A ordem dos Carmelitas tem como modelo o profeta Elias e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. Carmelo em hebraico significa "vinha do Senhor".
Ali Elias enfrentou os profetas de Baal. Segundo o Livro dos Reis, Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo.
Em 93, os monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra à Virgem Maria. As gerações de monges sucederam-se através dos tempos. Em 1205, o patriarca de Jerusalém deu-lhe uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística.
Entretanto, ainda no séc. XIII, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nesta época, tinham como superior geral São Simão Stock. Enquanto rezava, pedindo a Nossa Senhora que fosse a protectora da Ordem dos Carmelitas, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário: «Eis o privilégio que te dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: "todo o que for revestido desse hábito será salvo".
Clicar aqui para saber como receber e usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
in Evangelho Quotidiano
Clicar aqui para saber como receber e usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
in Evangelho Quotidiano
Depois de rever todas as Graças que podemos receber através da imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ainda fico mais desiludida com a indiferença de certa ala da nossa Igreja, por nada fazer para O promover, porque NUNCA é demais, aproveitar TUDO o que Deus nos concede através da Sua Igreja!
ResponderEliminarE então, referindo-se a Nossa Senhora, nos tempos de hoje, é corresponder ao pedido de Jesus, que nos diz em "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta: "Ela é a mulher do Apocalipse; Aquela que pisará a cabeça do Dragão; dai-Lhe poder! Cumpri TUDO o que a Ela diz respeito!..."
E, numa Época de superstição esotérica--perigosa por ser Espírita, como afirmam certos Exorcistas de conceituados--- em que estão na moda "as limpezas" com cristais, com incenso, as rezas...o uso de amuletos e outros que nem imaginamos, AQUILO, que vem do DEUS VERDADEIRO, é simplesmente desprezado ou ridicularizado...