A rapariga ajoelhada com o vestido branco? Essa sou eu. Há tantas opiniões, teorias e acusações em torno da Jornada Mundial da Juventude, que eu queria dar o meu contributo; porque estive lá e vivi em primeira mão este episódio, que agora se está a tornar viral. O que é que aconteceu?
No Sábado à noite, a Jornada Mundial da Juventude foi palco de louvor e adoração no Campo da Graça. Os meus amigos e eu estávamos a voltar da cerimónia quando vimos umas caixas cinzentas grandes em cima de uma mesa. Havia duas ou três pessoas a rezar junto delas, o que me deixou confusa. Não sabia por que estavam ali a rezar e a minha amiga também não. Aproximei-me de uma das senhoras e ela disse: "Jesus. Jesus está ali dentro." (referindo-se às caixas cinzentas)
Naquele momento, fiquei furiosa: como é que se atrevem a desrespeitar o Senhor? O que pensam que estão a fazer - a colocá-l'O numa caixa sem qualquer respeito... as pessoas passam por Ele sem saber que é Ele! Enquanto voltávamos para o nosso acampamento, eu estava furiosa, mas conversando entre nós, os meus amigos e eu decidimos que, em vez de raiva sem propósito, iríamos fazer alguma coisa.
Não iríamos protestar, nem publicar nas nossas redes sociais aquele ultraje (embora eu acredite que há um momento e um lugar para isso). Não iríamos coscuvilhar com os outros sobre o assunto, mas sim pegar nos nossos Terços, voltar para junto de Jesus e rezar um Terço em reparação pelos pecados contra o seu Sagrado Coração. E foi isso que fizemos.
Houve tanta coisa BOA que saiu da Jornada Mundial da Juventude - vou fazer um post separado sobre isso. Penso que é importante falar disto, mas primeiro temos de rezar. Depois de rezarmos - como fizemos - podemos então abordar a atrocidade:
Na minha humilde opinião, é uma vergonha absoluta colocar a Hóstia num recipiente tão indigno para ser adorada. Além disso, é uma vergonha inacreditável que muitos dos jovens nem sequer soubessem que era o seu Jesus - que veio, sofreu e morreu por eles - que deviam estar a adorar!
Quando adorado - um privilégio e uma honra incríveis que Nosso Senhor nos dá - Jesus deve ser sempre guardado num sacrário ou exposto num ostensório. Falei com alguns sacerdotes sobre este assunto e todos concordaram comigo. Um deles disse mesmo que, nas Missas de dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, são trazidas enormes cibórios de ouro para proteger Jesus.
O facto de 70% dos católicos nem sequer acreditarem na Presença Real de Nosso Senhor torna este caso ainda mais triste. Como é que nós - os jovens - vamos acreditar que Jesus está realmente aqui quando é assim que Ele é apresentado? Amo a nossa fé católica, amo o nosso magistério, mas quero ouvir uma coisa - quero ouvir uma declaração da parte deles: digam-nos, Bispos e Padres - digam-nos, jovens de todo o mundo: Porque é que Jesus foi exposto desta maneira?
*Aviso: dei aos Bispos, aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude e a alguns secretários episcopais mais de um dia para responderem. Não obtive qualquer resposta sobre este assunto - por isso decidi torná-lo público. Se souberem de uma explicação melhor para o que aconteceu, digam-me!
ResponderEliminarBEM HAJA, querida jovem!
Tudo isto vai de encontro ao que já expus: Os jovens deram mais e melhor TESTEMUNHO de Fé, do que muitos organizadores Católicos...que, pelos vistos, continuam sem se retratar!
Ainda bem, que não me enganei nos raciocínios que fiz, e que Deus e Nossa Senhora continuem a abençoar esta Juventude e a preservá-la de tanta leviandade!!
Que eles sejam o fermento da NOVA IGREJA!
PARABÉNS, pelo testemunho.
Aqui é o Cristiano Brum, desde o Brasil. Savannah, minha irmã em Cristo, talvez a resposta não seja tão simples. Fui seminarista aqui em São Paulo. Infelizmente há uma crise de fé entre os clérigos: muitos já não crêem mais na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Não crêem na existência do maligno e sequer que haja a condenação eterna... há falta de zelo com as coisas santas: desde os cuidados para com a casa de Deus, com as alfaias, castiçais, vasos sagrados, etc. As igrejas antes bem cuidadas e bem adornadas, agora parecem templos minimalistas protestantes. Enfim, parece que vivemos um declínio do sagrado e do belo no catolicismo.
ResponderEliminar..no interior das caixas de plástico não estavam hóstias/partículas soltas...mas guardadas em píxedes onde habitualmente são distribuídas.
ResponderEliminarIsso se sabe
EliminarMinha querida, não eram as hóstias que estavam dentro do plástico, eram as píxides. Dentro das píxides estavam as hóstias. E eram bem bonitinhas, se isso interessar para alguma coisa. Não queria ser eu a dar-lhe esta notícia chocante, mas cá vai; Jesus nasceu numa estábulo. Parece um sítio pouco digno para nascer, mas deixou bem clara a sua mensagem. Espero que a consiga compreender. Abraço.
ResponderEliminarNão queria ser eu a dar-lhe esta notícia chocante, mas cá vai; Jesus não é o seu sapato para ficar exposto daquele jeito, é o rei dos reis o mesmo que está na basílica de São Pedro coberto de toda honra e glória.
EliminarNão queria ser eu a dar-lhe esta notícia chocante, mas cá vai; Jesus não está na basílica de São Pedro coberto de toda honra e glória. devia ler a Bíblia e perceber o que aconteceu no 3º dia após a sua crucificação, aliás se não sabe isso está na religião errada (assumindo que seja católico cristã)
EliminarJesus não está na basílica de São Pedro o que tem no sacrário é pão oque é adorado na missa depois da transubstanciação é pão o que tem no ostensório é pão. Toma jeito sua protestante por isso não acredita na presença real de Cristo na eucaristia , você que não se encontrou ainda.
EliminarDesculpe, mas com missas para centenas de milhar de pessoas queria que as hóstias fossem guardadas em baús de prata? Quantos?
ResponderEliminarSim, no mínimo prata, o ideal seria ouro. Olha o pensamento materialista aí. Tenha misericórdia Senhor!
EliminarAo anónimo das 13h17, se dá tanto calor à prata e ao ouro, para que quer o cristianismo?
EliminarCara Savanah
ResponderEliminarAinda bem que ficou chocada mas aconselho-a a ver um vídeo de uma jovem, bem mais jovem do que você, no Life SiteNews. Uma garota de cerca de 12 anos a quem o Bispo brasileiro Joaquim Guimarães recusa a comunhão porque ela a queria receber de joelhos e na boca, no passado domingo da Transfiguração do Senhor. Veja a atitude dela e a dos presentes em contraposição. Não espere resposta daqueles que sabem o que estão a fazer e o porquê pois também está escrito e dito aos apóstolos que serão perseguidos. Como dizia o Bispo Schneider ao director do Life Site News, deverá educar os seus filhos para a eventualidade do martírio: simples como as pombas mas prudentes como as serpentes!
Que grande chatice realmente!! Que ofensa!!
ResponderEliminarNa verdade escandaloso.
ResponderEliminarNão se faz isto a ninguém, muito menos a Jesus!
Então e as Píxides precisavam estar escondidas?!!!!Não deviam estar em cima da mesa bem ornamentadas e iluminadas?Certamente os jovens se renderiam em adoração...
ResponderEliminarE as hóstias estavam consagradas? Iam adorar o quê? Pão?
Eliminar
ResponderEliminarMeu Deus!
Mas como gostaria de poder ficar calada!
Então, a justificação é a de que Jesus nasceu numa gruta, paupérrimo? E ficou por aí?
Tudo isso, antes de Se Revelar como Deus! Depois de saberem Quem Ele era, até os Apóstolos Lhe prestaram Reverência: "Meu Senhor e meu Deus, Meu Senhor e meu Deus, disse S. Tomé, o mais cético!
É tudo uma questão de sensibilidade e de respeito e não de grandeza. Ninguém pedia, ali, um Tabernáculo em ouro--não porque não o merecesse--mas sim, mais DIGNIDADE, num evento onde os LAICOS ultrapassaram as espectativas da sofisticação!
Se aos reis da Terra, toda a Honra lhes é dada, porque se HUMILHA desta maneira, O REI DOS REIS e nosso DEUS?
"Ninguém pode dar aquilo que não tem!"-- e neste caso, SENTE!--
Sim verdade que Jesus nasceu numa gruta, mas por humildade porque aceitou a oferta do estábulo porque a cidade estava com todos os seus aposentos lotados (devido ao censo) e não porque eles não podiam pagar ou porque não quiseram hospedar Jose e sua família! Temos q entender o contexto histórico e isso só aprendi recentemente porque fui visitar Belem e Israel e porque aqui no Brasil ensinam tudo de forma deturpada guiando o pensamento para a questao idológica. Humildade e pobreza são coisas diferentes e independentes. O que mais falta nos cristaos atualmente é a humildade! A arrogancia é predominabte principalmebte entre alguns clérigos infelizmente!
EliminarMuito bem dito!
ResponderEliminarNosso Senhor continua a ser humilhado por aqueles que deveriam gurdá-Lo, ama-Lo, adorá-Lo...
São seguidores de Judas Escariotes que veem as coisas do mundo como as mais importantes e valorosas.
A Jesus?! Apenas um beijo...
Hóstias não consagradas são o quê?
ResponderEliminarCriatura, Deus está no coração das pessoas de forma espiritual. Cristo está-se nas tintas para a tua indignação. Faz o bem ao próximo e vive como Cristo viveu. Se conseguires, terás Deus no teu coração. Pir agora só existe na tua cabecinha oca.
ResponderEliminarCarpe diem e agradece estares viva.
A você que argumentou que Nosso Senhor nasceu em um estábulo, por isso está tudo bem com o que ocorreu: também não queria ser eu a dar-lhe esta notícia chocante, pois segundo seu raciocínio torto, as igrejas não deveriam existir, deveriam as Santas Missas ocorrer em estábulos, no meio do esterco. Entenda, Nosso Senhor escolheu nascer na pobreza e humildade para nos dar o exemplo. Contudo, Ele é Rei, Nosso Senhor e Salvador, criador de todas as coisas. E merece ser honrado dignamente. Isso é nosso dever, o mínimo dos mínimos!
ResponderEliminar
ResponderEliminarE ainda bem, que mesmo com todas estas contradições, por parte de alguns, que se nota não acreditarem na Presença Real de Jesus na Eucaristia, o debate ficou aceso!
Espero que essas negações não venham de Católicos!
Mas se vierem, estão na hora da CONVERSÃO, porque senão NEGAM a ALMA DE TODO O CATOLICISMO, que é a EUCARISTIA: Jesus Vivo, presente na Hóstia Consagrada, para nosso alimento, do Qual provém TODO o AMOR para, depois, poder ser dado aos irmãos, de forma PERFEITA, tal como Deus Se dá.
--SEM MIM, NADA PODEIS FAZER, diz-nos Ele.
As hóstias consagradas estavam em 6000 píxides, que depois foram distribuídas pelo Campo da Graça, onde estavam mais 1,5 milhões de peregrinos. A organização da JMJ está de parabéns, pela organização das Tendas Eucarísticas e por ter sido possível a Todos e Todas, que o desejassem receber o Senhor. O verdadeiro mistério eucarística da Fracção do Pão. Rezo por vós, corações de pedra, que batem no peito, cheios de si e da vossa razão. Senhor perdoa, que não sabem o que fazem. Amor, humildade, ver no outro o seu melhor, enaltecê-lo e ajudar na transformação do mundo melhor.
ResponderEliminarOs corações de pedra são aqueles que consideram o amor como uma coisa que se deve contentar com o possível , o adequado. O amor ao Senhor deve ser visto como aquela pobre que dá tudo o que tem e é elogiada por Jesus Cristo ao contrário daqueles que apenas dão as sobras como a organização da JMJ que teve ao seu dispor milhões de milhões de euros e não encontrou melhor solução que esta das tendas para "alojar" o corpo de Cristo. Haja fé!
ResponderEliminarVerdade.
EliminarPreparemo-nos: há um cisma mas o Reinado de Maria está se concretizando. Ut unum sint!!
ResponderEliminarMeu Senhor e meu Deus...
ResponderEliminarQueridos irmãos,
ResponderEliminarSe realmente sois cristãos e católicos não achais que deveríeis ser mais tolerantes e cooperantes?
Por favor não esqueçais as palavras de Jesus na cruz, dirigidas ao Pai acerca dos que O mandaram crucificar ou nessa acção cooperaram:
"Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".
E, Principalmente, não esqueçamos que TODOS, TODOS somos filhos MUITO AMADOS por Deus. Cada qual com os seus defeitos e virtudes.
Não há cristãos de 1ª, 2ª ou 3ª. O sol quando nasce ilumina os santos e os pecadores e quando chove, chove sobre justos e injustos.
Sejamos todos mais tolerantes e assim JESUS CRISTO será glorificado.
Abraço-vos Luís Manuel