sábado, 30 de setembro de 2023

As graves consequências do pecado da Luxúria

A luxúria é contada entre os sete vícios capitais. No plano individual, ela destrói a paz da alma, a nobreza do caráter, o desejo do Céu, e provoca cegueira espiritual. Quanto mais alguém satisfaz a luxúria, mais ela se torna veemente, provocando nervosismo, excitação e impaciência, conduzindo com frequência a outros pecados e até ao crime. 

A luxúria alimenta o egoísmo, a negligência, a impulsividade e a instabilidade. Por meio dela se contraem e se disseminam doenças extremamente dolorosas, sendo fatais algumas delas. Em relação à sociedade, a luxúria facilita a corrupção, fomenta a prostituição e a pornografia, torna instáveis as famílias, prejudica a formação infantil, incentiva a contracepção e o aborto.

A virtude da castidade liberta o homem da tirania da concupiscência, tornando-o mais apto para actividades nobres e espirituais e fortalecendo a sua vontade para as batalhas da vida. A castidade orienta os sentimentos e controla ou aperfeiçoa a sensibilidade. A temperança confere ao homem equilíbrio, especialmente nas acções e sentimentos mais directamente vinculados aos instintos de autopreservação e procriação.

Pe. David Francisquini in 'Homem e mulher Deus os criou' (Edit. Artpress, São Paulo, 2012, pp. 16-17)

D. Athanasius Schneider: Oração pelo “Sínodo sobre a Sinodalidade” de 2023

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador, Vós sois a Cabeça da Igreja, Vossa Esposa Imaculada e Vosso Corpo Místico. Olhai com misericórdia para a profunda aflição a que foi submetida a nossa santa Mãe Igreja. A confusão doutrinária, a abominação moral e os abusos litúrgicos atingiram um inaudito auge nos nossos dias. “Os pagãos entraram na Vossa herança, profanaram o Vosso santo templo e deixaram Jerusalém em ruínas” (Sl 79:1). Clérigos que perderam a verdadeira Fé, e se tornaram promotores de uma agenda globalista mundial, tentam mudar as Vossas verdades e Vossos mandamentos, a constituição divina da Igreja e a tradição apostólica.

Ó Senhor, com espírito humilde e coração contrito, Vos nós imploramos, impedi que os inimigos da Igreja se regozijem numa vitória sobre a autêntica Igreja Católica através da imposição de uma igreja falsificada, disfarçada de “sinodalidade”. Despertai o Vosso poder, ó Senhor, e vinde em auxílio da Vossa Igreja com a Vossa força onipotente. Porque onde abundam o pecado e a apostasia na Igreja, a vitória da Vossa graça abundará mais.

Cremos firmemente que as portas do inferno não prevalecerão contra a Vossa Igreja. Nesta hora em que a nossa amada e santa Mãe Igreja sofre o seu Gólgota, prometemos permanecer com ela. Aceitai benignamente os nossos sofrimentos interiores e exteriores, que humildemente oferecemos em união com o Coração Imaculado de Maria, Mãe da Igreja, como reparação pelos nossos próprios pecados e pelos pecados de sacrilégio e apostasia dentro da Igreja.

Ó, Senhor, enviai os Vossos Santos Anjos, guiados por São Miguel Arcanjo, para trazer a luz celestial ao Papa e aos participantes do Sínodo, e para frustrar os planos dos Vossos inimigos dentro da assembleia sinodal. Ó, Senhor, olhai com misericórdia para os pequeninos da Igreja, olhai para as almas escondidas que se sacrificam pela Igreja, olhai para todas as lágrimas, suspiros e súplicas dos verdadeiros filhos da Igreja, e pelos méritos do Imaculado Coração de Vossa Santíssima Mãe, levantai-Vos, ó Senhor, e pela Vossa intervenção concede à Vossa Igreja santos pastores que, imitando o Vosso exemplo, dão a vida por Vós e por Vossas ovelhas. 

Ó, Senhor, nós Vos imploramos: através da Bem-Aventurada Virgem Maria, concedei-nos um Papa santo, zeloso na promoção e defesa da Fé Católica, nós Vos imploramos, concedei-o! Pela Bem-Aventurada Virgem Maria, concedei-nos bispos santos e destemidos, nós Vos imploramos, concedei-o! Através da Bem-Aventurada Virgem Maria, concedei-nos santos sacerdotes, que são homens de Deus, nós Vos imploramos, concedei-o! Em Vós, ó Senhor, esperamos, não seremos confundidos eternamente. A Vós, Senhor Jesus Cristo, seja dada toda honra e glória na Vossa Santa Igreja. Vós viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo: Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

+ Athanasius Schneider

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Ladainha a São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós 
Jesus Cristo, tende piedade de nós 
Senhor, tende piedade de nós 

Jesus Cristo, ouvi-nos 
Jesus Cristo, atendei-nos 

Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós. 
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós. 
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós. 
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós.  

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós, 
São Miguel rogai por nós, rogai por nós
São Miguel, cheio de graça de Deus, rogai por nós
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino rogai por nós
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do SENHOR, rogai por nós
São Miguel, porta e estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós

São Miguel, guardião do Paraíso rogai por nós,
São Miguel, guia e consolador do povo Israelita, rogai por nós
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós
São Miguel, luz dos Anjos, rogai por nós
São Miguel, baluarte da verdadeira fé, rogai por nós
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós

São Miguel, baluarte da verdadeira fé rogai por nós
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós
São Miguel, mensageiro da sentença eterna, rogai por nós

São Miguel, consolador das almas do Purgatório, Vós a quem o SENHOR incumbiu de receber as almas depois da morte, rogai por nós
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do Mundo, perdoai-nos Senhor 
Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do Mundo, ouvi-nos Senhor 
Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do Mundo, tende piedade de nós, Senhor 

Jesus Cristo ouvi-nos. 
Jesus Cristo atendei-nos. 

Rogai por nós glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Jesus Cristo. 
Para que sejamos dignos das Suas promessas. Ámen

Oremos:

Senhor Jesus Cristo, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, por intercessão de São Miguel, a sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu e a trocar os bens do tempo presente pelos bens eternos. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Ámen.

Oração tradicional a São Miguel Arcanjo


Latim:

In Nomine Patris, et Filii et Spiritus Sancti. Amen.

Princeps gloriosissime caelestis militiae, sancte Michael Archangele, defende nos in proelio et colluctatione, quae nobis adversus principes et potestates, adversus mundi rectores tenebrarum harum, contra spiritualia nequitiae, in caelestibus.

Veni in auxilium hominum, quos Deus creavit inexterminabiles, et ad imaginem similitudinis suae fecit, et a tyrannide diaboli emit pretio magno. Proeliare hodie cum beatorum Angelorum exercitu proelia Domini, sicut pugnasti contra ducem superbiae Luciferum, et angelos eius apostaticos: et non valuerunt, neque locus inventus est eorum amplius in coelo. Sed proiectus est draco ille magnus, serpens antiquus, qui vocatur diabolus et satanas, qui seducit universum orbem; et proiectus est in terram, et angeli eius cum illo missi sunt.

En antiquus inimicus et homicida vehementer erectus est. Transfiguratus in angelum lucis, cum tota malignorum spirituum caterva late circuit et invadit terram, ut in ea deleat nomen Dei et Christi eius, animasque ad aeternae gloriae coronam destinatas furetur, mactet ac perdat in sempiternum interitum.

Virus nequitiae suae, tamquam flumen immundissimum, draco maleficus transfundit in homines depravatos mente et corruptos corde; spiritum mendacii, impietatis et blasphemiae; halitumque mortiferum luxuriae, vitiorum omnium et iniquitatum.

Ecclesiam, Agni immaculati sponsam, faverrimi hostes repleverunt amaritudinibus, inebriarunt absinthio; ad omnia desiderabilia eius impias miserunt manus. Ubi sedes beatissimi Petri et Cathedra veritatis ad lucem gentium constituta est, ibi thronum posuerunt abominationis et impietatis suae; ut percusso Pastore, et gregem disperdere valeant.

Adesto itaque, Dux invictissime, populo Dei contra irrumpentes spirituales nequitias, et fac victoriam.

Te custodem et patronum sancta veneratur Ecclesia; te gloriatur defensore adversus terrestrium et infernorum nefarias potestates; tibi tradidit Dominus animas redemptorum in superna felicitate locandas. Deprecare Deum pacis, ut conterat satanam sub pedibus nostris, ne ultra valeat captivos tenere homines, et Ecclesiae nocere.

Offer nostras preces in conspectu Altissimi, ut cito anticipent nos misericordiae Domini, et apprehendas draconem, serpentem antiquum, qui est diabolus et satanas, ac ligatum mittas in abyssum, ut non seducat amplius gentes. Amen.


Português:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Ó gloriosíssimo Príncipe da milícia celeste, Arcanjo S. Miguel, defendei-nos na nossa luta e nosso combate contra os principados e as potestades, contra os governantes deste mundo tenebroso, contra a perversidade espiritual em lugares elevados.

Vinde em auxilio do homem, que Deus criou imortal, à sua imagem e semelhança, e resgatou por grande preço da tirania do diabo. Combatei neste dia a batalha do Senhor, junto com os santos anjos, como já haveis combatido o líder dos anjos orgulhosos, Lúcifer, e o seu exército apóstata, que não tinham poder para vos resistir, nem tinham mais lugar no Céu. Mas aquela antiga e cruel serpente, chamada de demónio ou Satanás, que seduz todo a orbe, foi mandada para o abismo com todos os seus anjos.

Eis que o primordial inimigo e assassino do homem se ergueu veementemente. Transformado em anjo da luz, ele vagueia com toda a multitude de espíritos malignos, invadindo a terra em ordem a extirpar dela o nome de Deus e do Seu Cristo, para, deleitando-se, matar e atirar para a perdição eterna as almas destinadas à coroa da eterna glória.

Este malvado dragão derrama, como torrente imunda, o veneno da sua malícia sobre o homem de mente depravada e coração corrompido; o espirito da mentira, da impiedade e da blasfémia; o odor pestilento da luxúria e de todo o vício e iniquidade.

Estes astutos inimigos encheram e inebriaram com ódio e amargura a Igreja, a esposa do Cordeiro Imaculado, e deitaram as suas mãos impiedosas sobre as suas posses mais sagradas. Onde se encontra a Sede do Santo Apóstolo Pedro e Cátedra da Verdade para ser luz do mundo, eles elevaram um trono da sua abominável impiedade, com o desígnio iníquo de que quando o Pastor é abatido, as ovelhas se dispersam.

Erguei-vos então, ó General invencível, auxiliai o povo de Deus contra os ataques que irrompem dos espíritos perdidos e trazei-nos a vitória.

A Santa Igreja venera-vos como protector e patrono; glorifica-vos como a sua defesa contra os poderes malignos deste mundo e do inferno; a vós Deus confiou as almas do homem para serem estabelecidas na beatitude celeste. Intercedei junto do Deus da paz para que Ele esmague Satanás sob os nossos pés, tão conquistado que não consiga mais prender os homens em cativeiro e magoar a Igreja.

Oferecei as nossas orações à vista do Altíssimo, para que elas possam rapidamente alcançar-nos as misericórdias do Senhor; e derrubando o dragão, a antiga serpente, que é o demónio e Satanás, tornai-o novamente cativo no abismo, para que ele não possa mais seduzir as gentes. Ámen

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Mulher pró-vida quer viver o tempo na prisão como uma religiosa

Joan Bell e sete dos seus companheiros estão presos enquanto aguardam sentença pela sua participação numa tentativa de resgatar bebés não nascidos, em Outubro de 2020, condenados à morte numa empresa de abortos tardios em Washington, D.C. Esta foi a carta que enviou da prisão:

Estou muito grata a todos os que quiserem enviar-me dinheiro para o comissariado, ou escrever-me uma carta (as cartas são presentes muito especiais), ou visitar-me na prisão. Mas espero que consigam compreender porque é que vos peço que não façam nada disto. Por favor!

A explicação resumida é que quero que a minha estadia na prisão seja um tempo de oração sem distracções, bem como um tempo de penitência - para mim e para a nossa nação. Quero fazer da minha cela como se fosse uma cela de mosteiro de clausura. Num mosteiro carmelita, as freiras só podem receber 2 visitas da família por ano e, dependendo do mosteiro específico, só podem receber 2 a 4 cartas da família por ano. Portanto, é isso que eu quero imitar. A minha família visitar-me-á quando puder e escrever-me-á. Por isso, vou ter isso.

Gosto muito de cada um de vós! Nós, no movimento pró-vida, somos tão família quanto possível. Neste momento, não posso estar na linha da frente convosco, mas nas minhas orações e no meu coração estou convosco e com os nossos preciosos irmãos e irmãs não nascidos que estão a sofrer o martírio.

Receio que a única forma que tenho de suportar não estar com eles e convosco nos locais de matança é fazer da minha vida atrás destas paredes um tempo de oração constante, e qualquer pequeno sacrifício adicional que possa fazer.

Junto as minhas orações às vossas. Estamos unidos a Ele, nosso Salvador, e à Virgem Maria. Obrigado, e que Deus vos abençoe sem medida!

Vossa nos Corações Unidos de Jesus e Maria,
Joan Bell

in Life Site News

Os Mártires Santos Cosme e Damião

Cosme e Damião eram irmãos gémeos e cristãos. Nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a Fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, os seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.

Deixavam pasmos os mais cépticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.

Isso despertou a ira do Imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos nas suas curas.

Mandou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados, no séc. IV. Isto aconteceu em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. 

Quando o Imperador Oriental Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos dois irmãos. A fama dos dois correu também rapidamente pelo Ocidente. Entre os anos 526 e 530, o Papa Félix IV mandou construir uma Basílica que lhes foi dedicada.

Os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no Mundo inteiro, porque, a partir do século VI, foram incluídos no cânone da Santa Missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

in ofielcatolico.com.br

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Carta dos Cardeais Ottaviani e Bacci contra a promulgação da Missa Nova

A 28 de Abril de 1969, o Papa Paulo VI apresentou aos Cardeais o novo Missal, produzido por uma comissão - chamada Consilium - que tinha sido criada por ele 5 anos antes. O texto do novo Missal não foi aceite pacificamente por todos e dois Cardeais de peso escreveram um carta a Paulo VI tentando evitar aquilo que consideravam um caminho perigoso para a Fé Católica. 

O Cardeal Ottaviani foi Secretário do Santo Ofício (o Papa era sempre o Prefeito, por ter de ser o principal defensor da Fé) e depois pró-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício). O Cardeal Bacci tinha sido o "latinista" de serviço no Vaticano durante os 3 pontificados anteriores.

Roma, 25 de Setembro de 1969

Santíssimo Padre:

Após ter examinado cuidadosamente, e apresentado para escrutínio dos demais, o Novus Ordo Missæ (Novo Missal) preparado pelos especialistas do Consilium ad exequendam Constitutionem de Sacra Liturgia, e após longa oração e reflexão, nós sentimos ser nossa obrigação junto a Deus e de Sua Santidade, expor-lhe as seguintes considerações:

1. O estudo crítico que acompanha o Novus Ordo Missæ (Novo Ordinário da Missa), o trabalho de um grupo de teólogos, liturgistas e pastores de almas, mostra claramente, apesar de sua brevidade, que, se nós considerarmos as inovações sugeridas ou dadas por definitivo, as quais podem naturalmente serem avaliadas de diferentes modos, o Novo Ordinário representa, tanto em seu todo como nos detalhes, uma nova orientação teológica da Missa, diferente daquela que foi formulada na Sessão XXII do Concílio de Trento. Os “Cânones” do rito, definitivamente fixados naquele tempo, proporcionavam uma intransponível barreira contra qualquer heresia dirigida contra a integridade do Mistério.

2. Os motivos pastorais alegados para apoiar tão grave ruptura com a tradição, ainda que os mesmos poderiam dizer respeito a uma maior participação em face de considerações doutrinárias, não nos parecem suficientes. As inovações propostas pelo Novo Ordinário, e o facto de que tudo aquilo que possui um valor perene é pouco valorizado, se permanecem como estão, poderiam converter em certezas as suspeitas já prevalecentes, em muitos círculos, de que aquelas verdades que sempre foram acreditadas pelo povo cristão, podem ser mudadas e ignoradas sem que isso acarrete infidelidade ao Sagrado Depósito de Doutrina, do qual a Igreja é depositária eterna. Recentes reformas demonstraram amplamente que as novas mudanças na liturgia poderiam não nos levar a lugar algum, exceto a uma completa confusão por parte dos fiéis, os quais já demonstram claros sinais de reticência e de uma indubitável perda de fé.

No meio do melhor dos clérigos é praticamente resultante uma agonizante crise de consciência, a qual chega ao nosso conhecimento diariamente através de inúmeras instâncias.

3. Estamos certos de que essas considerações, as quais podem atingir Sua Santidade apenas através da viva voz de ambos: pastores e rebanho, encontrarão um eco em vosso paternal coração, o qual é sempre tão profundamente solícito pelas necessidades espirituais dos filhos da Igreja. Sempre foi o caso de que, quando uma lei formulada para o bem de quaisquer sujeitos, prove ser ao contrário, perniciosa, tais sujeitos têm por dever solicitar com confiança filial a revogação da mesma.

Portanto nós seriamente imploramos a Vossa Santidade – nesse tempo de tão dolorosas divisões e de um sempre-crescente perigo para a pureza da Fé e a unidade da Igreja, o que é tão lamentado por nosso Pai Comum – por favor, não nos prive da possibilidade de continuarmos recorrendo à frutífera integridade do Missal Romano de São Pio V. tão altamente louvado por Vossa Santidade e tão venerado por todo o mundo católico.

Alfredo Cardenal Ottaviani
Antonio Cardenal Bacci

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

10 filhos: todos eles entraram na vida religiosa



A Família Scheerer: uma mãe (viúva) cria 10 filhos e todos eles entraram na vida religiosa. Cinco frades carmelitas descalços, dois frades dominicanos (um deles acabou por ser Bispo) e três irmãs dominicanas de Santa Catarina de Ricci.

Esta é uma fotografia de todos os irmãos com o Papa João XXIII, tirada no dia em que um dos irmãos: Aloysius Louis Scheerer, OP, foi sagrado Bispo de Multan (Paquistão), em 1960.

O nome da Mãe era Gertrude e foi nomeada Mãe Católica do Ano em 1945.

sábado, 23 de setembro de 2023

Imagens raras da vida de Padre Pio

Há 55 anos, no dia 23 de Setembro de 1968, morria São Pio de Pietrelcina, um dos maiores místicos da Igreja.





Padre Pio de Pietrelcina

Hoje é dia de São Pio de Pietrelcina, mais conhecido por 'Padre Pio'. O Padre Pio foi frade num convento franciscano em San Giovanni Rotondo (Foggia). Este santo ficou conhecido pelas horas seguidas que passava no confessionário, pelas muitas conversões que conseguiu com isso e pelos muitos milagres que fez ainda em vida. 

Padre Pio, à semelhança de São Francisco de Assis, recebeu também os estigmas. As feridas nas suas mãos sangravam constantemente. Deixamos aqui uma pequena meditação deste grande Padre Pio sobre a agonia de Nosso Senhor:

Espírito Divino iluminai a minha inteligência, inflamai o meu coração, enquanto medito na Paixão de Jesus. Ajudai-me a penetrar nesse mistério de amor e sofrimento do meu Deus, que, feito homem sofre, agoniza, morre por mim.

Ó Eterno, ó Imortal, descei até nós para sofrer um martírio inaudito, a morte infame sobre a cruz no meio dos insultos, de impropérios e ignomínias, a fim de salvar a criatura que o ultrajou e continua a atolar-se na lama do pecado. O homem saboreia o pecado e, por causa do pecado, Deus está mortalmente triste; os tormentos duma agonia cruel fazem-no suar sangue!... Não, não posso penetrar neste oceano de amor e de dor sem a ajuda da vossa graça, ó meu Deus.

Abri-me o acesso à mais íntima profundidade do coração de Jesus, para que eu possa participar da amargura que o conduziu ao Jardim das Oliveiras, até às portas da morte — para que me seja dado consolá-lo no seu extremo abandono. Ah! Pudesse eu unir-me a Cristo, abandonado pelo Pai e por Si próprio, a fim de expirar com Ele!''

in 'A Agonia de Jesus'' - 'Padre Pio da Pietrelcina Meditazioni' (Edizioni Casa Sollievo della Sofferenza San Giovanni Rotondo Foggia, 1991)

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Papa Francisco aceita resignação do Bispo que se recusou a participar no Sínodo

O Papa aceitou a resignação de Mons. Wolfgang Haas, Arcebispo de Vaduz (Liechtenstein). Em 1988 havia sido escolhido como Bispo da Diocese de Coira, na Suíça. Mas diante dos ferozes ataques da comunicação social, o Papa João Paulo II criou a arquidiocese de Vaduz e transferiu-o para lá.

Desde aí, Vaduz tem sido um refúgio para sacerdotes tradicionais. Ao contrário do resto da Europa, é uma diocese que não tem falta de vocações, muito pelo contrário. Vaduz é a única diocese do Mundo onde a Missa Crismal - Quinta-Feira Santa de manhã - é celebrada pelo Bispo em Rito Tradicional Romano.

Mons. Haas também informou a Santa Sé que a sua diocese não iria participar no "processo Sinodal". 

Tendo celebrado o 75º aniversário, no passado dia 7 de Agosto, pôs o seu lugar à disposição do Papa, como fazem todos os Bispos depois do Vaticano II. Normalmente o Papa dá mais 2 ou 3 anos ao Bispo para que se despeça da sua diocese. Neste caso foi 1 mês.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

D. Athanasius Schneider publica um Credo contra a apostasia dos nossos tempos

Hoje, dia 19 de Setembro, a editora católica Sophia Institute Press publicou o livro "CREDO, Compêndio da Fé Católica" (daqui em diante: Compêndio), de D. Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar de Santa Maria em Astana, no Cazaquistão.

Escrito para os pequenos e para os simples, numa linguagem acessível e compreensível para pessoas não versadas em questões teológicas, sendo ao mesmo tempo exacto e fiel à doutrina da Igreja, este Compêndio apresenta a verdade da Fé e da Tradição católicas perante a complexidade do tempo em que vivemos.

É dever e responsabilidade de cada Bispo católico, assim como de Mons. Schneider, em virtude da sua consagração episcopal, transmitir a totalidade da fé, da moral e da sagrada liturgia estabelecidas pela Igreja. Tanto o Vigário de Cristo como os bispos não são donos do Depositum Fidei e da Sagrada Liturgia, nem podem dispor deles a seu bel-prazer, nem têm o poder de propor novas formas de expressão da doutrina católica, exceto no mesmo sentido e na mesma frase. A este respeito, o comentário de S. Vicente de Lerins no Commonitorium 8 é muito interessante:

«A autoridade do Apóstolo manifestou-se então com a sua maior severidade: 'Se nós mesmos ou um Anjo do Céu vos anunciar um Evangelho diferente daquele que vos anunciámos, seja anátema." (Gal 1, 8)

E porque é que S. Paulo diz "ainda que nós mesmos" e não "ainda que eu mesmo"? Porque quer dizer que, mesmo que Pedro, ou André, ou João, ou todo o colégio dos Apóstolos, proclamassem um Evangelho diferente daquele que vos anunciamos, é anátema. Um rigor tremendo, com o qual, para afirmar a fidelidade à fé primitiva, ele não se exclui nem a si mesmo nem aos outros Apóstolos.»

Nunca como hoje tanto do Magistério esteve à disposição do povo católico. E nunca se perdeu tanto a Fé como hoje. Trata-se de uma aparente contradição. A queda vertiginosa, no Ocidente depois do Concílio Vaticano II, da assistência à Santa Missa, dos baptismos, dos casamentos católicos, das primeiras comunhões, dos crismas, das vocações sacerdotais e consagradas, a perda da autoridade moral dos bispos em todos os países, o enorme abandono do ministério sacerdotal e dos votos religiosos, tudo isto aconteceu por motivos graves. Alguns atribuem uma situação tão dramática ao Concílio Vaticano II, outros ao chamado "espírito do Concílio", outros à situação atual do mundo, outros a uma combinação destes factores, mas o facto real está aí. Reconhecê-lo em toda a sua amplitude, profundidade e dramatismo, quer no seio da Igreja, quer no estado caótico do mundo actual (ambos concatenados), é o ponto de partida para procurar uma saída sobrenatural e natural para a atual crise que sofremos (segundo alguns, a maior da história da Igreja).

Por outro lado, ninguém pode negar que, perante a grave cisão da Cristandade provocada pela obra e desgraça de Martinho Lutero, nos seus vários aspectos religiosos, políticos, sociais e culturais, o Concílio de Trento e o movimento de "contra-reforma" a que deu origem, ao contrário do Vaticano II, tiveram o poder de enfrentar esta heresia e salvaguardar a Fé Católica na sua totalidade no seio da Igreja e reconquistar muitos países de raiz católica.

O Compêndio de Mons. Schneider, na sua exposição clara da Fé, da moral e da liturgia católicas, trata de muitos temas complexos da actualidade, nos quais reina uma grande confusão. Ele aborda-os sem medo de ninguém, excepto de Deus - a quem todos devemos prestar contas - sem os condicionamentos mentais e comportamentais impostos pelo compromisso com o mundo civil e eclesiástico - o que muitas vezes resulta num silêncio retumbante. Hoje temos o precioso testemunho da verdade do bispo de Tyler (Texas), D. Joseph Strickland, que todos devemos acompanhar com a oração.

Assim, o Compêndio, com mais de 400 páginas e 607 citações de documentos da Igreja, trata, entre outras coisas, de: +Transhumanismo, +Pentecostalismo, +O significado da perseguição à missa tradicional milenar e o problema da "obediência" que ela gera, +O culto da Mãe Terra, +Métodos asiáticos de meditação, +O sacerdócio ou diaconato feminino, +A utilização das redes sociais, +A ciência e a evolução, +A guerra justa, +A pena de morte, +A ideologia de género, +A modéstia, +As vacinas e os mandatos sanitários, +As religiões do mundo, +A verdadeira oração, +A complexa questão da liberdade religiosa e da liberdade de expressão, +Os escândalos na Igreja, +A infalibilidade, os graus de magistério e o erro, +A pornografia e a educação sexual, +O trabalho dominical e a forma como Deus deve ser adorado, +O comunismo e a maçonaria, +O globalismo, +O movimento carismático, +A maconha e o consumo de drogas, +O significado de uma autêntica renovação da Igreja, e muito mais.

Seria necessário um outro Credo ou Compêndio da Fé Católica, tendo em conta a existência do Catecismo da Igreja Católica, recentemente publicado, e do seu correspondente Compêndio? No Magistério posterior ao último XXI Concílio Ecuménico, o Concílio Vaticano II, a preponderância de citações e referências corresponde ao próprio Concílio Vaticano II - que é designado com a sugestiva expressão "O Concílio" (como indicando um ponto de viragem na vida da Igreja) - bem como citações auto-referenciais de documentos papais a partir de João XXIII. 

Em contrapartida, lendo o Compêndio de Mons. Schneider, vemos, pela primeira vez nos últimos 60 anos, uma exposição da fé, da moral e da liturgia católicas que contém numerosas citações do riquíssimo Magistério anterior ao Vaticano II, bem como do novo Magistério. Vemos aqui boas passagens do Vaticano II, por exemplo, da Sacrosanctum Concilium e, ao mesmo tempo, da Mediator Dei de Pio XII, da Quanta Cura de Pio IX, da Libertas Praestantissimus de Leão XIII, etc. A Igreja não começou em 1962: isto é muito notável e digno de registo.

O Compêndio de D. Athanasius Schneider também aborda, implicitamente, a questão acima discutida das causas da crise actual, descobrindo ambiguidades no próprio Vaticano II e em documentos posteriores, incluindo o Catecismo da Igreja Católica, bem como citando as contribuições do Magistério atual quando este está em continuidade com a fé e a Tradição da Igreja. Estas ambiguidades são surpreendentes porque, nas leituras frequentes destes documentos, escapam-nos muitas vezes afirmações que, numa análise mais atenta e no seu real significado, ou não são compatíveis ou diluem quase impercetivelmente a doutrina da Igreja. Neste texto não entrarei em pormenores sobre esta delicada questão, mas mais tarde, com o favor de Deus, espero trazê-la à luz.

Agradeço a Mons. Schneider o seu distinto trabalho e encorajo os leitores a adquirirem o Compêndio, já disponível para pré-venda no Sophia Institute Press ou na Amazon, em inglês. Esperemos que em breve o tenhamos em outras línguas. Rezemos para que a pureza da doutrina, da moral e da liturgia da Igreja volte a brilhar em breve, para que possamos distinguir sem dúvida o trigo do joio, para maior glória de Deus e salvação das almas.

Termino estas linhas citando o final do prólogo do autor do Compêndio:

«Que os santos Apóstolos, Padres e Doutores da Igreja intercedam por todos os que se servirem deste Compêndio, para que dele recebam muitos benefícios espirituais. A Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa terna Mãe, dignamente invocada na Igreja como Destruidora de todas as heresias e Trono da Sabedoria, nos proteja com o seu manto materno e rogue por nós, para que sejamos dignos das promessas do seu divino Filho, o Verbo feito carne, que é cheio de verdade e, estando no seio do Pai, nos revelou toda a verdade (cf. Jo 1, 14.18).»

Schola Veritatis in InfoCatólica

O que é o milagre de São Januário e qual a sua importância?

O milagre consiste na liquefação do sangue de São Januário, que se encontra durante o resto do ano em estado sólido. Este milagre, que ocorre na igreja dedicado ao santo em Nápoles, acontece 3 vezes por ano:

- 19 de Setembro, dia de S. Januário;
- 16 de Dezembro, porque nesse dia, em 1631, foi feita uma procissão com as relíquias de S. Januário que impediu a iminente erupção do vulcão Vesúvio;
- no Sábado que antecede o primeiro Domingo de Maio, dia da primeira trasladação do corpo do santo.

As datas da liquefação do sangue de São Januário são celebradas com grande pompa e esplendor.

As relíquias são expostas ao público, e se a liquefação não se verifica imediatamente. iniciam-se preces colectivas. Se o milagre tarda, os fiéis convencem-se de que a demora se deve aos seus pecados. Rezam então orações penitenciais, como o salmo “Miserere".

Quando o milagre ocorre, o Clero entoa um solene Te Deum, a multidão irrompe em vivas. os sinos repicam e toda a cidade rejubila.

Entretanto, sempre que nas datas costumeiras o sangue não se liquefaz, isso significa o aviso de tristes acontecimentos vindouros, segundo uma antiga tradição nunca desmentida.

O sangue de São Januário está recolhido em duas ampolas de vidro, hermeticamente fechadas, protegido por duas lâminas de cristal transparente. A ampola maior possui 60 cm cúbicos de volume; a menor tem capacidade de 25 cm cúbicos. Em geral, o sangue endurecido ocupa até a metade da ampola maior; na menor, encontra-se disperso em fragmentos.

A liquefação do sangue produz-se espontaneamente, sob as mais variadas circunstâncias, independentemente da temperatura ou do movimento, o sangue passa do estado pastoso ao fluido e, até, fluidíssimo. A liquefação ocorre da periferia para o centro e vice-versa. Algumas vezes, o sangue liquefaz-se instantânea e inteiramente, ou, por vezes, permanece um denso coágulo em meio ao resto liquefeito. Varia o colorido: desde o vermelho mais escuro até o rubro mais vivo. Não poucas vezes surgem bolhas e sangue fresco e espumante sobe rapidamente até o topo da ampola maior.

Trata-se verdadeiramente de sangue humano, comprovado por análises espectroscópicas.

Há algumas peculiaridades, que constituem outros milagres dentro do milagre liquefação, há uma variação do volume: algumas vezes diminui e outras vezes aumenta até o dobro. Varia também quanto à massa e quanto ao peso. Em Janeiro de 1991, o Professor G. Sperindeo fazendo uso, com o máximo cuidado, de aparelhos de alta precisão, encontrou uma variação de cerca de 25 gramas. O peso aumentava enquanto o volume diminuía. Esse acréscimo de peso contraria frontalmente o princípio da conservação da massa e é absolutamente inexplicável, pois as ampolas encontram-se hermeticamente fechadas, sem possibilidade de receber acréscimo de substâncias do exterior.

A notícia escrita mais antiga e segura do milagre consta de uma crónica do século XIV. Desde 1659, estão rigorosamente anotadas todas as liquefações, que já perfazem mais de dez mil!

São Januário, rogai por nós.

adaptado de sangennaro.org.br

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

São José de Cupertino, o santo que voava

No dia 17 de Junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Cupertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo Pai, um pobre carpinteiro, mal conseguia sustentar a Família. Ele veio ao mundo num pequeno estábulo, onde permaneceu nos primeiros meses de vida, porque o Pai, endividado, teve de vender o pouco que possuíam.

Apesar de pobre e iletrado, o menino foi criado no rigor dos ensinamentos de Cristo, pois sua família era muito religiosa. Assim foi a infância de José. Os únicos talentos por ele manifestados foram de ordem espiritual: o da oração e o da caridade para com os mais necessitados, que sofriam as agruras da miséria, como ele.

Quando completou 17 anos, estava determinado a tornar-se frade. Mas até os capuchinhos que o haviam aceitado como irmão leigo fizeram-no devolver o hábito, por causa da sua grande confusão mental. Isso causou a José um sofrimento muito grande. Mas não desistiu. Finalmente, foi aceite no Convento de Grotella pelos Frades Menores, que o acolheram e lhe deram uma tarefa simples: cuidar de uma mula.

Mesmo assim, estava determinado a ser Sacerdote. Foi então que as graças divinas começaram a intervir na sua vida. Apesar da dificuldade que tinha em estudar, milagrosamente saía-se muito bem nas provas. Desde então, começaram a aparecer sinais de predilecção divina e fenómenos que atestavam a sua santidade interior, presenciados pela comunidade de fiéis e irmãos da Ordem. Eram manifestações extraordinárias, como, por exemplo, curas totalmente milagrosas de doentes de todos os tipos de enfermidades. E ainda êxtases de oração, caminhava pela igreja sem colocar os pés no chão e, sem tomar nenhum cuidado com o corpo, exalava um fino e delicado odor. Por tudo isso, já era venerado em vida como santo.

Outro facto relevante na vida de José de Cupertino é que, apesar de quase não ter nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas. Espantosamente, tinha sempre respostas sábias e claras. Com isso, José conquistou a glória máxima e, mesmo sendo considerado o frade mais ignorante de toda a Ordem franciscana, a sua fama de bom cristão, o seu comportamento peculiar e os seus milagres chegaram a Roma. O Papa Urbano VIII convocou-o e recebeu-o com as honras de que era merecedor.

Em 1628, foi ordenado Sacerdote. José de Cupertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou por tornar-se um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral. Todos o procuravam. E ele atendia-os com paciência, humildade e sabedoria, indicando-lhes a luz de que necessitavam. 

José de Cupertino morreu aos 60 anos de idade, no dia 18 de Setembro de 1663, no Convento de Osímo (Itália). O local, que se tornara um ponto de peregrinação com ele ainda vivo, tornou-se, imediatamente, um santuário a ele dedicado. Festejado liturgicamente no dia de sua morte, este singular frade franciscano é considerado pelos estudiosos como "o santo mais simpático da hagiografia católica".

Os frequentes êxtases espirituais, que lhe permitiam "voar" literalmente pela igreja, fizeram de São José de Cupertino o padroeiro dos aviadores e pára-quedistas. Também, devido à sua determinação diante das numerosas dificuldades encontradas nos estudos e exames é considerado o santo padroeiro dos estudantes que têm de fazer exames. 

in Paulinas

Os Estigmas de São Francisco

São Francisco de Assis foi a primeira pessoa a receber os estigmas, isto é as chagas de Nosso Senhor na própria pele. Deixamos aqui a descrição da cena:

E como continuasse neste propósito, um Anjo lhe apareceu em grande glória, trazendo um cálice na mão esquerda e uma flecha na mão direita. Enquanto Francisco se admirava com esta visão, o anjo atravessou o cálice uma vez com sua flecha, e imediatamente Francisco ouviu uma melodia tão doce que sua alma se encheu de encantamento, o que fez que ele ficasse insensível a toda sensação do corpo. 

Como posteriormente contou a seus companheiros, caso o Anjo passasse novamente a flecha pelo cálice, tinha dúvidas se a sua alma não teria deixado seu corpo por causa da doçura intolerável. 

in Segunda Consideração dos Sagrados Estigmas

sábado, 16 de setembro de 2023

Índios canibais no Brasil

O combate ao vício de comer carne humana principiou muito antes da catequese própriamente dita. Na Bahia, em 1549, os padres liderados por Manuel da Nóbrega, chegaram a arrancar, em pleno terreiro, das mãos das velhas antropofagas, dispostas já a cozinha-lo para um banquete, o corpo morto de um índio. Tal audácia ia-lhes custando a vida. 

Com a ajuda de Tomé de Sousa saíram ilesos. E, com método e com a cooperação de Mem de Sá, que impôs sanções legais contra esse terrível costume, a antropofagia desapareceu em breve entre os índios que se punham em contacto com os Portugueses. Foi uma das primeiras conquistas morais dos Jesuítas. Entres os Tupis, o ritual antropofágico não existia sem a guerra movida por honra e vingança. Então, acabar com as guerras intertribais seria condição para impor-lhes a religião oficial do império português.

O ano de 1558 foi um marco da guerra à antropofagia, com a chegada de Mem de Sá ao Brasil. O terceiro governador-geral foi o principal responsável pelo combate ao costume indígena de comer carne humana, que tanto abominava aos jesuítas e dificultava a catequização. 

Simão de Vasconcellos conta que o alvoroço foi grande. Colonos portugueses, e indígenas chegaram a acusar o padre Manoel da Nóbrega de ser o responsável pelas medidas para eliminar os “antigos costumes”. Mas o governador Mem de Sá prosseguiu com a missão dada pelo Rei e, assim, “os bárbaros [da Bahia]” foram reduzidos “a quatro poderosas aldeas, de S. Paulo, de Santiago, S. João, e Espirito Santo.

Serafim Leite in Páginas de História do Brasil

São Cornélio e São Cipriano, Mártires

A Igreja celebra hoje, 16 de Setembro, São Cornélio e São Cipriano, que por amor a Deus e zelo pela fé em Jesus Cristo sofreram o martírio no século III. Os testemunhos dos dois santos ajudam na compreensão de que o cristão, quando está firme no amor esponsal por Cristo e a Sua Igreja, não rejeita a fé, ainda que padeça duras incompreensões, até ao martírio de sangue.

São Cornélio, Papa e Mártir

Cornélio nasceu em Roma. Foi eleito para o pontificado depois de um período vago na cátedra de São Pedro, devido à violenta perseguição imposta pelo imperador Décio. O Papa Cornélio foi eleito quase por unanimidade, menos por Novaciano, que esperava ser o novo Papa. Novaciano consagrou-se Bispo e proclamou-se Papa, isto é, antipapa. Com isso criou-se o primeiro cisma da Igreja.

A Igreja debatia, internamente, para tentar uma solução definitiva quanto à conduta a ser adoptada em relação a um dos seus maiores problemas da época: os “lapsi”, nome dado aos sacerdotes e fiéis que tinham renegado a fé, separando-se da Igreja durante as perseguições por parte dos Imperadores romanos, mas que depois queriam voltar à Igreja.

Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adoptado um discurso e uma postura muito indulgente, boa e compreensiva para com os desertores da fé católica. Atitudes que lhe valeram grandes atribulações e incompreensões. Mas contou sempre com o apoio incondicional e fiel do bispo Cipriano de Cartago, Argélia, norte da África.

Entretanto o imperador Décio morreu em combate, sendo sucedido por Galo, que voltou com as perseguições. Assim, o Papa Cornélio acabou preso e exilado para um lugar que hoje se chama Civitavecchia, perto Roma.

No exílio, o Papa Cornélio passou os últimos dias da sua vida. Encontrava um pouco de alegria nas cartas que recebia do Bispo Cipriano, seu admirador e amigo, muito preocupado em mandar-lhe algumas palavras de consolo.

Morreu em Junho de 253, sendo sentenciado ao martírio por ordem do Imperador, por não aceitar prestar culto aos deuses pagãos. Foi sepultado no Cemitério de São Calixto.

São Cipriano, Bispo e Mártir

Cipriano de Cartago, Bispo e Mártir, não deve ser confundido com outro Santo de mesmo nome que foi feiticeiro e é festejado com Santa Justina. 

Thascius Cecilianus Cyprianus nasceu em África em torno do ano de 200. Sendo pagão tornou-se advogado, professor e muito conhecido pela sua eloquência em defender os seus pontos de vista nos tribunais. Foi convertido para o cristianismo no ano 246 por Caecilius, um velho sacerdote, e tronou-se um renomado especialista em textos bíblicos.

Em 248, Cipriano tornou-se bispo de Cartago, hoje moderna Tunísia, mas teve que fugir logo depois para escapar a perseguição aos cristãos. Cipriano conseguiu reunir um Concílio em Cartago em 251, para discutir a questão dos "lapsi", e aí foi lido o seu grande trabalho chamado “De Catholicae Ecclesiase Unitate”.

Quando Cartago foi atingida pela praga, em 252, Cipriano trabalhou para ajudar as vítimas mas ele e os cristãos foram culpados pela epidemia e odiados pela população. Cipriano escreveu “De Mortalite” para consolar os cristãos naquele tempo de duros reveses. Pouco tempo depois, opôs-se à política de não necessidade de baptismo dos hereges defendida pelo Papa Estêvão I (254-257).

Entretanto, um decreto do Imperador Valeriano (253-260), proibindo aos cristãos de se reunirem, deu início a mais uma perseguição. Cipriano foi preso e foi-lhe dito que participasse das cerimonias religiosas pagãs oficias do Estado. Como se recusasse foi exilado numa cidade a 75 km de Cartago.

Em 258, Cipriano foi julgado por Calerius Maximus, um procônsul que ordenou que ele fosse decapitado no dia 14 de Setembro. Os ‘Actos do Martírio” não têm todos os detalhes da execução.

Ele foi pioneiro da literatura latino-cristã e teve um papel importante na Igreja Católica ocidental. Os seus escritos apresentam um zelo pastoral muito lúcido e contém inteligentes decisões. O seus tratados incluem “De Catholicae Ecclesiase Unitate”, sobre a natureza da unidade da Igreja , o “De Lapsis” sobre as condições em que esses cristãos poderiam retornar a Igreja e á fé, e “Ad Quirinam” uma compilação de textos bíblicos.

Uma das suas máximas era: “Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe”.

São Cipriano, assim como São Cornélio são mencionados e invocados no Cânone Romano. Na arte litúrgica da Igreja aparece como um Bispo que segura uma palma e uma espada.