terça-feira, 16 de julho de 2024

A promessa de Nossa Senhora do Carmo

A ordem dos Carmelitas tem como modelo o profeta Elias e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. Carmelo em hebraico significa "vinha do Senhor".

Ali Elias enfrentou os profetas de Baal. Segundo o Livro dos Reis, Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo.

Em 93, os monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra à Virgem Maria. As gerações de monges sucederam-se através dos tempos. Em 1205, o patriarca de Jerusalém deu-lhe uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística.

Entretanto, ainda no séc. XIII, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nesta época, tinham como superior geral São Simão Stock. Enquanto rezava, pedindo a Nossa Senhora que fosse a protectora da Ordem dos Carmelitas, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário: «Eis o privilégio que te dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: "todo o que for revestido desse hábito será salvo".

Clicar aqui para saber como receber e usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

in Evangelho Quotidiano


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Depois de rever todas as Graças que podemos receber através da imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ainda fico mais desiludida com a indiferença de certa ala da nossa Igreja, por nada fazer para O promover, porque NUNCA é demais, aproveitar TUDO o que Deus nos concede através da Sua Igreja!
E então, referindo-se a Nossa Senhora, nos tempos de hoje, é corresponder ao pedido de Jesus, que nos diz em "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta: "Ela é a mulher do Apocalipse; Aquela que pisará a cabeça do Dragão; dai-Lhe poder! Cumpri TUDO o que a Ela diz respeito!..."
E, numa Época de superstição esotérica--perigosa por ser Espírita, como afirmam certos Exorcistas de conceituados--- em que estão na moda "as limpezas" com cristais, com incenso, as rezas...o uso de amuletos e outros que nem imaginamos, AQUILO, que vem do DEUS VERDADEIRO, é simplesmente desprezado ou ridicularizado...