O Papa emérito Bento XVI reviu e comentou a entrevista do Papa Francisco à "La Civiltà Cattolica" e escreveu quatro páginas de comentários. A revelação foi feita pelo Arcebispo Georg Gänswein numa entrevista do programa que a ZDF transmitiu por ocasião do primeiro ano de pontificado de Bergoglio.
“Quando o padre Spadaro entregou a primeira cópia desta entrevista, isto é, deste número (ed. sem esboços) - disse o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário de Bento XVI - o Papa Francisco deu-ma e disse-me para a levar ao Papa Bento. "Veja, a primeira página depois do índice está vazia. Aqui o Papa Bento deverá escrever todas as suas críticas que lhe venham à cabeça durante a leitura e depois você traz-mas."
Portanto levei a entrevista ao Papa Bento e disse-lhe, "o Papa Francisco disse que aqui há uma página vazia; ele pede-lhe que escreva aqui todas as suas reflexões, todos os pontos críticos, todos os sugerimentos, e depois levo-os ao Papa Francisco." Três dias depois disse-me: "Aqui temos quatro páginas" - naturalmente não foram escritas à mão, ele tinha ditado à irmã Birgit - "numa carta, peço-lhe que as entregue ao Papa Francisco." Tinha feito os trabalhos de casa!”
O Arcebispo não fala dos conteúdos das notas, mas acrescenta: "Portanto, ele tinha lido a entrevista e cumprido o pedido do seu sucessor fazendo algumas reflexões e também algumas observações sobre determinadas afirmações ou questões, que pensava que talvez se pudessem desenvolver ainda mais numa outra ocasião. Naturalmente não vos digo sobre que coisas."
in korazym.org
Uma dúvida genuína, que não me resultou claro (talvez não tenha lido com atenção). A revisão do Papa emérito terá sido anterior ou posterior à sua publicação?
ResponderEliminar