A procissão de Corpus Christi tornou-se um dos momentos mais marcantes na vida da Igreja Católica. Desde que esta festa foi instaurada, no século XIII, inúmeras conversões têm acontecido. Corações afastados da vida sobrenatural que, diante do povo de Deus ajoelhado perante o seu Senhor na Sagrada Hóstia, ficam dóceis e convertem-se.
Lembro, por exemplo, o Beato Nicolau Steno, famoso anatomista dinamarquês que se converteu ao Catolicismo em Florença, no século XVII, durante uma procissão de Corpus Christi. Steno é também o fundador da geologia moderna. Ou também Louis de Wohl, conhecido escritor alemão que se converte em Roma, na procissão de Corpus Christi com o Papa Pio XII, já em pleno século XX. Tornou-se um grande romancista de vidas de Santos.
Para além das conversões que ficaram escritas muitas outras foram acontecendo no silêncio, se calhar bem mais perto do que pensamos. O Patriarcado de Lisboa não deve ser excepção e a verdade é que Procissão pela Baixa de Lisboa mantém há anos o seu esplendor.
Fotografias tiradas do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa (Flickr)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com