Reflectindo sobre esta figura de Simeão, o Novo Teólogo, podemos detectar mais um elemento da sua espiritualidade. No caminho da vida ascética que ele propôs e percorreu, a forte atenção do monge na sua própria experiência interior conferiu ao Pai espiritual do mosteiro uma importância fundamental.
Já quando era rapaz, o jovem Simeão tinha encontrado um director espiritual, que o ajudou muito e por quem conservou uma enorme estima, ao ponto de lhe dedicar, após a morte, uma veneração pública.
E eu diria que continua a ser válido para todos - sacerdotes, pessoas consagradas e leigos, e especialmente para os jovens - o convite a recorrer ao conselho de um bom pai espiritual, capaz de acompanhar cada um no conhecimento profundo de si mesmo, e de o conduzir à união com o Senhor, de modo que a sua existência cada vez mais se conforme com o Evangelho.
Para ir para o Senhor, precisamos sempre de um guia, de um diálogo. Não podemos fazer isso apenas com os nossos pensamentos. E este é também o sentido da ecclesialidade da nossa fé: o de encontrar este guia.
Papa Bento XVI in Audiência Geral (16.IX.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com