Desde os primórdios do Cristianismo, havia uma prática de jejum antes da Páscoa. Rapidamente, o número de 40 dias de jejum estabilizou-se, em memória dos 40 dias de jejum de Jesus no deserto. No entanto, havia um problema, porque era proibido jejuar aos Domingos e na festa da Anunciação da Virgem Maria, que ocorre durante a Quaresma. Por isso, para "preencher" os dias que faltavam da Quaresma, começaram a antecipar a Quaresma numa semana.
Assim, passou a ser conhecido como Domingo Gordo ou Domingo de Quinquagesima. A partir desse dia, as pessoas começaram a deixar de comer carne (na tradição romana, daí a palavra "Carnaval"), e o jejum total começava na Quarta-Feira de Cinzas, preservando o simbolismo dos 40 dias de jejum da Quaresma. As primeiras adopções desta prática encontram-se em Roma do século VI e a sua difusão no Oriente é atribuída ao imperador Heráclio, como parte da sua penitência durante a invasão persa (embora Egeria insinue a existência do Domingo de Carnaval já no final do século IV em Jerusalém).
Pela mesma razão, rapidamente surgiu a prática de renunciar gradualmente a certos alimentos numa semana específica. Assim, duas semanas antes do primeiro Domingo da Quaresma, começava-se a jejuar de carne e, uma semana antes, limitava-se os produtos lácteos. Por fim, no Oriente e no Ocidente, foi acrescentado o terceiro Domingo antes da Quaresma, criando três semanas de preparação para a Quaresma.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado por comentarem os nossos posts!
Para assegurar o mínimo de educação e bom senso, os moderadores do blog guardam a possibilidade de não aceitar qualquer comentário que pareça menos indicado para o blog. Para evitar que isso aconteça recomendamos que:
- não ofendam ninguém
- não utilizem palavras rudes ou de baixo nível
- não ponham publicidade tipo spam
- não se dirijam a ninguém pessoalmente sem se identificarem na mesma mensagem
Esta lista poderá ser actualizada.
Atenção: os comentários podem perfeitamente expressar opiniões contrárias às do post em questão.
+ infos, contactem-nos para:
senzapagareblog@gmail.com