sábado, 16 de julho de 2022

Como receber e usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de Julho de 1251, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock e disse:

"Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma protecção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno."

Qualquer pessoa pode usar o Escapulário, reduzido a um pequeno pedaço de pano. Deve, no entanto, rezar diariamente orações marianas, como por exemplo 3 Avé Marias antes de dormir, pela santa pureza.

Como receber e usar o Escapulário

1 - Qualquer padre tem poder para benzer e impor na pessoa o Escapulário.

2 - Essa bênção e imposição valem para toda a vida, portanto, basta recebê-lo uma vez.

3 - Quando o Escapulário se desgastar, basta substituí-lo por um novo.

4 - Mesmo quando alguém tiver a infelicidade de deixar de usá-lo durante algum tempo, pode simplesmente retomar o seu uso, não é necessária outra bênção.

5 - Uma vez recebido, ele deve ser usado sempre, de preferência no pescoço, em todas as ocasiões, mesmo enquanto a pessoa dorme.

6 - Em casos de necessidade extrema, como doentes em hospitais, se o Escapulário lhe for retirado, o fiel não perde os benefícios da promessa de Nossa Senhora.

7 - Em casos de perigo de morte, mesmo um leigo pode impor o Escapulário. Basta recitar uma oração a Nossa Senhora e colocar na pessoa um escapulário já bento por algum sacerdote.

Em 1910, São Pio X concedeu a permissão para se usar uma medalha de metal, devendo ter em uma das faces o Sagrado Coração e na outra a Santíssima Virgem. Deve ser levada ao pescoço ou de outra maneira conveniente, ganhando-se com o seu uso quase todas as indulgências e privilégios concedidos aos pequenos escapulários. O Santo Papa desse modo quis atender aos apelos dos missionários de zonas tórridas em favor dos nativos, porquanto os pedaços de lã dos escapulários ficavam logo em condições intoleráveis devido ao intenso calor, às vezes sendo ninho de vermes. 

Porém, para se gozar todos os privilégios, é necessário que se tenha recebido a bênção e a imposição do escapulário de lã. Ao contrário do que se dá com o escapulário de lã, no qual basta só o primeiro ser bento, cada medalha-escapulário que se troca precisa ser benta. A recepção deve ser feita com o escapulário de tecido. 

O Papa Pio XI, por decreto (1925), aprovou o escapulário protegido por plástico ou outro material qualquer; mas o escapulário tem que ser de lã.

in Pale Ideas


blogger

2 comentários:

Tam disse...

Boa tarde

Muito obrigada pelo vosso blogue.
Pode-se ou não, tirar o escapulário para tomar banho?
Onde se arranja as imagens em tecido para se cozer à lã?

Posso ainda pedir que expliquem porque é que o Profeta Elias é tão importante que esteve com Jesus quando da Transfiguração? e também para os Carmelitas?

Pergunto também porque não usais maiúsculas quando o pronome possessivo se dirige a Deus? Não o choca? Não sente que foram reformas feitas na língua portuguesa pelos aventais, exactamente com o fim de atingir a Sua Dignidade, que nunca o sendo, faz que a coisa se meta e eles ganham favores. E penso que vem na linha do que hoje nos mostra no texto sobre o rito do Baptismo. Que Deus vos proteja e abençoe

Maria José Martins disse...

Recebi este Escapulário há um ano e tenho imensa pena que quase ninguém, das pessoas das minhas relações, O conheça, ao ponto de brincarem comigo, quando repararam Nele, pois, não O conheciam, nem ao seu significado...tal como aconteceria comigo, antes de O receber! Por isso, agradeço aos Arautos do Evangelho, que não poupam esforços para atrair cada vez mais pessoas, para Nossa Senhora, através da Consagração de S. Luís Maria de Monfort e, depois, com a imposição do Escapulário.
Para mim, a não divulgação desta DEVOÇÃO é mais uma grande falha da Igreja, dadas as Bênçãos e Graças que nos concede; neste TEMPO, tudo é pouco, para FORTIFICAR a nossa Fé e nos proteger.
Quem me dera que Nossa Senhora me desse a Graça de poder convencer "os meus" a recebê-Lo, sem virar chacota! E tudo, porque está muito POUCO DIVULGADO!
E, agora, um desabafo: Mas, até quando, a Igreja continuará a desperdiçar "os mimos", que DEUS LHE ENVIA, para a Salvação das almas?!