segunda-feira, 30 de maio de 2005
FRASE DA SEMANA
Pe Nuno T. de Lemos, O Príncipe e a Lavadeira
Bento XVI em Valência para o ano!!!
Tá tudo dito!!
Cheira-me a mais um encontro Senzas/Providência Divina!!!
Vão pensando no assunto!Eu já vou sonhando com isso, esperando nessa altura estar de férias!!
Mts abraços e beijinhos papais
Para acabar...
Beijinhos e abraços
domingo, 29 de maio de 2005
o que fica...
hoje sinto-me assim...
paz. calma. a pensar em nada.
um bocadinho de Céu dentro de mim.
sinto-me assim...
traz saudades este sítio...
s a u d a d e s.
saudades do sítio, do que lá vivi, de vocês...
do que ouvi e vi...
do que aprendi e me fascinei...
de tudo!
hoje sinto-me assim!
Ponto final no Carrilhão (essa grande obra!)
Um carrilhão é um instrumento musical de percussão; é formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlaados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são dos maiores instrumentos do mundo
Os carrilhões apareceram no século XV na Flandres quando os construtores de sinos conseguiram aperfeiçoar a sua arte de modo a conseguirem que cada sino reproduzisse um tom exacto. Como cada nota é produzida por um único sino, a amplitude musical do carrilhão é determinado pelo número de sinos que este possui. Com menos de 23 sinos (2 oitavas), o instrumentonão é considerado um verdadeiro carrilhão. (chime) Em média, os carrilhões têm 47 sinos (4/5 oitavas), enquanto os maiores possuem 77 sinos (6 oitavas).
Outras considerações que eu não tinha percebido, e acho importante:
"Recorde-se que o financiamento do Carrilhão dos Pastorinhos resulta exclusivamente de patrocínios atribuídos com essa finalidade pelos órgãos autárquicos, empresas e particulares da região." ( in Vida Ribatejana 21-05-03 )
Ou seja, nem quero acreditar que a conversa do dinheiro e do empréstimo não era para o carrilhão, era para todo o complexo!!! Aí acho que todos estavam de acordo que não era dinheiro mal gasto! Portanto o carrilhão foi totalmente OFERECIDO!!
Para além de todas as coisas boas da Igreja, o próprio carrilhão vai ser muito rentável para a Igreja, ora vejamos:
"A igreja consagrada aos pastorinhos de Fátima em Alverca vai abrir, no final do ano, a primeira escola de carrilhão da Península Ibérica. A igreja dispõe de um espaço para o futuro museu do carrilhão e apartamentos para albergar carrilhonistas estrangeiros." ( in DN 03/05/05)
Espero que com esta história do carrilhão aprendamos a lição de, já não digo termos confiança na Igreja, mas pelo menos informarmo-nos minimamente das notícias, e que bem ou mal geridas pelos padres, estas obras não são feitas ao calhas, e muito menos mal intencionadas.
Já agora, vale a pena pensar nisto...
sábado, 28 de maio de 2005
Noticia de última hora
Com muita pena minha venho por este meio comunicar que a Instituição tão querida por nós - Ajuda aos Irmão do Guedes que Sofrem - FALIU... agora foi criada uma nova:
"Ajuda ao Carrilhão do Pd. Firmino que sofre"
agora só nos resta enchugar as lágrimas, ganhar forças e:
1. ir à feira das oportunidades a cascais contribuir comprando uma rifa para tão boa obra -"Ajuda ao Carrilhão do Pd. Firmino" - que vai por os indigenas a cantar o "a 13 de Maio..." (5 de Junho)
2. ir a Alverca ouvir o dito cujo onde foram gastas 500 mil broas... (data a combinar pelo senza Duarte)
Nota: deixo-vos aqui a foto do dito cujo - É composto por 69 sinos, sendo por isso, o segundo maior da Europa mas prevê-se que venha a ter 72... :) ... O Pd. Firmino já está de olho nele...
.
sexta-feira, 27 de maio de 2005
Feira das oportunidades de cascais
o secretariado de cascais está a organizar uma feira de oportunidades, género feira da ladra, para angariar de fundos para o Encontro Internacional e JMJ. gostava mt q viessem contribuir com uns humildes euros para esta causa, em vez de os desperdiçarem na ajuda aos irmãos guedes q sofrem ;) vamos ter livros, cd's, utilidades, inutilidades, a 1, 2 e 3€. msm q achem q já n têm espaço p/pôr + "porcarias" venham para tomar um café e comer um bolinho! boa?
é no dia 5 de junho, domingo, no salão paroquial do estoril (passando a rotunda da escola de hotelaria - sabem onde é ou é chinês? - no sentido cascais viram à direita). está aberta das 11 às 20h.
beijinhos senzásticos
segunda-feira, 23 de maio de 2005
Problema para os Senzas resolverem...
Surgiu-me hoje uma inquietação... pelo menos à primeira vista parece me que efectivamente algo está mal e não faz qualquer sentido principalmente quando o problema é confrontado com esta mensagem do santo padre João Paulo II:
“Ao longo da história, a radicalidade evangélica impeliu tantos discípulos de Jesus a buscarem a pobreza até ao ponto de vender os próprios bens e os dar em esmola. Nesta perspectiva, a pobreza torna-se uma virtude que, além de aliviar a sorte do pobre, se transforma em caminho espiritual graças ao qual ele pode proporcionar a si mesmo a verdadeira riqueza, ou seja, um tesouro inexaurível nos céus (cf. Lc 12, 32-34). A pobreza material nunca é fim em si mesma, mas um meio para seguir Cristo, o Qual, como recorda Paulo aos Coríntios, «sendo rico Se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer pela pobreza» (2 Cor 8, 9).”
PROBLEMA:
1º DADO
Diário de Noticias 21.02.05
“religião Nova igreja de Alverca com carrilhão gigante
A cidade de Alverca vai contar com uma nova igreja, dedicada aos Pastorinhos de Fátima, que tem a particularidade de incluir um carrilhão com 72 sinos, sendo considerado o segundo maior da Europa e o terceiro em todo o Mundo. A inauguração do templo está marcada para 1 de Maio próximo e promete ser uma festa memorável.(...)
Custo total do Carrilhão: 500.000 Euros (100.000 contos)
(20%) 100.000 Euros (20.000 contos) pagos pelo Estado
(40%) 200.000 Euros (40.000 contos) pagos por um empréstimo bancário - Igreja
(40%) 200.000 Euros (40.000 contos) pagos por esmolas e patrocínios - Igreja
FACTOS
- Carrilhão em Alverca custa 17,8% de um Hospital em Cabo Verde;
- Fundação Ajuda à Igreja que Sofre: http://www.fundacao-ais.pt/
Momento "isto-é-óbio-mas-ainda-há-quem-não-acredite"
milagre do Bonifácio
Tou tão contenteeeeee!!! Ontem foi linda a festa, uma misturada com gente que em condições normais me estaria a tentar roubar!!!
Beijinhos e abraços!
domingo, 22 de maio de 2005
:)
(reformulo!... é muito mais verdadeiro assim e criativo à maneira do senzapguedes)
sexta-feira, 20 de maio de 2005
Senhor do descanso,
Estou cansada, Senhor!
um misto de cansaço físico com outro tanto de desgaste moral; falta-me aquela energia que me levanta em cada manhã, aquele olhar positivo sobre a vida.
Olho para trás e vejo um ano de trabalho, muitas vezes intenso, em busca de objectivos e metas que em cada ano me são postos mais além.
Olho para trás e vejo um ano de alegrias e dores, de encontros e querelas, com horas ácidas e momentos serenos, um ano de manhãs revigorantes e noites de insónias.
Olho para trás e vejo as pegadas de um caminho feito contigo, quase sempre lado a lado. De quando em vez, os meus passos afastam-se, mas logo os teus procuram os meus… e continuamos, a dois… apesar de mim.
Como sou fraca, Senhor! Quanta inconstância, quanta incoerência, quanta preguiça, quanto egoísmo!
Como sou vaidosa, Senhor! Quanta presunção, quanto amor próprio, quanto preconceito – tanto convencimento!
Ah! Mas como sou tua! Como cresci neste ano a olhar para Ti! Sim, a olhar-Te, a contemplar a tua vida, a descobrir o que existe entre nós, esse sentimento infindo que tens por mim, que me arrebata e me faz querer seguir-Te, tropeçando, é certo, mas seguindo o sinal da Tua Cruz.
Quero agradecer-Te, Senhor, este cansaço, porque nele está a vida que me deste, com o trabalho, a saúde, a família, os amigos e tudo o mais que me fez sentir amada, protegida, mas, sobretudo, reconhecida por Ti, meu Senhor e meu Deus!
Ámen.
(Rui Corrêa d’Oliveira)
quarta-feira, 18 de maio de 2005
Parabéns!!
O nosso querido Papa João Paulo II faria 85 anos!!
Para além disso faz também um mês que os primeiros senzas começaram a mudar a vida dos romanos!! É verdade, foi já há um mês!!
Mas a chama continua mesmo acesa!!!
Hoje alta festa no Céu!!
Muitos beijinhos e abraços
Senza Du
Senzas forever...
Inês 2 com saudades dos senzas!
segunda-feira, 16 de maio de 2005
Como é que eu fui parar a Roma?!?
O que é que eu posso dizer sobre Roma?... Estive lá uma amostra de tempo, nada q se compare aos vossos 10 dias, mas era mesmo assim q tinha de ser. Se penso na forma como lá fui parar ainda me consigo surpreender. Acho que nunca me tinha acontecido nada tão inesperado. Foi só o tempo de ir tomar banho, de sair para trabalhar e de repente tinha um bilhete de avião para Roma! Desde que o Papa João Paulo II tinha morrido e se começava a falar de conclave que eu tinha grande desejo de ir até Roma. Queria ver o fumo branco a sair da chaminé, o novo Papa a acenar à multidão... Infelizmente não foi possível, mas várias vezes tinha eu repetido à minha mãe que queria ir a Roma, no verão, sei lá, fosse quando fosse. Afinal pregaram-me esta partida e acabei por ir. Não sabia com quem ia estar nem onde, mas – e isso foi o estranho em mim – não me senti uma única vez preocupada nem inquieta. Adorei estar em Roma, até porque acabei por ir a sítios onde nunca tinha ido. A Assis já tinha ido, mas tb acabei por ver coisas novas que adorei e não vou esquecer tão cedo (as caminhadas é que não vou esquecer mesmo!! lolol). Estou muito grata por tudo, por todas as surpresas que tive nesta viagem, todos os recados que Deus me quis transmitir por meio todos os acontecimentos. Tenho pena de não ter estado mais tempo convosco, acabei por vos conhecer tão pouco... Mas espero que possamos ter novas oportunidades!!!
Um grande beijinho a todos!
Senza duvidar da Providência!!!
Ahhhhh, os Senza...........
Acho mesmo um espectáculo!! E daqui a dois dias já vai fazer um mês que lá tivémos!!
Mas os senzas estão tão frescos como no primeiro dia!!!
Depois de muito pensar acerca do nosso grupito e da viagem salta-me uma primeira conclusão à cabeça - a Providência Divina só pode ser Senza!!!É sem dúvida a primeira do grupo!
Parecemos o grupo dos discípulos com o Espírito Santo: sempre que alguns de nós se juntam algo maravilhosos e senza acontece - eu e o João que o digamos!!
Mas é mesmo, não tou a gozar, são coisas que eu nunca pensei- e isto é um ciclo vicioso - quanto maior a fé e a confiança no poder da Providência Divina, mais e melhores coisas nos acontecem!!
Passamos a dar cada vez mais valor às coisas que nos acontecem e a dar sentido às coisas "más" que nos acontecem. Eu, pelo menos, estou assim - cada vez me sinto mais acompanhado e protegido pela Prov Divina!Com Ela somos imbatíveis!!!eheheh
Também quero ver se escrevemos o tal diário em conjunto, depois podíamos publicá-lo aqui!!
Sempre que me lembro de Roma tenho saudades, mas não aquelas saudades neura!! São umas saudades boas, de pensar nos tempos únicos que vivêmos lá e da enorme benção que foi!!
Sinto-me verdadeiramente privilegiado por ter ido e ter ido com vocês, o que se passou lá realmente não foi da terra!!
Tarda nada temos outro jantar de Senzas, preparem-se!!!
Tenho também a partilhar a grande honra que foi ontem ter sido padrinho de Crisma do nosso João!! Fui também padrinho de outra amiga, o que é uma coisa óptima, mas uma responsabilidade extraordinária!!
Lembrei-me muito de Roma por três coisas - 1º-Foi uma cerimónia brutal na Sé, com o nosso DJ Poli, com cânticos, incensos e companhias 2º Foi transmitido pela RTP em directo (aparecemos várias vezes) e 3º A seguir fomos almoçar............SENZA PAGARE!!!!Graças ao patrocínio do Pe Hugo!!
É como eu digo, onde estiverem dois ou mais senzas reunidos em nome da Providência Divina, ela estará connosco!!!!
E tenho dito!!!
P.S - só para ter uma ideia, quantos senzas aqui vão ao Encontro Internacional e às Jornadas?(já estou a antever muitas bençãos.......................................)
Muitos beijinhos e abraços
Graças quero dar-Te, só a Ti Senhor
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa na nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade da nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso.
Antoine de Saint-Exupéry
sexta-feira, 13 de maio de 2005
In O Povo
como tudo começou?
Sábado, houve em minha casa um almoço familiar, com vários tios e primos. Comecei, então, a pedir aos tios patrocínios para a minha viagem a Roma, quando não tinha sequer autorização do meu pai, nem confirmação de estadia garantida em Roma, nem bilhete de avião comprado. Os tios foram generosos e, devo acrescentar, não me esqueci deles lá em Roma! De facto, após ter juntado um montante significativo, disse ao meu pai que a questão financeira já não seria um entrave (assim tão grande) para a minha ida a Roma. Então, após muitas insistências, o meu pai cedeu! Liguei para o João, que me disse que a estadia em Roma ainda precisava de ser confirmada. Por fim, às 6.00 horas da manhã de domingo, o João mandou-me uma mensagem a confirmar que poderia ir, mas que teria de comprar o bilhete de avião, bem como tratar de outros pormenores. Combinámos encontrar-nos na missa das 19.30 de Sta. Isabel, e assim foi! A seguir à missa, o João recomendou-me que comprasse um bilhete de avião pela Internet e que partisse para Roma na 4ª feira, dia 20. Cheguei a casa e já só havia mais uma adversidade a ultrapassar: comprar o bilhete! Supliquei ao meu irmão Zé Frederico (sim, mano, também rezei por ti!) que me emprestasse o cartão de crédito para comprar o bilhete pela Internet e, por volta das 23.30h de domingo, comprei o ansiado bilhete! Porém, em vez de partir no dia 20, decidi partir logo dia 18, 2ª feira! Assim, faltavam apenas 12h para estar a apanhar o avião para Roma!
Nem tive tempo de avisar os meus amigos, nem toda a família! Foi tudo tão rápido! Fiz a mala num instante e 2ª feira, pelo meio-dia, apanhei o avião!
Agora que escrevo, vejo como fui abençoado por Deus só para chegar a Roma! Sim, porque lá tivémos ainda mais graças! E valeu a pena! Obrigado, obrigado, obrigado…
Beijinhos e abraços a todos, com Maria
f á t i m a
ponho-me a andar como eles, sorrio, converso, ando, caminho, sorrio, pergunto mil coisas, quero saber tudo, sorrio. olho à volta a todo instante e de fora apercebo-me das maravilhas que aqueles corações receberam estes dias.
vejo e ouço cada um deles, sorrio.
sorrio quando vejo e apercebo-me do que realmente move milhares de pessoas até àquele sítio, pessoas a pé de evora, lisboa, porto, de todos os cantinhos...
maravilhas do céu e a reacção é... sorrir.
chego a fátima. e já estava mais que no espírito para entrar naquele tão especial sítio. cantico 1, cantico 2, cantico 3, corrente, espiral... saudades... sorrio.. mais saudades... sorrio.
capelinha das aparições não podia ser mais especial aquele espaço, espaço que tem luz, menos luz, sombras, matéria e vazio, onde se sente limites e fronteiras e tem uma forma e movimentos. mas tem MUITO mais que isto... tem Nossa Senhora, tem um silêncio que arrepia e me faz chorar e sorrir... é TÃO ESPECIAL por tudo aquilo que não consigo explicar...
é para mim o sítio onde o Céu toca a terra.
ontem tinha tambem o nosso cardeal José Policarpo que também já me parecia intimo e sorri mal o vi, como se fosse um de voces.
rezei, agradeci, sorri, pedi, fiz silêncio, pensei, sorri, rezei, deixei-me estar, sorri.
21h30. impressionante como ainda encheu mais, quando eu achei que já nao cabia mais ninguem... cada um com uma velinha acesa no escuro da noite. todos a rezarmos o terço. a mesma oração. ao mesmo tempo. Nossa Senhora passa ao meu lado, como nunca tinha passado tão perto... e estava mesmo perto... mesmo ali. so conseguia sorrir, chorar, rezar.
celebramos todos Cristo ressuscitado. mais uma vez todos juntos, milhares de pessoas pelo mesmo.
despedir-me daquele sítio, de tudo o que se passa ali, nunca é fácil... porque é fácil e bom estar ali. sorrio a todos os segundos, estou em paz todos os segundos, estou perto do Céu a todos os segundos, mesmo sem fazer muito por isso.
um adeus a cada um que estive naquelas horas, com quem cheguei lá. um adeus à nossa querida Mãe! e um adeus por Ela a Cristo!
mas um adeus de até já!!
quinta-feira, 12 de maio de 2005
Senzitos a meio gás em Fátima...
tenho imensa pena que não estejamos todos juntos hoje em Fátima...
depois de Roma este seria outro sítio especial.
mas... cá ou lá... JUNTOS NA ORAÇÃO, senzitos!
Eu vou!
Só para não esquecerem...
Queridos Senzinhos!!!!!
Adorei todos os dias em Roma, cada minuto foi especial e muito importante. GRanda Deus!!!!!
ainda hoje recordo a várias alturas do dia, momentinhos de lá....
sou quase a única que ainda não escrevi no nosso blog... e tenho estado desactualizada do que por cá se tem passado, tive agora a ler tudo o que já escreveram e fiquei com saudades de cada um de voces, de cada sorriso!...
deixo aqui (again) aquele obrigada, aquele especial GRAZIE MILLE, a cada um, para nunca se esquecerem, por todas as conversas, atrofios, risadas e orações.
InêsC._obrigada pela tua companhia, mais uma vez unidas em Cristo e não tenho dúvidas que so se fortalece assim!!!!!!! :)
Duarte A.S._meu querido... o que te dizer... adorei mais uma "viagem" em Cristo e para Cristo contigo. nem consigo imaginar estas coisas depois de setembro sem ti! estiveste sempre presente nas minhas ultimas caminhadas!!!! obrigada pelo exemplo!
Peter Light_que bom estar contigo em Roma! obrigada por todas as conversas, exemplos, conselhos, baralhanços, pequenos "discernimentos", etc etc. Rezo por ti!
Vasco Villas_ vasquinhoooooo.... sim... gosto de ti!! muito ou pouco, perguntas tu agora e eu respondo muito! continuo sem perceber esta tua carencia, lol, mas gosto de ti assim miudo! obrigada!
Zé_ esse teu feitio com o meu..... uiiiiiii.... :p gostei muito de puder estar contigo em Roma, fora das tipicas reunioes da asul, jantares da asul, da propria asul e conhecer-te um bocadinho mais!! thanks!
JoãoSilveira_ obrigada pela reserva da minha viagem, pela tua prontidão, tambem um grande exemplo para mim. adorei todos os segundos de roma, nem consigo imaginar se por alguma razão sem razão eu não tivesse ido. e obrigada por todas as risadas e piadolas mesmo quando não se está nem aí, tu tens graça!
MarianaLoureiro_obrigada por tudo o que aprendi contigo, com a tua postura. em resposta a tua mensagem, acho que começou mesmo uma amizade e sem duvida muito verdadeira, porque é em Cristo! até à escola de comunidade, 2F!
MarianaV.S._obrigada pela tua humildade!!!! tambem aprendi contigo! e como dizia a marianaL. espero que tenha começado uma amizade em Roma!
Hugo V.S._4anos na asul e nunca foste a cabo verde. fizeste-me pensar!!!!! obrigada pelo exemplo :) e o.... SILENCIOOOO (com voz rouca e no escuro, ja meio a dormir)
PedroG._ grande Pedro, non stop nas beatices! não ter medo da Paz em Cristo na vida real, tambem aprendo isto contigo!!!! OBRIGADA! nao te eskeças de mim nas tuas orações, nas tuas cunhas do Céu. tambem rezo por ti ;)
Miguel_depois de uma noite inaciana, de um encontro nacional, EM ROMA!!!! que bom! tambem tu presente em algumas das minhas beatices e mesmo sem te conhecer bem, qdo cheguei a Roma, gostei imenso de te ver ali. parece que até já te conhecia bem!!!! Deus sempre activo! obrigada por chamares sempre à razao do momento, foi tudo vindo do Céu!!!!!
Tiago_só de cara mesmo os 16anos... tens um grande coração! "Não tenhais medooooo!", és a esperança dos teus pais e de Deus no seminário,lol. obrigada!! :)
Francisco_nao falei muito ou nada contigo, tive pena, mas se estavas ali era pelo mesmo que eu e so isso faz a diferença. obrigada. (quando comentei este mail com algumas pessoas, surgiu o pensamento que não é muito simpático este meu comentário... mas eu continuo a achar que é... acho que faz mesmo toda a diferença apenas um sorriso de uma pessoa que acredita no mesmo que eu, que vive na mesma Igreja que eu, que um sorriso de alguem que nada tem a ver... obrigada pelo exemplo :)
Bernardo_OBRIGADAAAAAA (com letras grandes mesmo) pelo alojamento, companhia, exemplos, ensinamentos, musicas, amizade, viagem, por todos estes dias! REZO por ti! e até aos Jerónimos! :)
VIVA O PAPA!!! VIVA GESÚ!!!!
quarta-feira, 11 de maio de 2005
Senza... ou não.
Talvez por ter ido a Roma, essas saudades aumentaram.
Por cá... resta-me ser marinheiro em terra ou peregrino não caminhante. E preparar-me para amanhã viajar até ao Santuário....
Entretanto domingo fiz uma coisa que o peregrino não faz, que é ir ao cinema. Fui ver o Reino dos Céus... senza!! Tenho o King Kard eheheh
Depois do filme fiquei com vontade de entrar numa mesquita e... rezar um terço lá dentro na companhia de muçulmanos.
FRASE DA SEMANA
Santa Catarina de Sena
segunda-feira, 9 de maio de 2005
Miguel (quase) esquecido
cá vai...
Louvado sejas Senhor,
Pelo irmão Miguel, na sua paixão pelos Teus mistérios,
E sempre tão expressivo na alegria da descoberta.
Já agora digo qual o motivo que me levou a pensar no Miguel, - foi o facto de ele ter ido à celebração do 1º Sábado de Cascais (convite meu hehe! ou de Nossa Senhora??). fiquei msm mt contente e a minha alegria redobrou ao perceber que ele também estava msm contente por ter participado!
Cântico dos Senzas by Nocas com a colaboração de S. Francisco
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a bênção.
Só a Ti Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De Te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas os teus Senzas,
Especialmente o irmão Bernardo,
Que nos acolheu senza pagare,
Nos dedicou o seu tempo
E nos mostrou S. Francisco.
De Ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Silveira,
Sempre muito humorado,
Que conduziu o grupo.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Duarte,
Que soube discernir a sua vocação,
E é para nós motivo de orgulho.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Tiago, tão genuíno e ingénuo,
E pela irmã Pacheco, sempre aberta
Para Te conhecer melhor.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos irmãos Vasco e Francisco,
Que, mesmo na sua timidez,
São exemplos do Teu amor.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Inês, tão amiga como refilona,
Que me tem acompanhado
Na jornada para Ti.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Guedes na sua determinação
E pelo irmão Zé na sua sinceridade.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Hugo na sua maturidade e dedicação
E pela irmã Mariana, tão humilde como amável.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Pedro, que Te quer servir
Como Tu queres, mas ainda não sabe como.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por Teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a Paz,
Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à Tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-Lhe graças,
E servi-O com grande humildade.
domingo, 8 de maio de 2005
(São) Francisco de Assis
em primeiro lugar quero dizer-vos q gosto mt de vcs!!!
agora vou passar ao q interessa ;) há uns tempos atrás, tinha o meu sobrinho Francisco (de Assis) 4 ou 5 anos, a mh irmã disse mt espantada q ele já sabia rezar a Avé Maria, ao q eu respondi imediatamente "claro q fui eu q lhe ensinei...". infelizmente a mh irmã só vai à missa qdo morre alguém ou às missas da catequese. hj, ao deitar o meu sobrinho, disse-lhe "agr vamos rezar". antes de eu conseguir continuar, pois ia dizer "vamos rezar uma Avé Maria", ele perguntou logo "rezo a S. Francisco de Assis?". claro q fiquei mta contente... pelos vistos as perseguições de S. Francisco n param... mas ainda bem!!! a propósito... li q S. Francisco é Jesus q voltou à terra pobrezinho... engraçado...
um abraço em Cristo
p.s.: Não tenham medo!!! Jesus disse q estaria connosco até ao fim dos tempos!!!
1º sabado de Maio, mês de Maria
Foi curioso que a certa altura me lembrei duma coisa que se passou em Roma! Houve uma igreja qq em roma, onde fomos, que tinha uma imagem lindaaaa de Nossa Senhora, e lembro-me de na altura ter comentado com o Miguel que parecia que Nossa Senhora olhava para nós olhos nos olhos e que me sentia completamente exposto! Pois foi isso que aconteceu ontem outra vez!! Nunca tinha observado (só tinha olhado, o que não é a mesma coisa) a imagem de Nossa Senhora da Igreja de Sta. Isabel mas ontem tava muito perto dela, e senti o mesmo que em Roma! É uma sensação tão estranha...parece que Nossa Senhora vê todas as porcarias que temos cá dentro de nós, mas, ao mesmo tempo, tem um olhar tão doce!
beijinhos e abraços!!!
Momentos de Conversão
Já há bastante tempo que tenho a necessidade de querer sempre mais o amor de Deus. Por isso estou sempre em noites de oração, peregrinações, etc. Estou lá, em tudo o que me possa fazer aproximar de Deus.
A nossa viagem a Roma foi muito mais do que isso... Foi um momento de conversão. Pensava que não podia amar mais a Deus, estava errada. Pensava que Deus não me podia amar mais, estava errada. Em conversas que fui tendo com vocês percebi que, Deus não se deixa ultrapassar em generosidade. Damos-Lhe um pouco de amor e Ele retribui-nos mil vezes mais. Foi o que se passou connosco. O dinheiro que gastámos e o tempo que passámos em Roma, com o propósito de viver este momento da Igreja de Cristo, foi-nos retribuído em graças indescritíveis. Agora só espero estar á altura de Lhe responder ao Seu amor por mim!!
sábado, 7 de maio de 2005
Não tenhais medo
Hoje o Rodrigo Tello, autor do centro para golo, não teve papas na língua: "Pedi a Deus que me ajudasse no cruzamento."
Para completar, o rapaz que marcou o centésimo golo do Sporting esta temporada, Miguel Garcia assumiu sem rodeios que vai "a Fátima várias vezes por ano. Este ano já lá fui quatro ou cinco vezes e tenciono voltar no final da temporada. Sou católico e é normal que o faça."
Note-se que estes dois jogadores estão entre aqueles que os sportinguistas menos simpatias nutriam (até dia 4 de Maio), vulgarmente designados de mal-amados.
É bom que todos, sobretudo figuras públicas, não tenham medo de afirmar publicamente o seu catolicismo.
Contra mim falo
quinta-feira, 5 de maio de 2005
O Crucifixo Bizantino de S. Damião
Senzitos...
Para mim, um dos muitos grandes momentos da nossa Viagem foi sem dúvida a oração diante da Cruz de S. Damião... A Pajela que trouxemos tinha apenas a oração em Italiano que o Senzahugo, e bem, publicou-a aqui no blog. Entretanto, já tenho a oração em Português que considero Belissima:
quarta-feira, 4 de maio de 2005
só pa ver se isto resulta
1,2, 1,2,...
ssssssssssssssssssssssssssssssssom...
ssssssssssssssssssssssssssssssss
ssssssssssssssssssssssssssssssssom...
Senza pedalareee
Ao lá chegar, encostou-a junto a um poste onde já se encontravam dois dos mais castiços exemplares de duas rodas.
Saltou da bicla, olhou à volta e foi á sua vida. Passou pela tenda das galinhas, das cadeiras e móveis de madeira, das camisolas pirateadas de muitas marcas, tendo em mente terminar com um copo de belo tintol na "taberna do jaquim".
De repente, veio-lhe à cabeça que se tinha esquecido de amarrar a sua bicicleta ao poste. Apavorado, dirigiu-se a toda a velocidade, pedindo e rezando encarecidamente a Deus pelo seu bixinho a pedais e... respirou de alívio quando a avistou tal e qual como a deixara.
Cheio de alegria e fé, dirigiu-se logo à Igreja Matriz para agradecer a divina providência.
Chegado à porta encostou a bicicleta junto ao muro lateral da mesma, dirigindo-se apressadamente para o interior, onde se deixou ficar quinze minutos em profunda oração, dando louvores e glórias por Lhe ter livrado do mal.
Quando saiu da Igreja... puft! Nada da bicla! Sumiu-se. Levaram-na.
Moral da História (vejam se descobrem e deixem nos comments lol)
Uns mais senzas que outros
ontem chegou-me aos ouvidos que pelo menos um dos pelegrinis não foi emailado para se registar no blogue.
Entretanto dei-lhe o meu username e password, mas n é a mm coisa.
quem de direito, que verifique a lista de convidados pro blog.
saudações bonifacianas!
habemus mala
beijinhos e abraços!
HABEMUS BLOG!!
Que bom este blog ter finalmente ganho vida!! Hurrayyyyyyy!!!
Agora é que vão ser beatices todos os dias!!
eheh
Rapidamente se vão fartar de mim......ou não!
Espero que os nossos amigos Francisco, Bernardo e Duarte em Roma também contribuam para embelezar este singelo blog!
Por mim vou começar por deixar aqui um texto que acho que ficou no coração de todos os católicos, principalmente nós, que estivemos lá a ouvi-lo em directo e na primeira mão! A homilia da primeira missa do pontificado de Bento XVI, esse grande Papa!!!
http://ae.no-ip.org/noticia.asp?noticiaid=18455
Muitos beijinhos e abraços
terça-feira, 3 de maio de 2005
Roma Again....
Confirmo as providências divinas a que estivemos sujeitos naquela Piu bella cidade que é ROMA. Graças a Deus estive lá e partilho da extraodinária sensação de sermos levados aos ombros de Jesus. ... sem palavras.
pguedes
Carcere
Vamos todos jantar esta sexta-feira... senza pagare!!
por isso talvez seja bom cada um levar qualquer coisa.
De qq modo, o dono da casa que se pronuncie!
abraços
K saudades
Isto sem voces....
obrigado a todos e a cada um em especial pela felicidade e alegria k me trouxeram.
bem estava a precisar e veio-me dar forças para o resto do caminho.
foram rosto de Jesus pa mim, cada um à sua maneira. Obrigado do coraçao. Todos os dias, agora, levo-vos para todo o lado no coraçao. rezem por mim, please.
Beijinhos e abraços
francisco (futuro Sao :) )
senzas
Beijinhos e abraços