempre lembrado de tudo o que Deus ordenou, revolva sempre, no espírito, não só que o inferno queima, por causa dos seus pecados, os que desprezam a Deus, mas também que a vida eterna está preparada para os que temem a Deus.

E, defendendo-se a todo tempo dos pecados e vícios, isto é, dos pecados do pensamento, da língua, das mãos, dos pés e da vontade própria, como também dos desejos da carne, considere-se o homem visto do Céu, a todo momento, por Deus, e as suas acções vistas em toda parte pelo olhar da divindade e anunciadas a todo instante pelos Anjos.»

1 comentário:

  1. S. BENTINHO, o Santo do povo, a quem são atribuídos inúmeros milagres!
    Mesmo, sem grande prática religiosa, conheço muitos, que, na hora da aflição, o invocam e testemunham ser sempre atendidos.
    É, por isso, o Santo padroeiro da minha família.
    O meu pai, que Deus tenha, afirmava que S. BENTINHO nunca lhe negou nenhuma Graça, dai se ter tornado o mais venerado.
    S. BENTINHO, ROGAI POR NÓS!

    ResponderEliminar

Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem

Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.

+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com