Conhecemos a história daquele padre santo que, certo dia, deparou com um cristão que vivia na apreensão de sucumbir à tentação. «Que receio é esse?», perguntou-lhe o padre. «Senhor padre», disse o homem, chorando, «receio ser tentado, sucumbir e perecer. E não terei razão para tremer, quando houve tantos milhões de anjos que sucumbiram no Céu, quando Adão e Eva foram vencidos no paraíso terreno?»
«Meu amigo», respondeu-lhe o padre, «não sabe que o demónio é como um cão enorme preso pela trela, que ladra e faz muito barulho, mas só morde quem dele se aproxima muito? Tenha confiança em Deus, fuja das ocasiões de pecado, e não sucumbirá. Se Eva não tivesse ouvido o demónio, se tivesse fugido dele assim que começou a ouvi-lo falar de transgredir os mandamentos de Deus, não teria sucumbido.
Quando for tentado, rejeite imediatamente a tentação e, se puder, faça o sinal da cruz com devoção, pense nos tormentos pelos quais passam os réprobos por não terem sido capazes de resistir à tentação; erga os olhos ao Céu e verá a recompensa daquele que combate; peça ajuda ao seu anjo da guarda, lance-se prontamente nos braços da Mãe de Deus, pedindo-lhe que o proteja; e vencerá os seus inimigos, que não tardarão a ficar cobertos de confusão».
Se sucumbimos, meus irmãos, é porque não recorremos aos meios que Deus nos oferece para o combate. Temos sobretudo de estar bem convencidos de que, sozinhos, não deixaremos de nos perder; porém, se tivermos confiança em Deus, tudo podemos.
São João-Maria Vianney (o Cura de Ars) in Sermão para o 2.º Domingo depois da Páscoa
ResponderEliminar"Livra-te dos ares e "eu, ou EU", te livrarei dos males".
Sempre me ensinaram que devemos fugir das ocasiões de pecado, senão, é muito mais difícil, lutar contra ele, porque o DIABO é astuto; mas Deus vence-o!
"(...) O Povo de Deus sofre, porque abandonou a Sabedoria. Como podeis ter Prudência, Força, Inteligência, se não ides mais, abeirar-vos da Força da Sabedoria?
O Reino de Deus não é desta Terra, mas a Sua Misericórdia nos permite ir à Fonte Dela: Ela é o Próprio Deus! E Deus abre o Seu Seio para trazê-La até até vós (...)"
"(...) Amai a Deus, Consagrai-vos ao Serviço de Deus e ao triunfo dos corações; CONVERTEI para o Senhor os que não são Seus amigos. Sede Santos e acumulai as Obras Santas em vossa defesa. Não critiqueis, nem os vivos nem os mortos, mas esforçai-vos por imitar os bons, não para a vossa alegria terrena, mas para a Alegria de Deus. Pedi ao Senhor as Graças e elas vos serão dadas (...)"--palavras de Jesus, aos Apóstolos, na Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.