D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, reconheceu numa entrevista que, quanto à questão da ordenação sacerdotal de mulheres, “teologicamente não há nenhum obstáculo fundamental”.
O cardeal-patriarca preferiu, porém, não escavar muito assunto, colocando-o nas mãos de Deus: “Se Deus quiser que aconteça e se estiver nos planos Dele acontecerá”. Mas admite que a ordenação de mulheres "é uma igualdade fundamental de todos os membros da Igreja", acrescentando que "é um daqueles problemas que é melhor nem levantar... suscita uma série de reacções".
A entrevista foi dada em Maio à revista da Ordem dos Advogados, mas só agora ganhou repercussão, tendo sido citada pela agência noticiosa Ecclesia e também pelo Vatican Insider, um jornal lançado pelo diário italiano La Stampa. O Vatican Insider diz mesmo que "as declarações feitas pelo cardeal português visam causar a discussão do assunto".
D. José Policarpo foi ordenado padre a 15 de Agosto de 1961, bispo em 1978 e é patriarca de Lisboa desde 1998, sendo criado cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II. Renunciou ao cargo em Fevereiro deste ano. ionline - 06-07-2011
«4. Embora a doutrina sobre a ordenação sacerdotal que deve reservar-se somente aos homens, se mantenha na Tradição constante e universal da Igreja e seja firmemente ensinada pelo Magistério nos documentos mais recentes, todavia actualmente em diversos lugares continua-se a retê-la como discutível, ou atribui-se um valor meramente disciplinar à decisão da Igreja de não admitir as mulheres à ordenação sacerdotal.
ResponderEliminarPortanto, para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cfr Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja.
Invocando sobre vós, veneráveis Irmãos, e sobre todo o povo cristão, a constante ajuda divina, concedo a todos a Bênção Apostólica.
Vaticano, 22 de Maio, Solenidade de Pentecostes, do ano de 1994, décimo-sexto de Pontificado.»
CARTA APOSTÓLICA
ORDINATIO SACERDOTALIS
DO PAPA
JOÃO PAULO II
SOBRE A ORDENAÇÃO SACERDOTAL
RESERVADA SOMENTE AOS HOMENS
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_22051994_ordinatio-sacerdotalis_po.html
Mais claro e transparente não é possivel.
http://jesus-logos.blogspot.com/2011/07/cardeal-policarpo-nao-foi-preciso-ao.html
ResponderEliminarmas qual é a mulher que quer ser sacerdotiza?!
ResponderEliminaralexandra solnado
ResponderEliminarde facto, há muita gente, homem ou mulher, que deveriam ser ordenados, isto é, postos na ordem. a começar pelo bastonário, ou bestonário, dos advogaditos.
ResponderEliminarahah
ResponderEliminarEspero que esta publicação não tenha como objectivo criticar o Sr. D.José Policarpo a quem devemos o maior respeito e admiração
ResponderEliminarSr.Anónimo: não tem
ResponderEliminar