terça-feira, 20 de junho de 2023

A Praça de São Pedro esvazia-se enquanto o Rito Tradicional junta multidões

Corpus Christi no Vaticano e fracasso total do evento organizado pelo Card. Gambetti: cinco horas de espetáculo, a enésima declaração e a praça tão vazia como a conversa sobre a "fraternidade humana", provam que os fiéis procuram algo de eterno e vão a outras fontes. Como as realidades ligadas à liturgia tradicional, cuja vitalidade deveria suscitar mais do que algumas interrogações.

Em Roma, nem sequer deram pelo Corpus Christi. O Papa está no hospital, por isso não há procissão. Se virmos bem, parece que houve uma procissão, que começou no Colégio Teutónico e terminou nos Jardins do Vaticano. Nem os organizadores, nem os meios de comunicação social do Vaticano se deram ao trabalho de mostrar ao mundo que a Presença Divina sacramental é o coração da Igreja. Uma procissão presidida por Mons. Josef Clemens, antigo secretário especial do Cardeal Ratzinger, porque evidentemente os cardeais não tinham tempo a perder, e uma procissão no adro de São Pedro na quinta-feira de manhã.

Já no ano passado não houve procissão solene "devido às limitações impostas ao Papa pela gonalgia" e "às necessidades litúrgicas específicas da celebração", explicou a Sala de Imprensa do Vaticano. Como se o Papa tivesse de fazer toda a procissão a pé. E dizer que o Papa Francisco tinha transferido a procissão solene de quinta-feira para domingo à noite por razões pastorais, presumivelmente para permitir a participação de mais pessoas.

Em vez disso, houve muita coisa a acontecer em São Pedro na véspera do Domingo de Corpus Christi. Para as primeiras vésperas da solenidade? Não. Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana, senhores; e com um hashtag: #notalone. Um hashtag, no entanto, que azarou a Fundação Fratelli Tutti e o factotum do dia, o cardeal Mauro Gambetti, aquele que permitiu que a Basílica do Vaticano se tornasse o palco dos nudistas. Sim, porque, na realidade, não só o Papa não estava lá, pois estava no hospital, como também havia muito pouca gente. Apesar da limitação das fotografias às primeiras filas, foram tiradas algumas fotografias do alto da Praça. Resultado? Um fracasso total. Foram montados quatro sectores, um dos quais ficou completamente vazio e os outros foram preenchidos talvez apenas por um terço.

Quase cinco horas de discursos, espectáculos, vídeos e a assinatura, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, da Declaração sobre a Fraternidade Humana, a enésima folha de palavras vazias e exageradas, onde - felizmente - o nome de Nosso Senhor nem sequer aparece por engano: "Todo o homem é meu irmão, toda a mulher é minha irmã, sempre. Queremos viver juntos, como irmãos e irmãs, no Jardim que é a Terra. O Jardim da fraternidade é a condição de vida para todos". Amém. E como se isso não bastasse, o Cardeal Gambetti, para a ocasião, transformou o átrio da Basílica de São Pedro num centro de refrescos, com bancos "ecológicos" feitos de paletes de madeira: uma casa de loucos.

Enquanto a Basílica de São Pedro se esvaziava, as missas de rito antigo enchiam-se de crianças e jovens famílias. A impressão deixada pela peregrinação Paris-Chartres, há duas semanas, continua a abalar o mundo católico francês. O jornal La Croix deu espaço a uma interessante reflexão de Jean Bernard, colaborador do jornal La Nef, que refere que "muitos observadores, incluindo os dos grandes meios de comunicação social, ficaram impressionados com o fervor e a fé dos peregrinos, em total contraste com a desolação geral da Igreja em França, paralisada pelo escândalo dos abusos.

A vitalidade desta realidade era também bem conhecida há alguns anos em Roma. Bernard recorda que um cardeal, presente na sessão plenária da Congregação para a Doutrina da Fé, a 29 de janeiro de 2020, tinha apelado a uma súbita restrição do Rito Antigo, precisamente face ao sucesso dessas peregrinações. No ano seguinte, a Traditionis Custodes viu a luz do dia, e o resultado foi um novo aumento do número de participantes, até ao ponto de uma casa cheia. E tudo indica", continua o jornalista francês, "que a missa tradicional não só não vai desaparecer, como [...] vai continuar a crescer, tanto em termos absolutos como em termos relativos, tendo em conta o abandono progressivo de um certo número de paróquias de rito ordinário".

Os seminários ligados ao rito antigo registaram 95 novas entradas de franceses em 2022, contra 65 no ano anterior. Em contrapartida, os seminários diocesanos estão em agonia, registando uma ou nenhuma entrada, com o "pico" do seminário de Paris, com duas novas entradas. Muito viva é também a realidade da Communauté Saint-Martin, que não está ligada ao rito antigo, mas pode orgulhar-se de belas liturgias e de uma formação séria para o sacerdócio; conta atualmente com mais de 100 seminaristas.

O bom senso e a abertura de espírito e de coração gostariam que tentássemos compreender estes sinais: onde o demasiado humano invade o horizonte, há cada vez mais deserções; onde, pelo contrário, se experimenta com sensibilidade o primado de Deus, da adoração, da vida eterna, a vida não só revive, mas transborda. Não é uma questão de ideologias, mas de sobrevivência. Quando se vê uma longa multidão de pessoas sedentas a dirigir-se numa direção, isso significa que encontraram água ali.

Um padre da diocese de Paris, Luc de Bellescize, compreendeu isto muito bem e exprimiu-o ainda melhor: "Os jovens não têm nada a ver com as velhas guerras fratricidas. Anseiam pela beleza e pela verdade. Têm sede de que a sua alma se eleve e se volte para o Senhor. Têm sede de uma palavra exigente que os ame verdadeiramente, que os convide a libertarem-se de tudo o que prende o homem à escravidão do pecado. Anseiam pela pureza, pela liberdade e pelo silêncio. E encontram-no na bela liturgia, "reflexo, sempre imperfeito, da liturgia do Céu, do canto dos anjos que se prostram diante da Trindade eterna, da beleza infinita de Deus".

O homem é chamado a contemplar, a gozar e a desfrutar desta glória para a eternidade. Todas as outras obras, por mais devotadas, nobres e necessárias que sejam, cessarão. A liturgia celeste nunca cessará. O coração humano foi feito para isso, uma verdade que explica a força de atração ineliminável da "bela" liturgia; uma atração que é ainda mais forte quando as cisternas de água à nossa volta, construídas pelos homens, oferecem agora apenas esgotos pútridos e seca. E o tédio mortal dos discursos vazios, como os organizados por Gambetti.

A liturgia antiga oferece dois outros grandes atractivos. O primeiro: desde o final dos anos 60, há toda uma corrida para desenraizar o homem, ou melhor, para erradicar do coração do homem o sentimento de pertença a uma história, a uma identidade, a uma tradição viva. Os jovens encontram-se desnorteados, desorientados, terrivelmente sós, sem história e, portanto, sem futuro. Porquê censurá-los se eles se lançam numa liturgia que lhes pode oferecer um sentido claro de pertença, um enraizamento sólido, uma linguagem que os põe de novo em comunicação com os seus avós, com os seus antepassados, com a grande família dos santos de todos os tempos?

E depois o ritual. Ainda não compreendemos a lição de Josef Pieper ou mesmo a lição mais recente e "neutra" de Byung-Chul Han. A forma ritual, precisamente porque é estável, repetitiva, inútil (no sentido em que não visa o útil), majestosa, tem uma capacidade peculiar de moldar e unificar. O ritual forja um mundo partilhado, um mundo diferente daquele que nos oprime todos os dias; interrompe o fluxo caótico e avassalador do tempo cronológico, da pressa, da ocupação. Então, porquê insurgirmo-nos contra um rito que é capaz disso? Por que não reconhecer que o rito antigo tem uma extraordinária capacidade de curar o narcisismo, que nos dobra sobre nós próprios, fazendo-nos voltar para Deus? Um poder de curar o nosso mundo da atomização dilacerante e triste que o atinge?

A explicação para o milagre do rito antigo e para o fracasso do Encontro sobre a Fraternidade Humana está toda naquela frase de Santo Ireneu, tantas vezes repetida, mas despojada da segunda parte: "A glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus".

Luisella Scrosati in La Nuova Bussola Quotidiana

1 comentário:

  1. Por mais que nos esforcemos para acreditar que" Roma não perderá a Fé ", os sinais são muitos.
    Que Deus venha em nosso socorro!
    E estejamos atentos: somente obedecem ao Papa Francisco, naquilo que lhes agrada.
    Há quanto tempo pediu que se rezasse o " exorcismo de S. Miguel?"
    Que eu saiba e constate só têm obedecido os "supersticiosos "
    ou Comunidades Tradicionais...

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