O Cardeal Robert Sarah, até agora Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, vai deixar esse dicastério por decisão do Papa Francisco.
É costume que quem exerce cargos na Cúria Romana apresente a renúncia ao Papa quando celebra o 75º aniversário, como acontece com os Bispos Diocesanos (Cân. 401). O Cardeal Sarah assim fez no dia 15 de Junho de 2020. O Papa Francisco não aceitou imediatamente a renúncia, mas fê-lo agora.
O Cardeal Sarah, natural da Guiné-Conacri, é considerado um dos mais "conservadores" do Colégio Cardinalício. Em 2016, como Prefeito da Congregação para o Culto Divino, fez 5 recomendações aos sacerdotes:
1 - Missas ad orientem a partir do Advento desse ano
2 - Maior uso do latim
3 - Ajoelhar para a Comunhão
4 - O silêncio dentro da Liturgia
5 - Música na Sagrada Liturgia
Infelizmente, a grande maioria dos sacerdotes não quis saber dessas boas recomendações. E estas causaram um certo mal-estar no Vaticano.
Em 2019, imediatamente antes do Sínodo da Amazónia - no qual estaria em causa o celibato sacerdotal - o Cardeal Sarah lançou um livro escrito conjuntamente com o Papa Bento XVI a defender o celibato sacerdotal. Mais uma vez, a questão criou alguma celeuma dentro da Cúria e não só.
O Cardeal Sarah é autor de best-sellers como "Deus ou nada" ou "A força do silêncio: contra a ditadura do barulho".
Nada que já não se esperasse: "Menos uma pedra no sapato do Papa Francisco!"
ResponderEliminarCardeal Sarah a sua benção e muito obrigado por seu trabalho a frente da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos! O Senhor Jesus Cristo o abençõe, guarde e proteja,lhe dê a paz e saúde, o fotaleça na fé, esperança e caridade.
ResponderEliminarNão se importa de me dizer se na quaresma é normal haver música durante a Missa?
ResponderEliminarmuito obrigada
Mas também um Cardeal Sarah livre das amarras mundanas que lhe impediram de cumprir plenamente o seu papel de grande pastor da Igreja? Esperemos que sim e que, brevemente, o vejamos a pelejar ao lado daqueles que nesta altura levantam bem alto o estandarte da restauração cristianismo: Vigano, Schneider, Burke , Strickland,...
ResponderEliminar