21 de Fevereiro de
1946, Basílica de São Pedro. No seu trono, S.S. o Papa Pio XII, cercado de
altos prelados. Atmosfera de grande gala, presentes o corpo diplomático e
personalidades vindas do mundo inteiro. O longo cortejo de 32 novos Cardeais
estende-se ao longo da nave central. Dentre eles, um sobressai pela sua
estatura muito elevada e arrebata o entusiasmo dos fiéis, que começam a
aplaudir e a bradar: "Viva o Conde de Galen!"(1)
O Papa havia elevado,
em 23 de Dezembro de 1945, ao cardinalato o Bispo de Münster (Alemanha),
merecidamente célebre por verberar, já nos primeiros anos da Segunda Guerra
Mundial, os crimes nazis, especialmente a perseguição à Igreja e a prática
abominável da eutanásia contra doentes e idosos.(2)
Quem foi essa
personalidade arrebatadora, entusiasticamente aplaudida pelos fiéis romanos?
Por que foi tão importante a sua oposição ao nazismo? Alguns breves dados
biográficos esclarecerão essas questões.(3)
Tradição católica,
ilustre passado, nobre origem
Clemens August conde
von Galen (1878-1946) nasceu em 16 de Março no Castelo de Dinklage em
Oldenburg, Alemanha, como décimo-primeiro de 12 irmãos. Os seus pais foram o
Conde Ferdinand Heribert e Elisabeth, nascida Condessa von Spee. A família, de
antiga cepa católica, deu à Igreja almas de escol como arcebispos, bispos,
clérigos e numerosas freiras.(4) E também ardorosos defensores dos seus
direitos no campo temporal. O Conde Heribert foi um destacado deputado católico
do Zentrumspartei (Partido do Centro) no Reichstag (Parlamento alemão).
No seu lar túmido de
virtudes cristãs, recebeu o jovem Clemens August uma esmerada educação. Frequentou de 1890 a 1894 a escola
jesuítica Stella Matutina em Feldkirch.
Altas virtudes sacerdotais e humanas
Nos dois anos seguintes estudou em Vechta,
onde concluiu a escola. Em 1897, acompanhado pelo seu irmão Franz, frequentou a
Faculdade de Fribourg, na Suíça. Foi ali que resolveu tornar-se sacerdote. Em
1899 ingressou no seminário jesuíta de Innsbruck. Ordenado em 28 de Maio de
1904 na Catedral de Münster, foi nomeado no mês seguinte vigário capitular e
capelão do seu tio, bispo-auxiliar de Münster, Mons. Maximilian von Galen. Em
1906 foi transferido para Berlim, onde se tornou capelão da paróquia de São
Matias. Além dos seus cuidados pastorais, dava aulas de Religião.
No dia 5 de Setembro de 1933, Pio XI(5)
elevou-o ao episcopado, designando-lhe a sede ocupada anteriormente pelo seu
tio. No dia da sua sagração episcopal, 28-10-1933, escreveu dele o Cardeal
Schulte: “Aussi Clement, qu´Auguste” (Igualmente Clemente e Augusto). O novo
bispo de Münster adoptou como lema do seu brasão as palavras “Nec laudibus nec
timore” (Não me movo nem por louvores nem por temor), indicando destarte a
firmeza de seu carácter. A seu respeito escrevia o “Münstersche Anzeiger” de
12-9-1933: “Assinalam o novo bispo altas virtudes sacerdotais e humanas. Como
cura de almas em Berlim, [...] levantou continuamente a sua voz contra a
crescente secularização da vida, exigindo um retorno aos claros princípios da
Igreja Católica.”(6)
Oito meses antes havia o Partido Nacional
Socialista (nazista) galgado o poder. Com sua doutrina pagã da raça ariana
pura, o nazismo iria entrar necessariamente em choque com a Igreja, a qual
começou a perseguir, de início discreta, mais tarde aberta e ferozmente.
Bispo heróico, apelidado “Leão de Münster”
Mons. von Galen logo percebeu os erros
contidos na obra 'Mito do Século XX', de Rosenberg, o ideólogo do partido
nazis. E combateu-os rijamente na sua Carta Pastoral de 19 de Março de 1935,
denunciando o “mito do sangue” de Rosenberg como uma nova religião pagã.
Empolgados com a coragem do seu bispo, os
católicos deram-lhe a alcunha de “Leão de Münster”. Isso se deve não apenas às
suas críticas constantes aos erros nazis, mas sobretudo por três famosos
sermões(7) que proferiu nos dias 13 e 20 de Julho e 3 de Agosto de 1941 na
igreja de São Lamberto, de cujas torres se podem ver ainda hoje penduradas as
gaiolas nas quais apodreceram os restos mortais dos chefes anabatistas.
Desafiando os nazis, condena a eutanásia
A “vitória final” não houve. Com a
capitulação da Alemanha em Maio de 1945 e o processo de Nuremberga, que julgou
os crimes dos principais chefes nacional-socialistas, o nazismo desapareceu
ingloriamente do cenário mundial, deixando atrás de si, a exemplo do comunismo:
morte, escombros e miséria.
No sermão do dia 13 de Julho, criticou o
confisco de mosteiros e conventos, apontando para um “ódio profundo contra o
Cristianismo, o qual querem exterminar”. Dia 20 de Julho, empregou a figura da
bigorna e do martelo: “Actualmente não somos martelo, mas bigorna. A bigorna
não pode e nem precisa rebater. Ela precisa apenas ser firme e dura“. No dia 3
de Agosto, denunciou o crime da eutanásia, praticado em pessoas idosas,
paralíticas e com doenças incuráveis.
A reacção suscitada por este sermão foi
imensa. Altos funcionários do partido nazi exigiam que se movesse um processo
contra o bispo e o enforcassem numa praça pública de Münster. Goebbels, o
ladino ministro da propaganda, percebeu que tal medida alienaria do esforço de
guerra os católicos de toda a Alemanha. E recomendou a Hitler que deixasse o
“acerto de contas” para depois da “vitória final”. Ele teve de viver com essa
espada de Dâmocles sobre a sua cabeça e a aceitou heroicamente, sem recuar.
O alemão ideal, orgulho da Alemanha
Depois de receber o chapéu cardinalício,
Mons. von Galen ficou ainda alguns dias em Itália, visitando soldados alemães
em diversos campos de concentração. Em meados de Março esperava-o em Münster
uma acolhida triunfal. Deus, porém, tinha outros planos para o seu “Leão”.
Acometido por uma apendicite aguda, faleceu na tarde do dia 22 de Março de
1946.
No sermão fúnebre, o Cardeal Frings
salientou que, enquanto houvesse uma diocese em Münster, Mons. von Galen seria
o seu adorno. E acrescentou: “Enquanto houver uma história do povo alemão, ele
será apontado como o alemão ideal, o orgulho da Alemanha”.
A 9 de Outubro de 2005, o Cardeal von
Galen foi beatificado pelo Papa Bento XVI, que na ocasião enalteceu a luta do
novo bem-aventurado contra a eutanásia.
Após 60 anos da queda do nazi, muitos se
perguntarão talvez que importância tem, para os nossos dias, a resistência do
bispo de Münster ao nazismo. Na Praça de São Pedro, milhares de fiéis — só da
diocese de Münster compareceram cerca de cinco mil — acompanharam nos ecrãs a
cerimónia que se desenrolava no interior da Basílica, também ela repleta de
convidados especiais, entre os quais se encontrava a Condessa Johanna von
Westfalen, sobrinha do novo Beato e destacada líder anti-abortista na Alemanha.
O desassombro de Mons. von Galen ao
condenar o crime da eutanásia é mais actual do que nunca. Numa época como
a nossa, em que mundialmente dezenas de milhões de nascituros são abortados, em
que a eutanásia vai entrando na legislação de muitos países, é preciso ter
coragem para defender a vida inocente. Mesmo com perigo de morte, o “Leão de
Münster” não se acovardou. Magnífico exemplo a ser seguido.
Renato Murta de Vasconcelos in Revista
'Catolicismo'
Notas:
1. Um “applauso
trionfale”, escreveram os jornais italianos. O secretário de Mons. von Galen,
P. Heinrich Portmann, fala de “um verdadeiro furacão”. O Pe. Portmann é autor da excelente
biografia Kardinal von Galen – Ein Gottesmann seiner Zeit (Cardeal von Galen –
Um homem de Deus de seu tempo). São também de sua lavra: Bischof von Galen
spricht (Sermões do Bispo von Galen) e Dokumente um den Bischof von Galen
(Documentos relativos ao Bispo von Galen)
2. Integravam igualmente o conjunto de
novos cardeais dois heróis da resistência anticomunista: Mons. Mindszenty,
Arcebispo de Eztergom e Primaz da Hungria, que se tornaria mais tarde famoso
por sua inflexibilidade diante dos títeres comunistas húngaros; o prelado
croata Mons. Stepinac, também ele intrépido opositor do regime vermelho, falecido
em 1960 em conseqüência dos maus tratos sofridos nas enxovias comunistas. Mons.
Stepinac foi beatificado em 1998 e seus restos mortais repousam incorruptos num
escrínio de cristal diante do altar-mor da catedral de Zagreb.
3. Catolicismo publicou, em sua edição de
fevereiro de 1984, matéria a respeito, sob o título Cardeal von Galen, indômito
adversário do nazismo.
4. Entre essas destaca-se a figura ímpar
da Condessa Maria Droste zu Vischering, prima-irmã do Cardeal von Galen e
Superiora do Convento do Bom Pastor na cidade do Porto. Falecida em 1899, foi
beatificada por Paulo VI em 1975.
5. Pio XI nutria especial simpatia pelo
Bispo de Münster. Certo dia, após recebê-lo em audiência, comentou com Mons.
Ruffini: “Gigas est corpore, sed non tantum corpore” (Ele é gigante de corpo,
mas não só de corpo).
6. Citado por Lothar Groppe SJ, Zur
Seligssprechung von Kardinal Graf von Galen, Katholische Bildung, Oktober 2005,
p. 7
7. A respeito dos sermões de fogo de Mons.
von Galen, escreveu o protestante e antigo Ministro do Reich, Conde Schwerin v.
Krosigk, em seu livro Es geschah in Deutschland: “Os sermões do Conde Galen,
bispo católico de Münster, vão entrar para todo o sempre na história da
resistência interna (ao nazismo). Os sermões e comunicados do Bispo eram
difíceis de ser incriminados, porque se abstinham de entrar na política; não
atacavam ninguém pessoalmente; [...] apenas apontavam o pecado, aquilo que
segundo a concepção cristã é pecado”.
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